Visitantes:

"Pizza de Arroz de Liquidificador" - Receita 1 - da vovó Dona Selma

Falsa Pizza, com cheiro e sabor de Pizza gostosa!

Receita maravilhosa muito antiga do caderno da minha mãe Dona Selma, do tempo que eu era adolescente ainda.





Minha mãe ela gosta de receita rápida, prática, fácil. Isso é a cara dela. É ótima mesmo!



Também é a mesma receita da Pizza de Arroz do Clodovil, preparada pelo Chef Luiz. Receita do Clodovil que saiu daquele fichário receita de caixa de madeira, que exibia aos elogios, cheios de cartões plásticado, todo datilografado por uma antiga secretária dele. Essa Pizza de Arroz foi servida para uma pessoa famosa, agora não me lembro o nome dela, aquele programa as tardes na Rede Tv de Televisão, o " A Casa é Sua" (antes da Sônia Abrahão voltar a apresenta-lo de novo). Amava assistir o Clodovil, o que ele gostava de comer era muito parecido com o que comemos aqui em casa. Amava ver ele ensinar uma receitinha idêntica a minha na televisão, vinha só confirmar o que sempre achei desta Pizza de Arroz e de outras receitinhas: Comidinha caseira é o máximo!

Pizza de Arroz sempre foi muito elogiado pelo meu marido Alexandre! Ele já chegou me sugerir assar essa versão cobrindo igualzinho a Torta Lanche de Sardinha da Dona Lavínia.
A massa é surpreendente! Preparei com sobra de Arroz cozido Prato Fino. Assada não é uma massa crocante, fica altinha fofinha, exatamento no nivel da lateral da fôrma de Pizza, que absorve totalmente o sabor da cobertura que você, a massa tinha gosto e cheiro de Pizza Marguerita. Comendo parece ser um purê de batata levemente flocadinho só que mais consistente, que você corta a fatia e vem inteira sem quebrar para o prato. Apesar do arroz ser liquidificado, ele fica numa consistência de micros sisquinhos, que dá essa textura de flocadinho depois de assado. A massa crua liquidificada, chega a ser meio pesadinha para o liquidificador da Walitta, nada que desligando e uma colher não resolva o problema. Crua tem gosto de torta de liquidificador comum, assada, não tem nada ver, fica totalmente com o sabor da cobertura que você colocou em cima.

Pizza de Arroz de Liquidificador
da Dona Selma e do Clodovil
- Receita 1:
(Liquidifique - rende um creme grosso de 750 ml dentro do copo):
  • 250 ml - 1 copo (requeijão) - leite integral
  • 125 ml - 1/2 copo (requeijão) - óleo de milho
  • 2 ovos jumbos inteiros
  • 20 g - 2 colheres (sopa cheias) - parmesão ralado fino
  • 2 copos (requeijão até a boca, medido apertadinho) - sobras de arroz cozido
  • 1 colher (sopa) fermento em pó para bolo

Pilotando a Cozinha com Priscila:
Liquidifique os ingredientes. Fica pesada para o liquidificador, o creme é bem grosso, desligando e com ajuda de colher, logo ele fica uniforme. Não acrescente nem um tipo de líquido para ajudar.
Disco de Pizza Grande (8 fatias) untada com capricho de margarina e polvilhada de farinha de rosca.
Despeje a massa crua dentro do Disco de Pizza preparado. Nivele a superficie. A massa crua tem gosto de torta de liquificador com sisquinhos. Leve para "pré-assar" em forno já preaquecido, quente a 180.o C, por "25 minutos".
Depois de 25 minutos, sai do forno assim, estufadinha e clarinha ainda.
Aplique Molho de Tomate à vontade, estou usando Pomarola Peneirado Salsa Cebolinha (daquela embalagem grandinha longa vida de 520 g).
Preparei Pizza Marguerita (predileta daqui de casa): com 300 g de mussarela ralado grosso, 6 fatias de tomate (que foram polvilhadas com parmesão ralado, só sobre o tomate), 2 galhos inteiros de manjericão fresco desfolhado + 6 azeitonas.

Volte ao forno só para derreter a coberturta ao ponto. Usei azeite extra virgem (um verde gostosão que o Alexandre comprou) só depois que saiu do forno.


Comentários

Unknown disse…
priscila.........olá!amei o seu blog,e já anotei várias receitas suas pra alegrar muinha família aqui.tbm somos mineiros!rsrsr.abraços querida!
ana maria disse…
priscila amei esta receita muito pratica e facil de preparar as minhas meninas ,aprovou .
ana maria disse…
priscila amei esta receita muito pratica e facil de preparar as minhas meninas ,aprovou .
Adriana disse…
Sinceramente estava na maior espectativa esperando meu filho mais velho chegar em casa para servir essa pizza e para minha surpresa eles e eu detestamos, joguei recheio fora, infelizmente muito ruim.......
Adriana Belo Horizonte
Anônimo disse…
A massa é gostosa, mas não fica firme, na hora de cortar a pizza quebra toda.
Pedro disse…
Essa pizza é uma delicia e muito fácil de preparar! Obrigado! Estive a ver também esta:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-pizza-de-arroz-4184.html, que achei muito boa.