Visitantes:

"Pão de Fôrma com Bacon" - "Pão de Fôrma de Leite" (Pão de Colher)

Este Pão de Colher é um sucesso aqui em casa!
Fonte - Merecidos Créditos: Esta receita é da Cozinha Experimental de Claudia + Walitta. Era uma receitinha merchan publicada pela Walitta no final da década dos anos 80, dentro da Revista, incentivando a compra do Processador de Alimentos.







  • Pão de Processador ou Pão da Walitta
  • Pão de Colher ou Pão de Bacia
  • Pão de Fôrma de Leite da Cozinha Experimental de Claudia
  • Pão de Fôrma de Bacon
Vários Nomes: Cada caderno de receita da família que eu chereto, encontro este Pão com um nome diferente. No meu caderno de receitas está copiado a mão com o título de Pão de Processador. No caderno da minha tia esta registrado com o titulo Pão da Walitta. No inicio eu fazia ele no processador mesmo. Já faz alguns anos, que não perco mais tempo de suja-lo. A receita passou a ser Pão de Colher de Pau e hoje é Pão de Colher de Silicone mesmo. Dispensa o fouet, todo sovado dentro da bacia. A massa crua é grudenta, mole e levemente pesada. Rapidinha de fazer. Você vai amar!
Pão de Fôrma de Leite ou Pão de Bacon? A verdade que nunca mais assei a receita básica simpleszinha, sempre assei agregando algum saborzinho dentro. Hoje estou usando Bacon Tropeira crocante do microondas, ficou uma delícia! Já assei com Alho Cru (1 dente só), já assei ele assado com Alho Frito (4 dentes grandes), já assei ele com 1 cebola micropicadinha na faca (que ficou uma delícia), já experimentados ele assado com sobrinha de Presunto (3 fatias só bem picadinhas - rest´donte mesmo).


Anote a receita, tem que estar no caderno de todo mundo:

Pão de Fôrma de Leite - Receita Básica:
Pão de Colher ou Pão de Processador de Alimentos

  • 15 g - 1 tablete de fermento fresco para pão ou 1 colher (sopa) fermento para pão seco granulado (o pacotinho rende 3 colheres de sopa)
  • 200 ml de água
  • 200 ml de leite de vaca (se colocar 4 colheres sopa de leite em pó bem cheias, este pão fica ainda mais gostoso)
  • 50 ml de óleo de milho ou girassol
  • 3 colheres (sopa rasas) de açúcar
  • 1 colher (sopa rasa) de sal
  • 2 ovos crus grandes inteiros
  • 500 g de farinha de trigo, peneirado (só) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
  • sabores da Pri: 150 g de bacon crocante de microondas, ou 1 dente de alho cru espremidinho, ou 4 dentes de alho grandes espremidinhos fritos, ou 1 cebola branca média crua micropicadinha na faca, ou 3 fatias de presunto (ou outro frio, sorobou mesmo) picadinho
Pilotando a Cozinha com a Pri - Pão Vapt-Vupt - Pão de Colher ou Pão de Bacia (dê o nome que quiser): Fermento fresco você dissolve no açúcar primeiro. Se for Fermento Granulado seco, você agrega lá no fim junto com a farinha de trigo. Líquidos + sal e açúcar, mexer até dissolver bem. Colocar 2 ovos crus grandes, mexer na colher até desmanchar. Acrecentar aos poucos 500 g de farinha de trigo. No inicio empelota um pouco, é só mexer com vontade na colher que tudo fica lisinho, sem gruminho. Agora com a massa pronta, você agrega o sabor que desejar. Despeje a massa mole, grudenta, levemente pesada na fôrma que você quiser, estou usando fôrma de pudim untada e enfarinhada. Cubra com filme plástico, vedando bem as bordas, para criar um abafadinho. Cresce uma única vez. Esqueça até triplicar de volume. Hoje eu fiz ele com líquidos em temperatura ambiente + fermento seco granulado, levou 1 hora para ele crescer pra valer. Já teve vez que com 30 minutos só, ele tinha crescido tudo o que precisava. Ele fica inflado de ar, uma massa crua crescida faltando uns 2 dedos para borda. Asse em forno preaquecido, a 180.o só por 20 minutos. Esse pão é pura bolha de ar interna, assa num instantinho. O miolo assado é todo cheio de furinhos.

Passe uma faquinha em volta, use luvas para desenforma da fôrma pelando e sirva ele com o miolo saindo fumaçinha. É puro elogio esse pão!


Bacon Tropeira de Contagem - MG:

Apresento um Bacon Mineiro que me conquistou.

É o Bacon Tropeira de fabricação aqui da cidade de Contagem - MG. Sadia, Perdigão e Seara, por favor, dá uma olhada no seu concorrente daqui de Minas. O Bacon Tropeira está superior ao de vocês, tanto na qualidade (tem carne mesmo) e preço. Isso significa que vocês podem melhorar o Bacon de vocês vendem em tudo também.
Este é o pacotinho de Bacon em Cubos da Tropeira, tem dele em pedaço para vender. Parece uma pancetta, gente! Tem mais carne que parte branca. Todas as minhas receitas de bacon preparadas com o Bacon Tropeira, dá uma impressão que coloquei algum tipo de lombinho defumado salgado. Até receitinha meia boca, fica outra coisa com este bacon. O preço do Tropeira conquista também. Uma caixa de 200 ou 250 g de Bacon fatiado Perdigão, Sadia, ou Seara, não sai por menos de R$ 5,00, tem vez que está até mais caro na geladeira do Carrefour. Aqui tem 150 g de Bacon Tropeira, só me custou R$ 2,80.

Bacon de Microondas da Priscila: Como qualquer bacon, eu espalhei sobre 3 folhas de papel toalha de cozinha + 1 folha em cima deles. No meu microondas é 3 minutos em potencia alta só. Ele nasce assim todo crocante, e a gordura toda no papel. Esfarele com os dedos, para soltar os cubinhos e misture na massa crua do pão.

Comentários