Visitantes:

"Coxinhas com Massa de Sopa Creme de Galinha da Vovó Dona Lavínia Beneducci"

Deliciosas!
Receita predileta da Família.

Coxinhas com Massa de Sopa Creme de Galinha

Imagina  massa super deliciosa!
Coxinhas só pra nós! - Essa era a frase oficial, ouvia da Vovó Lavínia o tempo todo, quando ela resolvia fazer e servir as coxinhas dela. Ela falava assim, porque as receitas que ela escolhia fazer, tinham um custo maior, trabalho maior, que qualquer receita profissional vendas festinhas, e as salgadeiras que ela conhecia, não topavam comercializar esse custo, essa qualidade. Ela  sempre comentava isso.

Sopa Creme de Galinha

Quando conheci a receita dela, pensei: Pra que colocar Sopa Creme de Galinha na Coxinha? Precisa disso? Tem tanta receita boa de coxinha ensinada na televisão!

Só comendo ela para entender. Pecar pela boca com esta receita é inevitável! Quantidades absurdas, é mínimo que você comerá. 

A receita leva Maizena, e vai para o freezer? Dizem que Maizena não é bom para congelamento. É verdade. + Do que isso, leva Maizena e a própria Sopa Creme de Galinha também tem Maizena. A resposta técnica para isso, é o freezer aceita bem o casadinho Farinha de Trigo + Maizena. Com este casadinho não talhará a massa, não fibrará a massa quando estiver descongelado.  É justamente o caso desta receita antiga. Descongelamento, quentinho frito,  revela uma massa perfeita.

É uma receita interessante, fresca é deliciosa, congelada e frita é + deliciosa ainda. Porque o freezer, o frio congelante, sobressair notas sabores  (de doces e salgados), nesta receita o tempero da sopa creme de galinha será + realçado,  frio congelante faz a massa desta receita ficar ainda + deliciosa de comer. 

Sugiro você experimentar, comer:
- Essa massa no momento da modelagem, cuidado, ela é deliciosa, o rendimento é baixo, se você come-la o tempo todo na modelagem, obvio, seu rendimento será menor ainda.
- Coma pelo menos 1 coxinha frita fresca frita sem congelar.
- Coma essa coxinha frita depois de congelada.
É incrivel, o sabor vai apurando para melhor, + deliciosa ainda.

Rendimento Testado pela Priscila:
  • 1 Receita básica rende só 29 coxinhas tamanho coquetel paulista, bem recheadas de frango, pouco né?
  • 87 coxinhas - são 3 receitas básicas (3 pacotes de sopa creme de galinha)
  • 1 cento - são 4 receitas básicas (tem comprar sim, 4 pacotinhos de sopa creme de galinha) - num total de 116 coxinhas
  • custo alto , deu para entender porque Dona Lavínia, as batizava de: "Coxinhas só pra nós", essa receita vale cada centavo investido.



Coxinhas de Sopa Creme de Galinha

Receita  dos anos 80/90 da Vovó Dona Lavínia Beneducci

Massa de Coxinha deliciosa
(rende 29 coxinhas coquetel paulista 30 g unidade):
  • 1/2 litro de leite - 500 ml
  • 2 gemas
  • * 2 pacotes de sopa creme de galinha em pó (desmanchado no leite frio ainda) - ou 6 colheres (sopa cheia) de pó de sopa creme de galinha
  • 1/2 copo (requeijão) Maizena (amido de milho - são 6 colheradas de sopa bem cheias)
  • 1/2 copo (requeijão) farinha de trigo (são 6 colheradas de sopa bem cheias) -  aconteceu uma queda da qualidade da farinha de trigo nas marcas famosas vendidas no Brasil, trabalhe com farinha de trigo com no mínimo 7% proteina, ou com farinha de trigo para pastel com minimo 7% de proteina
  • granito untado de óleo - para sovar a massa quentinha
* A partir de 2018, o pacote de sopa creme  ganhou nova embalagem e vem com menos pó tempero. A medida antiga era 1 pacotinho com  6 colheres de sopa cheias de pó tempero.  Comprando sopa creme  de pacotinho, para obter o mesmo sabor antigo delicioso nesta receita,  precisará  ser preparada com  2 pacotinhos.

Recheio de Frango Úmido  da Priscila
(imitando o estilo do recheio da Vovó):
  • 1 peito de frango grande, cozido com 1 tablete de caldo e desfiado
  • oleo de milho
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola micropicada
  • peito de frango
  • pouquinho da água do cozimento
  • sal
  • oregano
  • molho de pimenta de garrafinha
  • 2 tomates picados com tudos, colocados quase no final para aparecer na coxinha recheada, assim não desmancha
  • não tempere com caldo de galinha este recheio na caçarola, que já tem sopa creme de galinha na massa
  • não engrosse com nada, os recheios da minha sogra, são soltinhos, molhadinhos e colorido, um capricho, pode colocar um cheiro verde picado se quiser.
  • sobrar 1 terço de refoga pronta
Empanar:
  • 2 claras cruas que sobraram + 1 pitadinha de sal + 2 colheres de sopa água (o sal afina), nada nada de gemas, diz Dona Lavinia, as gemas fazem o oleo na fritura, espumar demais.
  • farinha de rosca caseira
  • oleo novinho para fritar

Pilotando a Cozinha com Priscila:


Recheio de Frango - Começe por ele, não engrosse com nada na caçarola, apenas aguarde secar um pouco, ainda mantendo ele molhadinho. Os tomates são colocados quase por ultimo, para não serem desmanchados totalmente.

