Visitantes:

"Frango Assado" na "Farofinha de Padaria"

Receita de família...

Frango Assado na Farofinha de Padaria
Lavínia Beneducci Afonso

Delicioso!


Este franguinho domingueiro marcou o inicio o meu namoro com o Alexandre nos anos 80... Tempos do Vó Antonio sentado na ponta mesa, tempo que a Cristina e o Wilson eram só noivos.

Talharim com Molho + esse Franguinho + Salada fresca completa, estilo salada de sogra, preparada com ingredientes acabados de comprar na Feira de Utinga de domingo (folhas, brocolis, couve-flor, vagem, cenouras em tiras e batatas em tiras compridas), eram o sucesso do almoço domingueiro em família recebendo os namorados dos filhos em casa, tudo preparado pelas mãos da Dona Lavínia. Época que meus sogros moravam na Rua Palermo em Utinga - Santo André.

Ja se passaram 2 décadas, uma geração de netos nasceu. Aqui em casa nasceram 2 filhos, 1 já tem 18 anos. O Frango Assado na Farofinha de Padaria fará Bodas de Prata ano que vem, até hoje ainda se faz presente na nossa mesa.

Frango Assado na Farofinha de Padaria
Lavinia Beneducci Afonso


Frango Marinado no Caldo Galinha forte:
  • pedaços de frango de sua preferencia, sem pele de sua preferencia, esfaquedos perto do osso (para não coagular qdo. forem assados) marinados por 1 noite dentro de 1 saco.
  • 250 ml de água quente
  • 3 tabletes de caldo de galinha Maggi dissolvidos

Farofinha de Padaria - de Frango Assado:

(é aquela farofinha que vem dentro do saquinho, que eles entregam de cortesia na compra do frango assado, só que + rústica e + gostosinha de comer):
  • 4 dentes de alho grandes espremidos
  • 60 g - 3 colheradas (sopa cheia) manteiga (de verdade - pode ser com sal)
  • 1 fiozinho de azeite (para não queimar a manteiga)
  • 2 a 3 xícaras (chá) farinha de rosca caseira sem peneirar (de pão francês velho e duro)
  • oregano
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • cheiro verde picadinho à gosto

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Frango Marinado no Caldo forte de Galinha Maggi - Aqui em casa tem que se pensar pelo menos 2 pedaços de frango no mínimo para cada pessoa. Coloque tudo dentro de um saco e despeje o caldo de galinha que pode estar quente ainda. Feche com um nó bem rente ao conteúdo e deixe marinar a noite inteira.

Farinha de Rosca Caseira - Não use a comprada. Só fica com textura de Farofinha de Padaria, ralando pão francês mesmo. Rale uns 3 pães franceses velhos, duros como pedra. Não é para peneirar, dessa vez queremos as casquinhas maiores. Não precisa torrar para acertar a cor, ela irá ao forno junto com o Frango.

Farofinha de Padaria de Frango Assado - É vapt-vupt de fazer, um susto na caçarola. Na manteiga com 1 fiozinho de azeite refogue os 4 dentes de alho espremidos, até começarem a ficarem crocantes. Não é para dourar que deixa gosto de amargo depois. É assim um laguinho de manteiga mesmo...


Para cortar que queime o alho, despeje a Farinha de Rosca caseira rustica, com as casquinhas grandes. Pode dar uma fritadinha. Se ficar umida demais coloque + um pouquinho e desligue a chama. Então tempere com sal, pimenta-do-reino, orégano e cheiro verde. Esta farofinha de padaria feita em casa é um show de gostosinha!

Começe 1.o empanando o frango que já foi marinado 1 noite no caldo de galinha forte cru, nesta farofinha usando as mãos.

Vá deitando os pedaços empanados num tabuleiro forrado de papel aluminio. Com papel aluminio não precisará deixar de molho o tabuleiro depois do almoço, só jogar o papel alumino fora e lavar a louça do tabuleiro imediatamente.

Encostes os pedaços de frango empanados, bem juntinhos um do outro. Então aplique com as mãos ou às colheradas a Farofinha de Padaria de Alho, socando bem por cima, formando uma camada grossinha. Eu coloco toda a farofinha que sobrou na caçarola.

Cubra com papel aluminio. Leve para assar, grade do meio, já preaquecido. Sendo 30 minutos coberto com papel aluminio, + 15 a 20 minutos descoberto do papel aluminio e estará pronto.

Coxa Assada na Farofinha de Padaria


Sobrecoxa + Assinha Assados na Farofinha de Padaria


A Farofinha de Padaria caseira, passa sabor e tempero no forno. O Franguinho nasce ótimo!

Essa receita é uma simplicidade de fazer, bem a cara das comidas gostosas antigas, daquelas que farão parte de toda sua vida...



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Lourdes Sabioni disse…
Que maravilha isso...eu amei esta farofinha da família! Vou testar com certeza! Bjs
Fla disse…
Menina isso deve ser tudo de bom!
Bjs
Fla