Visitantes:

"Penne Dormido" ou "Rigatone Dormido" ou "Macarronada Dormida"

Receita que criei.

Alexandre: chama de macarronada fantástica!
Michel: chama de "macarronada" divina!

Rigatone Recheado Dormido
Macarronada Dormida com Massa Curta Recheada
The Best Recipe



Nós já experimentamos 3 versões recheadas: o Rigatone, o Penne e o Conchiglione. É o Penne que toma + tempo para montar.

Penne Dormido
The Best Recipe

Minha Criação - Inspiração:

  • Reinventando, descobrindo...
  • Penne e Rigatone recheados são clássicas macarronadas domingueiras em familia, principalmente montando com Molho Branco e Molho Vermelho.
  • Então descobri em outras receitas fazendo o Molho Bechamel de Catupiry e o Molho ao Sugo Especial de Cebolas e Bacon.
  • A 1.a vez que preparei Rigatone recheado de preparo com esses 2 Molhos fresquinho fez o maior sucesso.
  • Só que de uma outra vez, montei e por problemas a família não se reuniu, este refratario ficou pronto, sem ir ao forno. Embrulhei foi para geladeira. Só no dia seguinte foi ao forno. Comendo foi a melhor macarronada de forno que já preparei na minha vida. Desde então passei a faze-lo de vespera e coloca-lo no forno só no dia seguinte. Batizei de Macarrão Dormido. Pode fazer pasta longa com ele (talharin, espaguete, linguine) sem problema, nas versões recheadas temos o conchiglione, o rigatone e o penne. Então ele acabou sendo apresentado sempre com o nome das pasta que usei... Hoje é Penne Dormido!



Segredo do Sabor desta Receita:

Montado prontinho

dorme 1 noite na geladeira.

A pasta dormida chupa parte do líquido da montagem,
absorve o sabor, comendo é dos deuses!


Penne Dormido
The Best Recipe

Pasta curta recheada
Use: Penne, Rigatone ou Conchiglione

Quanto maior o buraco da massa curta + recheio pede
Penne só 300 g de peça mussarela é o suficiente
  • 1 pacote de Penne (compre de uma marca mais cara, que esta receita precisa de uma massa resistente, Penne de semola ou grano duro de 1.a - cozido só por 5 minutos, escorrido e besuntado com 2 colheres de sopa de margarina para não grudar, trabalhe com ele frio)
  • 300 g de peça de mussarela ( 300 g foi a quantidade que gastei, economizando ainda, no capricho vai umas 400 g com certeza - o Penne é pequeno e engana, na montagem pede muita mussarela de micro pedaçinho em micro pedaçinho - importantíssimo só corte em micro tirinhas, só depois do macarrão cozido, não confie na abertura do Penne cru, que cozido o espaço interno diminui)

Molho Bechamel de Catupiry:

  • 100 g de manteiga sem sal (use manteiga para dar sabor)
  • 1 colher (sopa rasa) de azeite (para manteiga não queimar)
  • 5 colheradas (sopa) farinha de trigo
  • 600 ml de leite integral
  • 200 g de Catupiry
  • sal + pimenta-do-reino preta moida na hora + 1 pitada discreta de noz moscada (para não mascarar o sabor do catupiry - serão todos adicionados quando desligar o fogo, não coloque no durante que o calor pede sempre mais tempero do que realmente necessita)


Molho ao Sugo Especial de Cebolas e Bacon:

