Visitantes:

"Torta de Morangos com Creme de Limão da Priscila" - Receita n.o 2 (deste blog)

Tem aquelas receitas que a gente repete todo ano, nem que seja 1 vez por ano.

É o caso da Torta Espelhada de Morangos caseira. Chegou a safra de morangos, algumas sobremesas com morangos prediletas da família, eu preparo, nem que seja 1 vez só no ano.









Sobremesa Deliciosa que Inventei:
Depois de comer o delicioso Pavê de Morangos com Limão, receita antiga da época do Note & Anote do Chef Álvaro Rodrigues, preparada por uma vizinha, resolvi recriar, dar um novo sabor a Torta Espelhada de Morangos. Nessa descobri a combinação mais gostosa de comer de todos os tempos. Torta Espelhada de Morangos com recheio de Creme Paris de Baunilha todo mundo faz. Torta Espelhada de Morangos com recheio Holandês (aquele da Torta Holandesa), alguns fazem, eu também, que considero uma versão mais chique de comer. Essa Torta Espelhada que vou ensinar abaixo, supreende em tudo. Além de ser uma das mais gostosas de comer (olha que nem é de recheio Holandês), também é a que tem o preparo mais fácil de todas.

Segredo desta Torta: Torta Dormida. Se comer uma fresquinha, gelada a pouquinho, é gostosa, mas tem um sabor comum, já previsível. Segura a onda do povo em casa, não deixe ninguém atacá-la. Prepare esta Torta e deixe prontinha, dormindo no mínimo uma noite na geladeira, ou como eu faço de sábado para domingo. O Creme de Limão (bem cítrico, recheio cru que mistura tudo no garfo) acaba por chupa o saborzinho e cheirinho dos morangos frescos e também um pouquinho da geléia de brilho. Quando a família experimentar, os elogios são muitos. O sabor do recheio é o casamento de sabores e aroma de morango + limão, que supreende!


Torta  de Morangos com Creme de Limão

  • 2 caixas de morangos (no mínimo, o ideal é 3 para decorar direito)
  • 3 limões tahity dos pequenos (tira da casca de 1 limão, raspas da casca de 2 limões)

Massa de Amanteigada de Limão
É a receita original da Torta de Limão Merengada do Leite Moça, publicada com foto nos anos 80 no rotulo de papel da lata. Aquela massinha que todos comem ser por defeito, porque nasce do forno uma Bolachinha perfeita.
  • 100 g de margarina para bolo ( 5 colheres de sopa rasas de Doriana)
  • 1/2 copo (requeijão) de açúcar (são 6 colheradas de sopa cheias)
  • 2 xícaras (requeijão cheios até a boca) farinha de trigo

Recheio Creme de Limão do Leite Moça

Faça ele mais azedinha que de costume, usando exatamente a minha medida de limão abaixo.
  • 1 lata de Leite Moça
  • raspinhas da casca de 1 limão inteiro
  • suco de 1 limão cravo do grandão ou 3 limões tahity do pequeno (aqueça no microondas por 40 segundos em potência alta, quentinho solta muito suco, corte ao meio, cuidado que o suco estará quente, que também espirra quente)

Cobertura de Morangos:
  • comprar 2 a 3 caixas de 250 g de morangos fruta
  1. Na minha foi a conta 2 caixas de morangos, porque todos estavam bonitos e perfeitos, aproveitando praticamente só os morangos da parte de cima da caixinha, ainda assim decorando eles cortados ao meio.
  2. Se for fazer uma Torta Espelhada de morangos em pé, pode comprar 4 caixas, para torta usaros morangos de cima e aproveitar os morangos de baixo da caixinha em outra receita.

Geléia de Brilho
de Padaria
Esta receita é do Padeiro Benjamin Abrahão ensinada no antigo Note & Anote da Ana Maria Braga.
  • 125 ml de água (1/2 copo de requeijão)
  • 1 colher (sopa cheia) Maizena (amido de milho)
  • 1 colher (sopa) glucose (aquela transparente comprada em casa de boleiras)
  • 1 tira de casca de limão (sem a parte branca)
  • gotinhas de corante alimenticio (vermelho ou amarelo)


Rendimento Testado pela Priscila:

  • 1 torta de 22 cm de diâmetro - dá para tirar 6 fatias generosas ou 8 fatias finas (tudo foi a conta, da massa ao recheio)

Pilotando a Cozinha com Priscila:


Massa - Eu gosto de usar o processador de alimentos. Vapt-Vupt em segundos nasce uma bola homogenea. Manualmente ou no processador misture os ingredientes. Embrulhe leve para gelar por 15 minutos. Abra com os dedos ou com o rolo (entre 2 plástico). Dessa vez eu abri nos dedos mesmo, forrando a Torteira Marinex de vidro transparente. Cubra com papel manteiga ou papel aluminio. Coloque alguns grãos e leve para assar. Asse por 13 minutos em forno já quente, começou a cheirar pode tirar. Em baixo vai ficar crocante e em cima clarinha, parecendo de leve que está crua, só que não está.

Vidro de Grãos - Os grãos assados guarde. Elas não servem para mais nada, só para assar esse trabalho. O meu vidro já tem uns 4 anos, que asso os mesmos grãos. Por terem sidos assados, não cria bicho, nem teinha de nada.

Geléia de Brilho - Leve tudo ao fogo, quando engrossar desligue. Desligue tinja na cor que você desejar amarelo ou vermelho (corante alimenticio, vai pingando gotinhas até ficar no tom do seu gosto).

Montagem - Misture manualmente o recheio. Ele engrossa instantanemente Leite Moça + Limão. Leve ao freezer por ou uns 20 ou 30 minutos, jogo rápido, só para formar uma película em cima. Com película (casquinha) então deite os morangos sobre o recheio, a pelicula não borra de de vermelho e nem deixa afundar demais, decorando os morangos do jeito que você quiser. Aplique as colheradas a Geléia de Brilho Vermelha ou Amarela.

Agora esqueça essa Torta 1 dia ou 1 noite na geladeira. No dia seguinte, prepare-se para comer a Torta Espelhada mais gostosa dos últimos tempos...



Obs.:

  1. Nós sempre gostamos de comer a Torta de Limão com Merengue do Leite Moça. Hoje a minha opinião é, o Creme de Limão é mais gostoso de comer em baixo dos Morangos Espelhados, do que embaixo de um Merengue Suspiro Gratinado.
  2. A atual receita da Torta de Limão de Merengue da Nestlé evoluiu, agora leva Creme de Leite na massa e Creme de Leite no recheio (que ainda continua sendo um recheio cru).
  3. Eu ainda gosto da receita antiga, massa de Biscoitinho de Limão e do Recheio de Limão deles simpleszinho (só de Leite Moça e suco de Limão).




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários