Visitantes:

"Feijão com Abóbora" - da Dona Selma

Receita famosa,
predileta da minha família!

Este Feijão é de soltar os cachorros,
de passar debaixo da mesa,
delicioso!

Feijão com Abóbora
Dona Selma

(minha mãe)

Para quem já teve o prazer de almoçar na casa da minha mãe Dona Selma, experimentou o famoso Feijão com Abóbora que ela faz. Sabe o quanto este feijão é delicioso!

Grãos de feijão carioquinha inteiros...
Com caldo grosso, delicias boiando, muito, muito saboroso de comer, é repetecos de feijão no prato... O carioquinha é servido cozido no ponto, grãos inteiros, tipo uma Feijoada bem feita de grãos pretos inteiros (daquelas cara de pagar), é assim a cara deste feijão da minha mãe.

1.a foto da Pri
Feijão com Abóbora Fresquinho
Tem cubinhos de abóbora em pedaços ainda nadando
parte já se desmanchou, engrossando o caldo.

" Feijão com Abóbora da Dona Selma "

1.a Etapa - Feijão Cozido por 30 minutos na Panela de Pressão (contados depois que chiar)
  • feijão carioquinha cru (escolhido e lavado - deixado de molho na água 1 noite)
  • água para deixar de molho (não troque a água, é a mesma água)
  • 1 colher (sopa) vinagre (tira a acidez do feijão que ficou na água do molho, aproveitando os antioxidantes importantes que estão nesta água de feijão cru, que ataca direto os radicais livres)
  • 1 folha de louro
  • 1 pedaço de couro de bacon (aquela pele dura da peça do bacon - para colocar sabor, no feijão pronto, depois você caça e retira )
2.a Etapa - Refoga Tempero da Dona Selma
  • bacon em cubinhos (um pedaço 100 g)
  • 1 gomo de paio ou 1/2 calabresa defumada, tem vez que minha mãe coloca os 2 (à Juliene ou rodelas, em rodelas este feijão fica mais bonito - nós amamos um feijão com tranqueira boiando)
  • 1 cebola branca média (micropidada)
  • 1 colher (sopa) pasta de alho caseira (é alho com sal puro que a minha mãe mesma faz - nesta etapa o cheiro desta refoga é demais de gostoso)
3.a Etapa - Finalmentes da Dona Selma (despejar dentro da panela de pressão depois de colocar a refoga, deixar apurar só um pouquinho, que a abóbora engrossa o caldo rapidamente):
  • um pedaço de abobora japonesa "cru" (cabocham), pedaço do tamanho à gosto (leia as dicas dos erros e acertos desta abóbora abaixo)
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, das grandonas picada
  • + 3 bolinhas de pimenta de cheiro, picadas com tudo (da horta da minha, de qualquer cor, não tem ardência nenhuma, passa só aroma gostoso)
  • 1 tomate grande, vermelho, picado grosseiramente com tudo
  • 1 ramo de orégano fresco ( folha + galho, com tudo - Dona Selma corta com dedo do vaso dela - gente orégano fresco no feijão é outra coisa - o feijão fica com um perfurme muito bom, ficando mais gostoso de comer - se for usar orégano seco esqueçe)
  • cebolinha verde (muita cebolinha - a idéia é ter um feijão cheio de sisquinhos, com cebolinha este feijão fica mais bonito - caso use só salsinha, os maços que eu ando comprando são pequenos, para o feijão ficar bonito tem que picar o maçinho inteiro)
Bom apetite!... Delicioso!




