Visitantes:

"Bolo Caseiro Formigueiro da Família Azevedo" - Receita dos anos 70








Bolo Formigueiro
Família Azevedo
Receita de Família - Vovó  Selma

Medida xícara de 240 ml
  • 200 g manteiga sem sal (este bolo aquele gostoso de antigamente, onde o sabor manteiga aparece definindo com principal gostoso deste bolo, caso você opte por fazer este bolo com margarina, use exclusivamente margarina com 82% teor de gordura, veja na tabela se está registrado com 8,2% gorduras)
  • 160 g - 1  xícara (chá cheia) açúcar
  • 240 g - 4 ovos (claras em neve batidas com 1 pitada de sal)
  • 500 ml leite ( integral
  • 240 g - 2 copos (requeijão) de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 200 g - 2 pacotes de coco ralado seco
  • só 100 g granulado preto 



Pilotando a Cozinha com Priscila:
  1. Unte e enfarinha uma fôrma de pudim.
  2. Peneire o açúcar em separado. Peneire a farinha de trigo com fermento e misture o coco ralado.
  3. Começe batendo uma gemada fofa e branquinha de 200 g de manteiga, 4 gemas e 2 copos de requeijão de açúcar.
  4. Vá alternando água com ingredientes secos. Desligue a batedeira.
  5. Troque a tigela e bata 4 claras em neve.
  6. Manualmente incorpore na massa o granulado preto e as claras em neve.
  7. Leve para assar até que enfiando um palito este saia seco.
  8. Desenformando é um bolo grandão como antigamente era servido nas mesas das família. Ele assado enche a fôrma de pudim.

Sabor da minha Infância:


A textura dela é de Bolo Antigo gostoso mesmo, tipo um Bolo Areia Fofão, aquele que é naturalmente esfarelento e macio, super carregadinho de sisquinhos que são o Coco. Bolo para se comer simples assim sem cobertura no pratinho com garfo.

Esse Bolo Formigueiro era presença certa na mesa da família toda por anos. É o Bolo Formigueiro da família da minha mãe, o bolo das minhas tias. Essa receita deve ter uns 40 anos, já estava registrada no caderno de receitas da Bisa Carmelita nos anos 70, que teve 8 filhos, sendo 6 filhas (conhecidas de as "Azevedos"), dentre elas a minha mãe
Dona Selma, Tia Maria (falecida), Tia Luza, Tia Ceci, Tia Bia, Tia Vanda. Virou mania assada também pelas tias cunhadas, esposas dos 2 tios filhos da Bisa: a Tia Eva e a Tia Helia.

No Ponto no Açucar - Depende exclusivamente da marca do Granulado que voce usar. A verdade quanto + barato + doce será o seu bolo. Quanto + barato o granulado é açucar sabor chocolate. O granulado caro é chocolate sim.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Denise disse…
Olá! Recebi o seu recado no meu blog, obrigada! Vamos trocar conhecimentos!!! Sobre esse bolo com uma cara ótima!! eu posso reduzir a quantidade de margarina? lá em casa eu tenho que cuidar um pouco as gorduras... Estou achando maravilhosas as suas receitas!
Fla disse…
Adoro bolo formigueiro.
Fiz uma receita um tempo atrás, tá até lá no blog, que eu achei super fácil também.
Eu acho que é aquele bolo com cara de casa de vó né...rs.
Sua receita tá divina, e vou fazê-la da próxima vez.
Bjs
Fla
ameixa seca disse…
Óptimo aspecto, eu comeria agora uma fatia :)
Pri adoro bolo formigueiro hum....
Mari disse…
Pri, bolo formigueiro é sempre uma ótima pedida... em casa, todo mundo adora... :)
O seu ficou com uma carinha fantástica, ameii!!
Super beijo

Mari
Eli disse…
Que delícia de bolinho formigueiro, aí com um cafézinho em amiga?! Ui não posso nem pensar ia metade do bolo. risos


www.saboresdalica.blogspot.com
Luciana Macêdo disse…
Este bolo agrada adultos e crianças. Perfeito para todas as horas, da festinha de aniversário ao cafezinho da tarde.
BJs!
Debora koso disse…
Pri de MInas Tudo bom querida!!!!!qto tempo,mais sempre olhava suas receitas,esse bolo realmente e otimo qdo eramos crianca minha mamy sempre fazia no final de tarde que era a hora da volta da escola,rsrsrrsrs,sauidades!!!!!!,vou fazer esse bolo agora e vou postar so a foto e indicar sua receita,ok?mil bjos!!!!!!!!!!!!!muitas luzes....!
Anônimo disse…
Nossa Pri faz tempo que estou desta receita que bom conhecer tuas receitas e seu modo de mandar a recieta é muito gostoso parece que estamos na cozinha trocando figurinhas amei e foi umprazer conhecer seu blog já adicionei em favoritos adooooro cozinhar é um de meus grandes prazeres parabéns pelo seu delicioso jeitinho mineiro de ser e de fazer, bjks Noely