Visitantes:

"Costela Pescador" - receita n.o 1 (deste blog)

Panela de Pressão by Pri

A Costela de Boi ficará cozida no Bafo (sem nenhum líquido acrescentado) dentro da Panela de Pressão. O tempero dela é o tempero da Linguiça Fresca. Por conta disso não pode economizar na Linguiça Fresca em nada, comprar a mais gostosa, com mais qualidade, que sempre é a mais cara. De preferência gomos grossos.






Esta Costela de Boi na Pressão do Mais Você da Ana Maria Braga, se tornou a receita de sucesso da Família Lenhago. Quem serviu o 1.o almoço com essa Costela, foi minha cunhada Viviane Lenhago. É fazer e receber muitos elogios.

O melhor que se torna um almoço prático. Só jogar dentro da panela de pressão e mais nada. Compra do mês no Carrefour desde abril deste ano aqui em casa, passou ser assim: pegar 1 Bandeja de isopor de Costela de Boi Gorda do Carrefour + 1 Bandeja de isopor de Linguiça Fresca Toscana da Sadia Gomos Grossos. Vão para o freezer. Seja no final de semana ou no durante a semana, pelo menos 1 vez no mês esta Costela aparece na nossa mesa.

Eu preparei 2 vezes na casa da Viviane (minha cunhada) junto com ela, e mais 4 vezes sozinha aqui em casa. Por conta desses 6 almoços deliciosos, descobrimos no fazendo uns segredinhos extras, que a receita do Mais Você não revela.


Costela Pescador
:
  • 2,5 kg de Costela de Ripa - de Boi (recomendo compre a Costela Gorda do Carrefour - bandejona de isopor)
  • 1 kg de linguiça de Porco Fresca (recomendo compre a Linguiça Fresca Grossa Toscana da Sadia - 800 g tem 7 gomos, 1 kg tem 9 gomos grossos)
  • panela de pressão teflonada
  • 45 minutos depois chiar


A receita é assim babá, 2 ingredientes + 1 Panela de Pressão. + 45 minutos. Olha que descobrimos no fazendo:

  1. Comprando Costela de Boi - A Viviane Lenhago só compra Costela de Boi do Açougue do irmão dela em Sete Lagoas - MG, escolhida a dedo, é sempre a Costela de Boi mais gostosa que a família come. Para quem não tem essa vantagem com eu, em Contagem - MG compro do Carrefour. Lá tem a bandejona de isopor de Costela de Boi Magra e Costela de Boi Gorda. Já preparei com as 2. A que ficou melhor na Panela de Pressão foi é a Costela de Boi Gorda. Do Carrefour o termo Gorda deles não é de gordura, significa Costela com mais carne no osso. Já comprando uma Costela Gorda no Açougue de rua, cuidado vem uma Costela com gordura mesmo.
  2. Panela de Pressão Teflonada - O Mais Você preparou em panela de pressão de alumínio das grandonas. Nós já preparamos com todas as Panela de Pressão da família, das teflonadas, as de alumínio e na maravilhosa "Eterna" da Viviane. A Viviane Lenhago, minha cunhada comprou até uma Panela de Pressão Eterna de 20 litros novinha (R$ 250,00), só para preparar esta Costela em almoços tamanho família. Antes dela comprar esta Panela de Pressão Eterna , descobrimos o seguinte. Panela de Pressão com 4,5 litros com 2 kgs de Costela e 1 kg de Linguiça dá para fazer, na base da paciência e do jeita e acomoda. O problema é que você vai rebolar para encaixar tudo lá dentro, tira põe, acomoda de novo, até conseguir fechar a Bicha. Ficha lotada até a borda de osso. Como não tem líquido nenhum, não tem problema lotar ela até a boca. O ideal nesta receita é aquela Panela de Pressão Teflonada de 7,5 litros, mais altinha. Teflonada ou de Aluminio, dá certo nas duas, o problema é os finalmentes. Lavar a louça de Costela Pescador na Panela de Alumínio depois, mesmo fervendo com água e detergente de lavar louças é castigo.
  3. Linguiça Fresca Gomos Grossos ou Linguiça Fresca Gomos Finos? - Sempre compre a Fresca própria para Churrasco de gomos Grossos. Ela encolhe muito. As Finas você perde a leva toda comprada, estoura mais fácil, desmancha mais facil e coisa do tipo.
  4. Qual Linguiça Fresca? - Já usei 4 tipos de Linguiça Fresca. A Caseira de Minas Gerais preparada pelo meu vizinho Delci (só de Lombo, magrinha), cheia de pedaçinhos de tempero colorido. A Linguiça Mista de Churrasco Fresca da Seara, a Linguiça de Churrasco Fresca de Açougue de rua e a Linguiça Fresca Toscana grossa da Sadia (também própria para Churrasco). Linguiças Frescas Mistas são preparadas parte com carne de Porco e parte carne de Boi. O 1.o lugar vai para a Linguiça Fresca Toscana grossa da Sadia. Elá é a única que resistiu a esta receita. Você consegue servir um almoço de Costela + Linguiça. Desmancha no máximo 2 gomos dentro da pressão O resto dos gomos ficam inteiros e o melhor de tudo, que a Linguiça Toscana Fresca da Sadia ainda tem sabor. Já as outras marcas que citei, só a Costela fica gostosa e só ela sobrevive inteira na receita. A Linguiça some, ou ela fica mucha ( fica horrivel), ou ela se desmancha, ou ela fica toda estourada(feia demais) dentro panela. Você acaba investindo em 800 g a 1 kg de Linguiça Fresca que só servirá de tempero da Costela. As que você encontrar raramente inteiras, sobreviventes desta receita, não tem sabor de nada.

