Visitantes:

"Rosquinha de Cebola" - "Pãozinho de Minuto de Cebola/'

Receita antiga da minha família...
Brunch gostoso!

Rosquinha de Cebola
da Tia Jenair - da Vó Selma
Pãozinho de Minuto




Oba!... É a reação de todos quando chegam do trabalho e encontram os Coelhinhos quentinhos na mesa. O formato pode ser infantil, o interessante que faz mais sucesso com os Adultos do que com as Crianças. Michel e Alexandre amam este Pãozinho de Minuto!


A Rosquinha de Cebola é um falso Pãozinho de Fermento em pó para bolo. Receitinha Vapt-Vupt, preparado quase sempre as pressas. Aquele simples muito bom de comer, que faz parte da Mesa de Café da Tarde (brunch) da minha família toda.

Coelhinho - O formato perfeito (pãozinho de minuto + biscoito):

Ele nasce em cada Casa da nossa Família com formatos diferentes. Na casa da Tia Jenair sempre modelou Rosquinhas Torcidas (comendo era todo crocante, tipo biscoito com café). A minha mãe sempre fez Bolinhas (comendo era pãozinho, pãozinho às pressas com requeijão da minha mãe) . Já faz alguns anos que descobri o melhor formato de comer esta receita:


Formato Coelhinho
- Você tem direito a 2 texturas ao mesmo tempo, o gosto da infância pelas mãos da Tia Jenair, + o gosto da infância pelas mãos da minha mãe, a Vó Selma. As Orelhas vão lembrar Biscoitos e o Bumbunzinho do Coelho por ficar gordinho e alto vai lembrar o Pãozinho de Minuto.




Rosquinha de Cebola
Vovó Selma - Tia Jenair
Liquidifique (rende 750ml creme de cebola):
· 1 cebola branca crua, média para grandona, cortada em 4
· 3 ovos
· 250 ml de leite
· 125 ml de óleo de milho
· 1 colher (sopa rasa) sal

Bowl (misture):
· 2 colheres (sopa) de fermento em pó para bolo
· farinha de trigo até dar o ponto (levou ± 650 g + 100 g para modelar) - (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
Acabamento:

· pincelar com gema pura desmanchada em fiozinho de óleo
· opcional – polvilhei gergilim

Rendimento Testado pela Priscila: 18 Coelhinhos - enche uma cesta dela. Não precisa comprar nenhum tipo pão. É uma receita deliciosa, para ser servida logo que saiu do forno quentinha, que sustenta. Você serve uma mesa de Café da Tarde para 6 pessoas tranquilamente com 1 receita só.


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Liquidifique o creme de cebola crua. Transfira para a tigela e vá acrescentando a farinha de trigo com fermento em pó. Eu modelo 1 colher de sopa de massa crua cheia faço um cordão comprindo, rolando na bancada enfarinhada de levinho e modelo os coelhinhos.


A massa crua fica nesta consistencia. Não é seca demais.

Primeiro deite Cordões sobre o tabuleiro forrado de papel aluminio (ou untado e enfarinhado) cruzando as Orelhas.

Faça Bolinhas e deite no centro do cordão, criando o Bumbuzinho do Coelho.


Pincele gema. Na verdade não precisa mais nada só a gema mesma. Se quiser inventar, pode polvilhar gergilim ou parmesão...

Nascem assim do forno altinhos. Mesmo que grudarem dos lados um pouco não tem problema, eles se desprendem facilmente, igualzinho um pãozinho francês.


Dessa vez tinha Dip Outbacks com Presunto na mesa (um tipo de patezinho caseiro).

Ele é simples tão gostosinho que dispensa especiais na mesa, só requeijão e manteiga com cafézinho preto fresco, arrasa!



Fonte: Receita da minha Tia Jenair de Bauru (esposa do irmão do meu pai, tio Walter). Aprendemos com ela nos anos 70, eu era criança e iamos visita-los sempre no final de ano. Até hoje, depois 3 décadas a Rosquinha de Cebola continua nascendo no forno da familia.



Comentários

ameixa seca disse…
Eu quero um coelhinho desses :) Deve ficar super bom!
Muito bom!!! Hummmm....
Beijos
Paula disse…
Querida Priscila, adorei esta receita! Vou fazer este fim de semana e depois dou notícias. Bjs
Sou de Portugal e adoro o seu blog.
As receitas, a apresentação e os comentários. Dá logo vontade de experimentar tudo, o problema é que não se pode experimentar tudo, ou então temos que aumentar a largura das portas.
Bjs
Tudo de bom!!
Paolla disse…
Meu Deus, que coisa boa... fiz meia receita, consegui 12 coelhinhos e 5 pãezinhos e comi com margarina derretendo (manteiga deve ficar melhor ainda). Amei!