Segredos da Abóbora Cabocham neste Feijão da Dona Selma:
  1. Abóbora Cabocham com Casca - A foto acima é de um pedaço comum já comprado cortado assim no supermercado (vem com 2 ou 3 gomos de casca). É grande demais, use só meio pedaço, coisa de 1 gomo e meio no máximo.
  2. Abobóra Cabocham sem Casca em cubos de Saquinho - Eu gosto de colocar o saquinho inteiro, confesso que o caldo fica muito alaranjado. Caso você queira ele com o caldo na cor da 1.a foto é só 1/2 saquinho.
  3. Abóbora em Cubos Médios ou Pequeninos? - Eu pessoalmente prefiro cubos médios para grandes. Assim a abóbora cozinha, boa parte se desmancha no caldo e ainda fica com pedaçinhos boiando. Picado comprado miudo, ou picado miudo em casa, desintegra rápido demais neste feijão.
  4. Feijão Cozido Aguado - Se o feijão estiver aguado demais aguarde reduzir no fogo um pouco antes de colocar a abóbora. Não amasse os grãos. Deixa eles quietinhos , inteiros ainda bonitos. Lembre-se, não reduza demais o líquido que abóbora engrossa o caldo.
  5. Grande Rendimento - A outra vantagem deste feijão que ele dá rendimento a receita. Tem 1/2 panela de pressão de 4,5 litros de feijão ralo com tranqueira gostosa boiando. Eu geralmente esperaria reduzir e daria uma amassada nele com concha para engrossar o caldo. É só colocar a abóbora, que engrossa tudo, o feijão fica bonito com grãos inteiros (como numa feijoada bem feita de 1.a). É só experimentar o caldo, e fazer uma correção de sal e mais nada.


Aproveitar a água do Molho de Feijão Cru?


É isso mesmo. O Globo Reporter apresentado pelo jornalista Sergio Chapelin, ensinou que não é para trocar a água do molho de feijão cru. Aquela aguinha está cheia de antioxidantes que já se desprenderam do feijão. Os antioxidantes do feijão atacam diretamente o radicais livres. Se você trocar de água, estará jogando ralo abaixo 80% de antioxidantes que o feijão tinha.

Essa aguinha do molho de feijão cru, dá azia sim e também faz o pessoal soltar mais gazes mesmos. No entanto a reportagem do Globo Reporter, explicou que é só colocar 1 colher (sopa) de vinagre durante o cozimento, que este efeito colateral é anulado.

Qualquer vinagre. Vinagre de qualquer cor ou tipo, pode ser vinagre de vinho ou vinagre baratinho, aquele tipo "agrin".

Desde que assisti esta reportagem, nunca mais troquei a água do molho do feijão cru.


2.a Foto da Pri
Feijão com Abóbora do Dia Seguinte
Reaquecido da geladeira, servido novamente no outro almoço
Agora não tem mais cubinhos de abóbora.
A abóbora se desmanchou totalmente deixando o caldo alaranjado.
Delicioso assim também!

Almoço do Dia Seguinte:
Feijão com Abóbora,
Arroz, Farofa,
Costela Pescador
+ Salada de Folhas.

3.a Foto da Pri
Feijão com Abobora
Exagerando no tamanho do Pedaço
.

O Feijão fica mais para Quibebe com Feijão, do que Feijão com Abóbora. Delicioso de comer também!

Essa é a foto que eu mais queria postar pra vocês verem. A receita é tão boa, que mesmo errando no tamanho do pedaço da abóbora (tipo colocando demais), este feijão fica uma delícia de comer.


Depois que você experimentar este Feijão,
com certeza vai se tornar o
Feijão da sua família também.



Comentários

Cláudia disse…
Priscila, adorei o seu feijão com abóbora, muito caprichado. Gostei muito do seu blog. Você explica e fala tão gostoso, parece que somos velhas conhecidas! Essa é uma qualidade mineira.

um beijão!
Unknown disse…
Priscila adorei o feijão gente é tudo de bom,
Unknown disse…
Oi Priscila! A abobora e' colocada crua ou um pouco cozida ? Obrigada!

Bom dia Unknown - Coloca Crua.... Se colocar já pre cozida, ela se desmanchará rápido demais. A 1.a etapa refeição, eu gostamos de comer encontrando alguns pedaços... Sobras, de tanto reesquentar acabam por desmanchar tudo ou quase.... Delicioso! Volte Sempre. Obrigada pela visita.