Pilotando a Costela Pescador com Priscila:
Panela Teflonada (evite a de alumínio, para não ter castigo quando for lavar a louça) depois. Nada de óleo, nada de refoga, nada de nada. Fundo seco e começa a montagem das camadas. Costela 1.o ou Linguiça 1.o? Eu testei, descobri que fica melhor e fazendo um fundo, uma cama só de Linguiça Fresca Grossa Toscana da Sadia 1.o. Como os gomos são grossos e altos, são uma cama protetora para a Costela sair bonita no final do preparo. Assim todos os pedaços de Costela prontos, saem da pressão, sem queimados depois.

Vá alternando Costela e Gomos

Vai retirando e ajeitando, até conseguir fechar a tampa da Panela de Pressão. É um sufoco tentar fechar a tampa de uma Panela de Pressão de 4,5 litros com essa receita. Tenha paciência que consegue. Dá sim, é o "Jetinho Comadre"!

Tampe a Panela, fogo médio para baixo, na sua menor boca do fogão, por 45 minutos, contados depois que chiar. Não deixe mais de 45 minutos, senão a carne se solta de osso e você servirá Costela Desfiada.

Ao abrir a panela de pressão tem essa cara. Tudo encolheu de tamanho, meia panela de pressão interna só de carne. Parece meio desbota, não se preocupe, está deliciosa de comer! Repare a Linguiça Fresca Toscana Grossa da Sadia, resiste, está inteira, sem estourar e com sabor ainda. A costela tão saborosa quanto!

Dica do Sr. Dorival Bertolazzi - Se quiser que os pedaços fiquem bonitos, retire tudo para fora e dê uma fritada nesta gordura quente do fundo da panela de pressão, só 2 pedaços de Costela por vez, só na costela. Vai levar mais uns 10 minutinhos esta etapa. Eu pessoalmente não faço isso. Sirvo ele assim mesmo, maquiado com Cheiro Verde picadinho polvilhado. Não quero nada com aquela gordura do fundo desta panela.
Castigo - Apresento o fundo da Panela. Esse foi o melhor fundo que já lavei. Aqui está tudo quentinho líquido ainda. Depois do almoço, quando for abrir será uma Nata de branca grossa enorme (pura gordura de costela). Teve uma das 1.a levas, que ficamos impressionadas, com a quantidade de gordura que ficou dentro da panela.
Acomode os pedaços no refratario e salpique um cheiro verde. Eu já servi com almoços encrementados e com almoçinhos simples. Essa foto foi um sábado, almoçinho só para nós: Costela Pescador, Arroz Branco, Quibebe, Farofinha Yoki de Milho Pronta e Salada de Folhas.


Rendimento Testado por Nós:

  • Mais Você - 2,5 kg de Costela de Ripa + 1 kg de Linguiça Fresca - almoço só para 6 pessoas adultas (é isso mesmo). É tão gostosa, que pareçe que pouca carne, o pessoal vai devorar pra valer tudo que você sevir.
  • Almoço para os Lenhagos Reunidos - No mínimo 3 kg de Costela de Ripa, no mínimo 1, 5 kg de Linguiça Fresca (o ideal é 2 kg). Trabalhar com 2 panelas de pressão de 4,5 litros. Metade em cada panela. Almoço bom para 10 adultos à mesa. Se for preparar com Linguiça Toscana Grossa Fresca da Sadia (que aí você serve Costela + Linguiça). Se for usar outra Linguiça fresca, esquece, você não vai conseguir servir Linguiça, ela vai estourar tudo, só tem a Costela na mesa, então você tem que investir em 4 kg de Costela de Ripa mesmo.
  • Almoço dos Beneduccis (aqui em casa para 3 adultos e 1 criança pequena na mesa ) - 1 kg de Costela Gorda do Carrefour + 800 g de Linguiça Fresca Toscana Grossa da Sadia (6 gomos, certinho 1 bandeja do Carrefour).Tem Costela e Linguiça na mesa, é a conta certinha para nós. Só sobra os ossos e mais nada.

Merecidos Créditos:

Ana Maria Braga descreveu como uma Revolução da Cozinha dos últimos tempos. Quem ensinou foi o Sr. Dorival Bertolazzi pessoalmente no Mais Você no dia 29-12-2006.


Esta receita se encontra no Livro Carnes por Ana Maria Braga, que ela lançou com Capa e Papel Especial no ano de 2006, pela Editora Nova Cultural. Aqui em Minas ele custando no Shooping R$ 89,00.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Cris disse…
Que coisa maravilhosa!!! Priscila, não vai nada de água? Quero fazer logo para meu pai, é niver dele em setembro. Bjs!
Cláudia disse…
Adorei a receita e as suas dicas, também vou fazer! Tenho uma panela de pressão teflonada, mas não está boa, não está pegando pressão direito, vou mandar arrumá-la só por causa desta receita!

bjs