Visitantes:

"Pãozinho de Minuto Maizena"

Pãozinho de Minuto Maizena
Dona Selma

Fonte: Receita antiga, livrinho Maizena da minha mãe Dona Selma, final dos anos 70, época que eu fazia o primário.

Até hoje nasce no forno daqui de casa.
Pãozinho de Minuto Maizena
foto com miolo perfeito

Pãozinho de Minuto Maizena - Receita da filha - Priscila -
Miolo Perfeito

(comendo é tipo falso pãozinho):
  • 3 copos (requeijão) "farinha de trigo com fermento"
  • 1 copo (requeijão) Maizena
  • 1 colher (sopa cheia) açúcar cristal
  • 5 colheres (sopa cheia) Doriana com sal derretida - no microondas ( 100g)
  • 1 ovo
  • 1/2 copo (requeijão) leite - ir pingando aos poucos (125 ml)
  • goiabada em cubos - grandes (400 g) - para rechear
  • 1 gema para pincelar
Pãozinho de Minuto Maizena - Receita da mãe - Dona Selma -
original

(comendo é + para biscoito recheado tipo bolinha que cresceu, com um sabor muito bom feito de manteiga de verdade):
  • 3 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) Maizena
  • 1 e 1/2 colher (sopa) Pó Royal
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 colher (sopa cheia) açúcar refinado
  • 100 g de manteiga derretida
  • 1 ovo
  • leite - ir pingando aos poucos
  • goiabada em cubos - grandes (400 g) - para rechear
  • 1 gema para pincelar

Pilotando a Cozinha com Priscila
(fornada vapt-vupt):

Pãozinho de Minuto de Bacia (de garfo) - Mistures os secos primeiro: farinha com fermento, maizena e açúcar. Abra um buraco coloque a Doriana derretida (no microondas por 40 segundos), 1 ovo. Mexa com o garfo, vá pingando leite. Até obter uma massa homogenea, que dê para bolear na mão. Abra porções na palma da mão, usando uma colher de sobremesa (esse pãozinho é + gostosinho pequenino) e recheie com Goiabada (ou qualquer recheio salgado), boleie. Pronto, vapt-vupt. Pincele com gema.

Acabamento - A receita original é simpleszinho, só pincelado com gema e + nada. Já assei polvilhado com açúcar cristal sobre a gema, fica otimo! Dessa vez polvilhei gergilim.

Tabuleiro - A receita pede untar e enfarinhar, preguiçosa vai tudo de aluminio reaproveitavel de outras fornadas (que saiu limpinho do forno praticamente - guardo dobrado em 4 no armario da despensa dentro de 1 saco).

Forno - Preaquecido a 180.o C por 20/ 25 minutos só.

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 26 pãezinhos de minutos - modelados com 1 colher sobremesa de massa crua (não muito cheia, normal mesmo)
  • 26 cubos grandes de goiabada - consumiu 400 g
100 g de Doriana com Sal + 1 colher (sopa) açúcar:
assado o sabor é miolo
pãozinho neutro, se quiser colocar um recheio salgado pode.



Comentários

Marly disse…
Priscila,
Eu herdei de uma parenta os livretos da Maizena e de outras marcas. Já andei folheando-os e oportunamente farei algumas receitas, pois são ótimas, não é mesmo? Esses pãezinhos por acaso são uns cujo sabor e consistência lembram os dos petit-fours salgados? Fiquei com vontade de fazê-los!
Beijinho e ótimo fim de semana!
Lourdes Sabioni disse…
Eu tenho vários livretos da Maizena do início dos anos 80...são maravilhosos!!! Este pãozinho me deu água na boca! Bjs
Gina disse…
Eu também tenho livreto antigo da Maizena... A receita pode ser antiga, mas é boa, isso que importa.
Bjs,
Lau Verrengia disse…
Este pãozinho deve ser muito gostoso Pri. Não conheço os livros, mas pelo jeito devem ser ótimos.

Um beijinho
tatiane disse…
Minha mãe também tem uns livros da Maizena, e mais um monte do açúcar união. Mas só "herdei" mesmo um Dona Benta do anos 60, com umas receitas que fico impressionada com a quantidade de ovos, rs.
bjs
Lourdes Sabioni disse…
Eu amo o seu blog...por isso tem um selinho pra você lá...
Bjs
Anna Américo disse…
eu estava atras desta receita a muito tempo, era da minha avó. E eu perdi o livrinho da Maizena quando me mudei.
Viva a internet, viva as pessoas que guardam as coisas, que na qual nos agraciam com delicias de tempos atras.
Muito obrigada!!!!!!!!
Bjs