Visitantes:

"Bolo Suíço de Chocolate de Liquidificador do Chef Álvaro Rodrigues"

Bolo de Chocolate Suíço
(foto da Priscila)


(foto do Chef Álvaro Rodrigues)







Suíço que o Chef Álvaro ensinou é diferente daquele bolo Suiço de caixa que compramos no supermercado. Receita comendo muito diferente. Gostoso, saudável, como tudo vem do Chef Álvaro Rodrigues excelente!


Comadre o bolo dele é crocante! Apesar de levar chocolate de verdade ralado na massa, comendo só o miolo puro sem cobertura, você fica na dúvida se é um bolo de chocolate pra valer, que o saborzinho da canela e o crocante da aveia se destacam. Precisa mesmo daquela ganashe por cima, para todos definirem como bolo de chocolate. O cheiro que vem do forno é contagiante, é cheiro de canela assando (parece até que assando alguma receita de bolo de maçã).



Bolo Suíço de Chocolate
Chef Álvaro Rodrigues

Liquidifique (rendeu 750 ml com a espuma):
  • 120 g - 2 ovos inteiros grandes (cada ovo jumbo cru com casca tem 60 g unid, ovos na patisserie pesam sim)
  • 120 ml de óleo de milho  (não use óleo de soja, soja passa sabor, use exclusivamente óleo de milho ou canola)
  • 250 ml de água filtrada fervente
  • 270 g - 1 e 1/2 xícara (chá) açúcar refinado
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • opcional - 1 colher (sopa) de rhun
Bowl (bacia de inox - misturar manualmente):
  • 120 g de chocolate meio amargo, ralado no ralador fino (foi isso que o Chef Alvaro pediu)
  • 1 xícara (chá) aveia em flocos finos ( o meu era dos grandes)
  • 150 g - 1 + 1/4 xícara (chá) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sobremesa) fermento em pó para bolo (usei a Dr. Oetker que só agira com o calor do forno)
Cobertura - Ganashe:
  • 200 g chocolate ao leite
  • 100 g de creme de leite de caixinha UHT (é 1/2 cx. de 200 g só - certinho 3 colheradas de sopa)
  • opcional - raspas de chocolate - para decorar
  • opcional - açúcar de confeiteiro - para fazer a nevinha peneiradinha


Pilotando a Cozinha com Priscila:



Fôrma indicada pelo Chef Álvaro - É a fôrma de bolo inglês média. Eu usei a fôrma de pudim, untada e polvilhada de farinha de trigo.

Bowl - Tigela de Inox Ingredientes Secos - O Chef Álvaro pediu para ralar no ralo fino o chocolate meio amargo manualmente. Acrescentar a aveia em flocos, os demais ingredientes peneirados.



Massa - Liquidifique os ingredientes. Na tv ele ensinou pedindo para colocar rhum. No site dele, esta indicação nem está registrada. Eu coloquei. Liquidifique com canela com ou sem rhum. No bowl rale o chocolate manualmente, depois acrescente a aveia e peneire os demais ingredientes. Como o liquido foi preparado com água fervente, esta aguinha quente irá dar uma cozinhada na aveia. Misture tudo manualmente.


Forno - Despeje na fôrma preparada e leve para assar em forno preaquecido, grade do meio a 180.o, até que espetando um palito este saia seco.

Bolos de óleo podem ser assados em fornos comuns. Orientamos também assar os bolos com óleo em forno vaporizado, sempre nascerá um miolo de bolo com maior qualidade.

Como fazer Forno Vaporizado caseiramente? Para pâtisserie já compramos fornos vaporizados. Em casa dá para reproduzir o mesmo ambiente, assim: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  Asse e fique de olho, passou 30 minutos, este bolo irá cheirar, cheque enfiando um palito no centro, se este palito sair seco, estará assado. Não precisa ficar muito para dourar, que a cor do bolo já tem cor ótima.





Assado renderá 3/4 da fôrma de pudim.

Ganashe - Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto em potencia alta e misture em seguida o creme de leite. Despeje sobre o bolo e decore a gosto.




Bolo Suíço de Chocolate
Foto original do bolo que o Chef Alvaro Rodrigues assou.
Obtida no site dele.


Fonte: Este bolo foi ensinado 2 vezes no programa Receita Minuto do Chef Daniel Bork (materia gravada na escola do Chef Álvaro). A 1.a vez foi no dia 20-05-09 e a 2.a vez foi uma reprise exibida no dia 08-07-09.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Este bolo parece uma delícia... está óptimo...humm
beijinhos
Tânia disse…
Nossa Pri....só pela sua descrição, se eu não tivesse programado outro bolo, já teria ido correndo na cozinha fazer este!
Deve ficar mesmo ótimo, e saudável pela aveia, do jeitinho que eu adoro!
Beijinhosss
ameixa seca disse…
A aveia ajuda a sentir menos culpa por comer algumas fatias deste bolo :)
Pitadasdilu disse…
Huuumm, que delícia já vou copiar.
Pri me tira uma dúvida, só o fermento da otker em pó é que age com o calor do forno? Os outros não? Eu tenho essa dúvida porque sempre que faço um bolo, assim que termino corro com ele para o forno, pois sempre ouvi falar que não pode ficar muito tempo, mas outro dia a minha vizinha me falou que ouviu num programa de tv uma explicação que isso que eu pensava não era verdade, pois os fermentos em pó só agem com o calor do forno.
Bjos, Lú.
Bjos, Lú.
Fermento para Bolo - As melhores marcas agora são o Dr. Oetker e a Dona Benta, ambas crescem no calor do forno. As demais marcas, porque aparecem outros nomes além do Pó Royal todas já agem com contato de liquido em qualquer temperatura, inclusive em contato com clara em neve. Beijao Luciana!