Visitantes:

"Bolo Inglês Maizena Caseiro" - da Dona Selma

Delicioso! Eu recomendo...

Bolo Inglês de Natal Maizena

Clássica Mistura

2 xícaras de chá de farinha de trigo
+
1 xícara de chá de Maizena




Faz o estilo Bolo de Reis de Fermento em pó para bolo. A receita é bem antiga, fazia muito anos que eu não assava de novo, come-lo foi pura nostalgia. Ele é tão gostoso puro, que até dispensa aquele Glacê Branco escorrendo pelas laterais.


Nasce enorme, não se engane, ele acabou vapt-vupt!


Sabor: Delicioso! Tem gostinho de natal! Assusta a quantidade raspas que vai para dentro da massa, dá um senhor montinho, raspas de 2 laranjas + 1 limão, fica ótimo comendo, dá até para ver os sisquinhos coloridos no meio do miolo. Perfeito para acompanhar Café fresco quentinho ou Coca-Cola, que o sabor dele não interfere com o açúcar. O miolo é incrivel! Super fofo e macio, nasce da proporção que eu amo: "1 xícara de Maizena para 2 xícaras de Farinha de Trigo".


Bolo Inglês Maizena Caseiro 
da Dona Selma

(receita antiga maravilhosa)

Ingredientes (xícara 240 ml):
  • 180 g - 3 ovos (ovos separados, claras em neve)
  • 100 g de manteiga (eu usei manteiga de verdade sem sal), caso você opte por margarina, asse exclusivamente com margarina com 82% teor de gordura, veja na tabela se está registrado 8,2 gorduras, não asse com porcentagem inferior)
  • 320 g - 2 copos (xícára de chá) açúcar
  • 200 ml de leite
  • 5 g - 1 colher (sopa) essência de baunilha (recomendo: use só a "Baunilha Fleschmann" é a única baunilha líquida, que está resistindo ao calor das fornadas, fica exageradamente cheiroso na massa crua, no forno exala cheiro e nasce do forno com sabor e cheiro de baunilha, está melhor que o o Vanilla em Pó da Mix)
  • raspas das cascas de 2 laranjas
  • raspas das casca de 1 limão
  • 150 g - 1 copo (1 xícara de chá) Maizena (use exclusivamente a cara Maizena marca, custa 3 x + cara que suas concorrentes, as concorrentes saco e caixa estão + fracos e ja me decepcionaram muito assando bolo, foi para o lixo, para não correr risco, asse com Maizena marca, com Maizena dá sempre certo)
  • 240 g - 2 copos (xícara chá) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 10 g - 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo
  • 1 copo (requeijão) de frutas cristalizadas com passas (misturadas à gosto) - empanadas na farinha de trigo

Fondant Caseiro - Glacê Branco
(eu não fiz para evitar o excesso de açúcar):
  • 2 xícaras (chá) açúcar de confeiteiro peneirado (Glaçucar)
  • 3 colheres (sopa) de leite - até dar o ponto (é mínimo de liquido mesmo)





Pilotando a Cozinha com Priscila:



Fôrma - Se tiver uma fôrma de pudim jumbo (3 litros internos de capacidade) será melhor. Assei na comum de 2,5 litros, quase transbordou, mas, não transbordou, por garantia asse com um disco de pizza em baixo, para não sujar o forno. Fôrma escolhida untada e enfarinhada.

Massa - Bata as 3 claras em neve acrescente 1 colher de sopa de açúcar e reserve na geladeira. Não se formará aguinha por debaixo delas. - Recomeçe fazendo uma gemada fofa: manteiga, 3 gemas e açúcar. Aromatize a gemada com baunilha, raspas de casca de laranja e limão (dá um senhor monte delas). Intercale leite com colheradas de ingredientes secos. Manualmente incorpore as frutas (previamente empanadas na farinha de trigo). Por último as claras. Leve ao forno, até que espetando um palito no meio, este saia seco.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC. 


Fonte: A receita é de um antigo livrinho de receitas Maizena da minha mãe Dona Selma. Daquele bem antigo, que não tem foto do bolo, mas tudo que a gente resolve assar dá certo, nasce com um miolo maravilhoso de comer.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários