Visitantes:

"Biscoitos Fofos Espirais de Queijo" - de Sete Lagoas

Mineirando com Priscila...










Vivo bisbilhotando os cadernos de receitas das vizinhas, esta receita está lá, foi copiada por todas, aparece batizada com 2 nomes:
  • Argolinhas Mineiras (é o nome original e antigo deste biscoitinho).
  • Biscoito de Queijo de Geladeira (é o nome popular dele, que conheci quando morei em Sete Lagoas, porque a massa crua pode ficar na geladeira por 5 dias se quiser).
  • Espirrais de Queijo de Sete Lagoas (deveria ser o nome correto dele).
O "Engana-me que eu Gosto": Crua a textura da massa é idêntica a massa pão de queijo com polvilho, até o cheiro é igual. Já assado comendo, não tem nada a ver com Pão de Queijo. Eu já assei com 150 g de canastra, 200 g canastra e até ela com muita canastra ralada (acho que coloquei umas 300 g). É aquela receita que quanto mais queijo coloca-se mais gostoso fica.
  1. Argolinha ou Palito - Se assar como palitinho torçido ou argolinhas (rosquinha com furo), comendo ele é mais para biscoito mesmo, todo crocante.
  2. Espirral (meu modelo preferido) - Se assar como um espirral do jeito que eu conheci, é mais gostoso de comer. Por fora é biscoito crocante e por dentro lembra um pãozinho de minuto de queijo (daqueles muito bom de comer). Na minha opinião o modelo mais gostoso para acompanhar um cafézinho preto fresco quentinho.
Argolinhas Mineiras
Biscoitinho de Queijo de Geladeira
Biscoitos Fofos Espirrais de Queijo Mineiro de Sete Lagoas
  • 200 g queijo Canastra ralado (pode ser o Queijo Minas Padrão ralado ou Queijo Meia Cura)
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) Maizena (amido de milho)
  • 1 colher (sobremesa rasa) de sal - se for usar o Queijo Canastra ou Minas Padrão (se for usar o Queijo Meia Cura, coloque 1 colherzinha de chá no máximo)
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo
  • 1 caixinha de 200 g de creme de leite UHT
  • 100 g de manteiga sem sal (molinha em temperatura ambiente)
  • leite ou água - eu precisei colocar umas 2 colheradas de sopa para dar ponto na massa
Rendimento Testado pela Priscila: Eu gosto de assar 1/2 receita por vez (um dia eu asso 1/2 receita, uns 2 dias depois eu asso + 1/2 receita). Este biscoitinho sustenta. Dispensa totalmente o pão.
  • 1 receita inteira total 26 espirral (modelados com 1 colher de sopa de massa crua, rolando no granito um cordão de 30 cm de comprimento)
  • 1 fornada minha - é um disco de pizza de aluminio grande com 13 espirrais - parece pouco mais é um biscoitinho quente que sustenta e alimenta bem, o suficiente para servir 4 adultos na mesa de café da tarde tranquilamente.
Pilotando a Cozinha com Priscila:

Eu começo ralando o queijo manualmente e misturando os ingredientes secos.

Acrescente os líquidos (manteiga que pode ser molinha, molinha em temperatura ambiente ou derretida + creme de leite UHT de caixinha longa vida).
Dona Tereza falou para amassar na mão até ficar homogenea. O ponto que você precisa achar é de uma massa branca, lisa e macia. Se estiver muito seca, vá acrescentando 1 colher (sopa) de leite ou água. Cubra com pano e deixe descansar por no mínimo 30 minutos, o ideal é 1 hora.
Caso não vá assar daqui 1 hora. Embrulhe a bola de massa em filme plástico e leve para gelar. Agora você pode até esquecer por uns 4 a 5 dias dentro da geladeira se quiser.

Para modelar gostoso essa massa, precisa ser em temperatura ambiente. Mas ela geladissima deixada em cima do granito por 15 a 20 minutos, fica numa textura também muito boa de trabalhar com rolo e cortadores de biscoitos. Já aviso, essa massa geladíssima é dura demais. Quando você for modelar a surpresa. A massa fica igualzinha a massa crua de pão de queijo de polvilho, até o cheiro é igual.
Eu começo fazendo só cordões de massa com 30 cm de comprimento no granito da pia, pegando 1 colher (sopa) de massa crua. Não pede nada de farinha, não gruda no granito, uma massa crua deliciosa de se trabalhar.
Então enrolo como uma espirral (igualzinho como Dona Tereza assa), que também é meu formato predileto.
Eu gosto de assar dentro do disco de pizza grande de aluminio, forrado de papel aluminio. O papel alumínio na verdade não precisa, porque a receita já é amanteigada. Mas como principalmente no domingo não quero louça para lavar, assar no papel aluminio, deixa o fôrma limpinha. Deixe um espaço de 1 dedo só entre uma espirral e outra. Cabe certinho 13 espirrais.
Pincele com Gema.
A Dona Tereza não polvilha nada. Eu que gosto de polvilhar: oregano, gergilim ou queijo canastra extra (se tiver uma sobrinha).
A fornada é de 20 a 25 minutos de forno, se for o modelo espirral (o mesmo tempo de forno de um pão de queijo). Se for o modelo argolinha ou palito torcido com 15 minutos já estão bons. Forno já quente pre-aquecido a 180.o C. No forno ele estufa e cresce um pouquinho.
Fornada quentinha pronta. Sirva agora, acompanhando um café preto fresquinho!

Fonte - Merecidos Créditos: Trata-se de uma receita de família da minha ex-vizinha Dona Tereza de Sete Lagoas. Ela o tempo todo chamou esta receita de Biscoitinho de Queijo de Geladeira. Já quando li no caderno de receitas dela estava registrado como "Argolinhas Mineiras". Ela explicou que a vó dela (já falecida claro) assava em tabuleiros no forno a lenha da roça no formato de rosquinha (argolinha). Como assar no formato rosquinha gasta mais gás de cozinha, ocupa mais espaços nos tabuleiros e gera mais fornadas, ela tem assado ele no formato espirral, que acaba ocupando 1 única fornada de tabuleiro n.o 5 (forno de 6 bocas). Mas ela já assou como palitinhos torcidos, de tudo quanto é jeito. O caderno de receitas era um capricho só. Era um caderno novinho, recentemente reescrito a mão, com letra perfeita de professora da neta dela. Diz Dona Tereza, minha mãe copiou do caderno da minha vó, eu copiei do caderno da minha mãe, a Ana Carolina (a neta) copiou 1 caderno para ela e reescreveu um novinho para mim.

Morando em Minas acabei aprendendo servir na Mesa de Café (o Brunch) muitas receitinhas deliciosas (assadas e fritas).

Vou recomeçar a faze-las novamente, fotografar para apresentar para vocês. É uma receita melhor que a outra.






Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários

parabéns seu blog é lindo sou tua fã visite o meu amiga.
Anônimo disse…
PARABÉNS!!!!!
Ótimas receitas transcritas com muito detalhe e ainda tem as fotos para nos auxiliar melhor.

MUITO OBRIGADA!!!!!
Lais disse…
Minha nossa, como você é caprichosa! E que paciência... Rsrs não tenho essa virtude.