Visitantes:

"Tutu de Feijão da Priscila"

Mineirando com Priscila...


Tutu da Priscila
Tutu com Farofa Temperada da Yoki





Tutu é um prato popular no Brasil inteiro. A partir do momento que você passa a morar em Minas Gerais, gente acaba mineirando mesmo sem querer querendo. É rara a semana que não tem Tutu aqui em casa.

O meu filho Michel (17 anos) esse então mineirou de vez. Feijão com caldo em grãos com tranqueira gostosa boiando, não é mais o feijão predileto dele. Ele gosta é de Creme de Feijão (feijão batido) e Tutu de Feijão. A Cinthya (legítima mineira), minha filhotinha picorucha também.

Descobri uma bobeirinha, nasceu de num quebra galho aqui de casa, o quebra galho virou modus operante constante, se tornou o sabor do meu Tutu... É mais gostoso de comer que o Tutu Paulista, mais gostoso que comer que o Tutu Mineiro, experimente!


Tutu com Farofa Temperada da Yoki - da Priscila:
  • 1 litro de creme de Feijão Batidinho - liquidificado (leia abaixo)
  • 6 colheres (sopa) " Farofa Temperada Yoki (farinha de milho temperada ou farinha de mandioca temperada, qualquer tipo)
  • opcional - cebolinha verde picadinha (o tutu fica mais bonito, bastante misturar nele)
Cozinhando com Marcas: A Farofa Temperada da Yoki tem um sabor único e marcante. Existem outras marcas similares mais baratinhas, pode reparar que são até gostosinhas, mas da marca Yoki é o sabor melhor de todas. Já testei este Tutu com outras marcas. O meu Tutu ficou gostosão de comer é com a Farofa da Yoki mesmo. Você vai perceber que as 6 colheres de sopa acrescidas no Creme de Feijão batido, dispensa até aquela minima correção de sal que a gente costuma colocar no Tutu Mineiro ou Paulista. É só a Farofa Yoki e mais nada.



Pilotando a Cozinha com Priscila:

  1. Feijão aqui em casa é 3 vezes por semana. O 1.o dia é Feijão em grão com tranqueira boiando ou faço direto Creme de Feijão (feijão batido), no 2.o dia eu transformo ele em Tutu da Pri, caso sobre um pouquinho se transforma em Croquete de Tutu recheado de queijo mussarela.
  2. Feijão Batidinho - Liquidificador da Pri - O meu Tutu sempre nasce de sobra de Feijão. Você pode fazer de Feijão fresquinho temperado se quiser. Eu uso o Feijão gelado (que endureçeu em pedaços que está dentro da geladeira, geralmente tem alguma tranqueira gostosa de comer em pedaços junto, tipo rodela de calabresa, paio ou bacon). As colheradas coloco no copo do liquidificador. O Feijão em colheradas duro (pedaços) ocupa 1/2 copo de liquidificador (passa dos 500 ml de capacidade). Eu despejo água mineral do galão dentro do copo, olhando o nivel, o máximo até 500 ml de liquido. Vai ficar com água mais baixo que o nivel de pedaços de feijão. Olhando é pouco liquido dentro copo. Quando ligar o liquidificador vai encher até a tampa, ao desligar vai render certinho 1 litro de feijão batido.
  3. Despeje esse Feijão batido gelado dentro de uma caçarola teflonada. Não precisa colocar sal, nada.
  4. 1.o Pulo do Gato (o sabor gostoso) - Quando ferver acrescente certinho 6 colheres de sopa de Farofa Temperada Yoki. Dá vontade de despejar mais, não despeje. Engrossou no no ponto de Pure de Tutu Mole, tipo Pure de Batata mole demais, desligue.
  5. 2.o Pulo do Gato - Desligue no ponto de Tutu Molinho demais. Abafe. Arrume a mesa, termine de fazer o que quiser. Farinha de Milho ou Mandioca engrossa mais que Maizena. Só com 5 minutinhos abafado, fora do fogo, você vai reparar que endureceu muito. Por isso não cozinhe ele consistente demais, que senão será preciso corrigir o ponto dele com gotinhas de água quente da chaleira. Do jeito que eu faço a textura fica no ponto, sem precisar de nenhuma correção de chaleira quente.
  6. Quando for servir misture a cebolinha vede, que fica mais bonita no meio da gororoba de feijão gostoso...

Rendimento Testado pela Priscila:

  • 620 ml de Tutu Pronto - rendeu 15 colherzonas de servir arroz da grandona super cheia
  • Tutu suficiente para 7 adultos na mesa - 2 senhoras colherzonas de Tutu no prato (é uma senhora porção)
  • Tutu suficiente para 5 adultos bons de garfo - 3 senhoras colherzonas de Tutu no prato
  • Aqui em casa é Tutu pra caramba - dá para desenformar ele com Arroz Branco de uma fôrma com capacidade minina de 1,5 litro.

Desenformando o Tutu:

O Tutu é uma gororoba deliciosa, dificil de ser servido bonito na mesa. Eu uso filme plástico de cozinha forrando o interior da fôrma escolhida. Puro gruda, se não tiver filme plastico pincele de azeite ou óleo de milho, que desenforma bem também.

Dica:

O Feijão com Abobora da minha mãe (já postei a receita aqui) transformado em Tutu da Pri, é uma delícia de comer!




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila


                  

Comentários

Andrea Dohashi disse…
Amo, tutu, amo, tutu... salivando aqui, rs!
Por acaso dona Pri a senhora tem uma receita de canjiquinha aí? Sabe qual é ne´? feita com carne de porco e quirela? Se você tiver poderia me passar pliss???
Tanks.
Mari disse…
Pri querida, eu AMO tutu, e virado de feijao... ai, minha avó fazia tanto pra gente, que saudade! Me animei a fazer tua receita querida, já estava ensaiando há algum tempo mesmo... e vc hein, quanto capricho e requinte... ameiiii... beijos flor!!
Eli disse…
Tutu é mesmo tudo de bom e mais um pouco! Meu filho também adoro feijão batido. hehehe

www.saboresdalica.blogspot.com