1 - Massa - No leite frio, desmanche as 2 gemas e a sopa creme de galinha.

2 - Como é preparado com metade do leite indicado na sopa creme, cozido fica assim parecendo creme confeiteiro doce. O cheiro aqui já é muito bom!

3 - Abaixe a chama, na boca pequena do seu fogo, acrescente a maizena e a farinha. Mexa com esperteza vigorosamente.

3 - Fique no fogo até secar bem, obtendo uma bola concentrada, muito macia.

4 - Transfira para o granito untado com óleo, com espatula (aquela de trabalhar chocolate, também é a mesma usada para trabalhar com massa crua de pão), sove ela quentissima, até ficar mais macia ainda, abrindo e fechado, espalhando e fechando sobre o granito. A textura dela muda, faça isso até quase esfriar, morninha de nada.

5 - Massa de Coxinha deliciosa pronta. Agora segure a onda, ela é tão gostosa neste ponto, que você vair ficar tirando pedaços dela e comendo o tempo todo.

6 - Cubra com pano de prato limpo para não formar casquinha.

Obs.: Modelagem de Recheios molhados úmidos deixa tudo + trabalhoso, vale todo o esforço tempo envolvido. O serviço de modelagem precisará ser feito com capricho, sem ar interno , para não estourarem  na fritura.

7 - Modele suas coxinhas, recheando com capricho. Sempre mantendo o restante da massa debaixo do pano, para não formar casquinha.

8 - Empane nas 2 claras desmanchadas com pitadinha de sal, que afina e 2 colheres de sopa de água. Depois passe na farinha de rosca caseira de pão francês velho.

9 - Congele estas coxinhas, nem que seja por uma tarde só. O freezer realça ainda + o sabor da Sopa Creme de Galinha da massa.

Frite em óleo não muito.

A receita é muito boa, que dá para fritar um monte delas ao mesmo tempo e não estouram, pelo menos as minhas não estouraram.


Especialmente deliciosas!



Um dia serei graduada a Vó...

Com certeza meus netos comerão também as Coxinhas só pra nós!




Convido você conhecer a  minha receita de coxinha profissional predileta:






Comentários

Blog da Chris disse…
Ai que fome!!!!
Vc tá sumida lá do Papo de Comaders né amiga!!! Na verdade o papo deu uma murchada! rsrsrsrsrs

Bjs
Pri suas receitas são um capricho! Tão bem explicadinhas!!!!
Essa cozinha deve ficar divina! Aqui na minha cidade tem uma padaria que é famosíssima pela cozinha, e ela fica cremosa assim! Hummm deu vontade!!!

Bjs
João Mario disse…
Olá!!
Parabéns pelo Top 100, você merece. Taí uma receita que nunca fiz. Não por isso deijo de apreciar. Essas coxinhas são mesmo o máximo. Me abriram o apetite!! Não deixe de ver meu blog. Tem um tutú de Contagem lá...rs

Um abtaço
Ai!!Pri..
Essa coxinha deve ser d++++.Esse Creme de Galinha é bem temperadinho,deve dá um sabor inigualável..Gosto muito de usá-lo.
Beijinhos..
Karina disse…
Menina, essa coxinha deve ser mesmo tudo de bom.. normalmente comentaria "humm, tô com água na boca", mas acabei de comer um caldo verde delicioso e estou derrubada.. bjos
Oi Priscila. Obrigado pela visita. Não sou Portugês não...rs...na verdade sou mineiro, familia de BH mas moro em Sertãozinho SP há 9 anos...praticamente naturalizado aqui...abcs e obrigxado pelos comentarios..
Olguinha disse…
Que coxinhas boas!! Apesar da hora tardia, acho aque fazia um lanchinho de coxinha! lool
Cla disse…
Priscila... Que receita é essa??!!!! Salivei só de ler e imaginar o gostinho tudibom dela. Eu vou tentar fazer por aqui, mas como coxinha não faz sucesso com os meus filhotes eu vou fazer bolinha de queijo (acho que dá certo também, não?). Beijos.
Pri só hj vi que vc fez a torta de cebola! Vc gostou??? Ficou muito linda! Adorei as novas sugestões! Ficou um espetáculo! Bjinhos
ameixa seca disse…
Adoro salgadinhos :)
Eliza Alves disse…
Ola querida!Acabei de fazer esta coxinha, e foi aprovadissima!Ate entao nunca tinha acertado uma receita de coxinha, ja estava desacreditada dos meus dotes culinarios no que se refere a salgadinhos deste tipo, mas vi que estou errada, vou fazer outros certamente!!Eliza/SBC
Lais disse…
Priscila, parabéns pelo seu blog, estou viciada nele... Queria tirar uma dúvida, sei que VC é ocupada mas se puder responder ficarei grata. Como faz pra fritar essas coxinhas congeladas? Espera descongelar? Nunca fiz, pretendo fazer sábado porém estou com medo de não dar certo. Muito obrigada.
Unknown disse…
Jesus acabei de fazer isso é coisa de outra mundo... eu nunca fiz salgado na vida e deu certo as coxinhas ficaram desajeitadas porque eu sou desajeitada rsrs bjo obrigado