  • 150 g de bacon em cubinhos
  • 4 dentes de alho em lâminas (cada corte de alho dá um sabor diferente ao prato, por isso não use o espremedor - reserve este bacon com alho retirando da panela teflonada)
  • sobre a o óleo do bacon refogue
  • 3 cebolas médias ou 1 cebola super gigante, em rodelas (que podem ser grossinhas) até muchar (é cebola pra caramba, demora um pouco para muchar)
  • 1 lata de Extrato de Tomate Elefante (340 g)
  • 4 vezes a medida da lata de água do galão (é tudo isso mesmo, ele vai ferver por 15 minutos, que irá reduzir pela metade do volume dentro da panela)
  • 1 colher (sopa) orégano
  • 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída na hora
  • 1 colher (chá) açúcar (para tirar a acidez do molho)
  • 1 ponta (colher sobremesa) de sal
  • devolva na panela o bacon com alho (para ferver e reduzir tudo junto)
  • reduziu pela metade o liquido, retire e liquidifique, ficará rosado
  • este molho é muito gostoso, dispensa a ajuda de qualquer tablete de caldo
Outro segredo é a Montagem - Repare Molho Bechamel de Catupiry é todo em baixo. Molho ao Sugo de Cebolas ao Bacon fica todo em cima.

Pilotando a Cozinha com Priscila:

  1. Bechamel de Catupiry - Prepare o molho e já despeje no tudo no fundo de Refratário grande. Não se preocupe que vai formar película, deixe lá. Ele vai acabar por esfriar por conta própria, por a gente demora para rechear os Pennes. Assim já libera a caçarola para lavar e guardar.
  2. Molho ao Sugo de Cebolas e Bacon - Prepare o molho pedaçudo, pronto, reduziu pela metade, leve ao liquidificador e bata até ficar liso e rosado. Eu deixo dentro do copo do liquidificador mesmo, tampado, esperando a montagem dos Pennes recheados ficarem prontos. A caçarola do molho vermelho liberou e já permite para lavar e guardar.
  3. Recheando Penne - E a parte mais demorada, se o Penne estiver morninho dá para ir mais rápido. Mesmo assim um pacote de 500 g no mínimo 30 minutos leva para rechear com ajuda e se bobiar até mais tempo. O dia que cozinhei 2 pacotes de Penne eu levei mais de 1 hora recheando sozinha.
  4. Montagem Original do Restaurante - Vá colocando os Pennes recheados sobre o Bechamel de Catupiry, vai chegar um ponto que ficará diversas camadas de Penne deitadas sem molho um sobre o outro. É assim mesmo. Não precisa ficar intercalando Penne e molho para não grudar, que esta montagem assim não gruda nada. Só depois de todos os Pennes recheados dentro do refratario, que você despeja o Molho ao Sugo de Cebolas e Bacon.
  1. Segredo 1 - Montou agora + forno agora para comer agora - Coloque 2/3 do Molho ao sugo por cima que você preparou, senão o Penne vai sair do forno ainda nadando.


Essa é cara dele, depois de dormido 1 dia dentro da geladeira. O refratário ficou mais seco de molho.


  1. Segredo 2 - A versão mais Gostosoa de Comer - Dormido 1 Dia na Geladeira - Nesta versão despeje todo o Molho ao Sugo do liquidificador. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira. No dia seguinte ele vai sair mais seco, o Penne chupou uma boa parte dos 2 molhos.
  2. Forno tem 2 Segredos - Se ele ficou 1 dia na geladeira, não espere Gratinar nada, para não nascer uma macarronada de forno seca. Leve sem cobertura de nada, só para o queijo do Penne derreter como uma Pizza (15 minutinhos só). - Se for aquela montagem agora levou ao forno agora, então polvilhe o Queijo que quiser em cima para gratinar por uns 25 minutos, assim o molho seca um pouco mais no forno, com um resultado ótimo, no ponto em tudo.
Como Servir - No prato é Pastel de sabor estupendo! Ele sai do forno parcialmente mesclado, ainda com os molhos separados bem definidos. Se pegar com uma colher grandona com jeito, a porção deitada no prato fica mesclada. Se pegar de qualquer jeito a porção do prato ficará totalmente rosé.

Sirva polvilhado de Parmesão em Peça Filetado.

Experimentem
é uma delícia!

Priscila Beneducci





Site
https://www.facebook.com/bolospriscila


                  

Comentários

Lais disse…
Nossa, que delícia! Deve ficar excelente com o bechamel de provolone aqui do blog também...