Visitantes:

"Chá de Maçãs" - da vovó Dona Lavínia Beneducci

Eu aprendi este Chá de Maçãs com a minha sogra, a Dona Lavínia Beneducci Afonso. Já ela aprendeu com a vizinha dela, a querida Belle (professora de pintura).







Um Prazeroso Anti-Envelhecimento: Conforme o Globo Reporter (apresentado pelo jornalista Sergio Chapellin), a cidade que registra a maior longividade é no sul do país (me esqueci o nome da cidade). Dentre o ambiente de interior, comidinha de natural plantada no quintal, os Pesquisadores consideram que o alto consumo de Maçãs por lá, é responsavel por ter tantos idosos vivos e o mais importante, na ativa, produtivos. Purê de Maçã no almoço, Chá de Maçã, Suco de Maçã gelado, Compota de Maçã, Tortas e Bolos de Maçãs fazem parte do consumo deles semanalmente. Dentre eles o Chá de Maçã, conforme os pesquisadores é o que mais contém antioxidantes, que atacam diretamente os radicais livres.

Eu amei este Chá desde a 1.a vez que tomei ele. Raramente eu preparava. Agora em 2008 ando preparando com frequência, depois que descobri que é um importante anti-envelhecimento.

Vou ensinar este Chá delicioso, porque hoje eu vou tomar ele comendo um pedaço de Bolo de Maçã de Liquidificador da Tia Cristina Toledano. Vocês sabem receitinha de sogra é acertar em cheio. A combinação perfeita: Chá de Maça da sogra + o Bolo de Maçã da cunhada (filha dela).

Chá de Maçãs da Dona Lavínia:
  • 3 colheradas (sopa cheias) de açúcar (a minha sogra prepara com muito mais, o chá dela é totalmente adoçado só no caramelo - como eu não processo glucose direito por causa da minha operação no estomago, senão dá dumping, criei um jeitinho que ficou no mesmo sabor agora eu faço só com 3 colheres o caramelo e depois adoço com adoçante para não pesar demais nas calorias e fica com o sabor perfeito assim também)
  • água filtrada (eu completo até altura de 3/4 do meu fervedor teflonado)
  • 3 saquinhos de chá - Chá Matte ou Chá Matte Limão
  • 1 rama de canela (a Dona Lavínia coloca 2)
  • 3 cravos-da-Índia (a Dona Lavínia coloca 6 deles, esse pode colocar quanto quiser, eu pessoalmente não sou muito fã)
  • 1 tira de casca de laranja (sem a parte branca - não deixe de colocar)
  • 1 maçã grandona cortada em quatros com a casca (ou quantas você quiser, 1 maçã só diz os pesquisadores do Globo Reporter no chá é rico em antioxidantes )
  • suco de 1 limão espremido (se for usar Cha Matte Limão não precisa)

Pilotando a Cozinha com Priscila: Faça um caramelo. Eu já faço direto dentro do fervedor teflonado. Queimou, despeje água, eu completo até 3/4 da altura do fervedor. Coloque as maçãs picadas em quartos com a casca, as especiarias, a tira de casca de laranja + os saquinhos de Chá. O suco de limão pode colocar agora ou no final. Eu pessoalmente prefiro mais no final que o saborzinho dele aparece melhor. Mexa raramente, só para ajudar a desmanchar rápido o caramelo. No demais não precisa. Ferva até você perceber que a maçã está transparente.

Servindo ao Estilo Priscila: Você pode coar tudo agora ou fazer como eu faço. Eu coloco tudo no Bule de Chá de Porcelana que ganhei quando casei da Tia Celeste (irmã do meu sogro Avelino). Neste bule de porcelana como ele afina lá ponta, nada cai na xícara, vai naturalmente coado e nada entope no buraquinho também, que lá dentro não não deixa passar nem cravo. Assim o Chá fica enfeitado, com os pertences nadando dentro dele, o pessoal vê que é um Chá no capricho.



Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários