Visitantes:

"Pizza com Massa de Fermento em Pó para Bolo" - da vovo Lavínia Beneducci




Quem frenquentava a casa da minha sogra, teve o prazer de comer as diferentes pizzas caseiras dela.

Dona Lavínia prepara suas pizzas com massas diferentes. A maioria era com a clássica Massa de Pizza Napolitana de fermento fresco para pão.

De vez enquando ela fazia uma massa diferente, feita de fermento em pó para bolo, vou apresentar abaixo.  Sucesso total! 

A característica forte da Pizza da Vovo Lavínia, eram pizzas caseiras com muito molho, pré-assadas com molho aplicado de leve, e na montagem ganhavam + molho, era molho para valer. É um estilo marcou época. Hoje é raro eu encontrar por ai uma pizza com tanto molho como eram os preparados por ela.
Fonte: Trata-se da receita da Pizza à Portuguesa da Enciclopédia Almoço e Jantar (que no final da década dos anos 80 e inicio dos anos 90 foi comercializada pelo Círculo do Livro). Livro 1 de Massas, receita sem foto da página 38.


Receita do tipo "engana que eu gosto": tem cara e cheiro pizza, a massa engana mesmo parece pizza fininha crocante.



Massa de Pizza de Fermento em Pó para Bolo
da Enciclopédia Almoço e Jantar - da Dona Lavínia
(receita de abrir no rolo -
rende massa para só 1 pizza das grandonas 10 fatias - falsa pizza):
  • 2 copos (requeijão cheio até a boca) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher (sobremesa rasinha ) de sal (ou à gosto)
  • 1 colher (sopa normal) fermento em pó para bolo
  • 200 ml aproximadamente ( 3/4 copo de requeijão - menos 1 dedo) de leite (ir pingando aos poucos)

Pilotando a Cozinha com Priscila
: Numa tigela de inox misture os ingredientes secos. Vá pingando o leite até obter uma bola de massa homogenea. Tem que sovar ela na bancada do granito da pia. Cubra com pano de prato limpinho da gaveta e deixe ela descansar por 10 a 15 minutos sobre a pia mesmo. É o tempo do glutém relaxar, o que deixa ela fácil de abrir no rolo. Enquanto isso, unte com margarina a fôrma de Pizza grandona.

Vocês vão amar: " Não precisa pre-assar a massa crua". Abra no rolo e deite sobre a fôrma preparada.

A receita original é de uma Pizza Portuguesa com bastante molho.

Sobre a massa crua com bastante molho faça a Pizza que quiser. Eu preparei uma Marguerita à moda da Pri (com sorobas de queijo da nossa geladeira: mussarela + provolone). O forno é já preaquecido,mantenha a 180.o C, com 15 minutinhos já está bom. o tempo da cobertura derreter no ponto, colocando na grade do meio. A massa é tão fininha que assa ao mesmo tempo que a cobertura derrete. A massa não fica enxarcada com o molho, nasce do forno perfeito. Saiu do forno, na mesa sirva regado de azeite extra virgem (aquele verdinho gostosão) + Vinho tinto gelado, com Coca + rodelinha de limão dentro para as crianças.

Modus Operante da Pri: Eu faço 2 massas para 2 pizzas grandonas, que atende os repetecos de 3 adultos + 1 criança. Cada pizza de um sabor diferente. Só que para fazer eu prefiro sovar 1 receita por vez, não sei dizer porque, na minha mão dá mais certo. Sovo uma cubra com o pano, sovo outra, deito ao lado da 1.a bola debaixo do mesmo pano de prato. Então começo a untar 2 fôrmas Discos de Pizzas, só depois abro no rolo as 2 na sequencia. Cobriu com molho, vai ao forno. Eu monto de uma vez as 2 pizzas. Uma fica na grade do meio a outra fica na grade cima. Como tem 2 pizzas num forno de 4 bocas, por isso que a 1.a pizza vai ficar pronta só 15 minutos depois. Tirou a 1.a pizza, coloque a 2.a pizza para baixo na grade do meio. Cuidado, a 2.a pizza nasce rapidinho, rapidinho, por isso deixe a luz do forno acessa. Da mesa eu fico de olho para porta da cozinha do meu apartamento para dentro do forno acesso.

Essa receita é imperdível tem que estar no caderno de todo mundo.
Muito boa de fazer, melhor ainda de comer!



Comentários

GiPiu disse…
Oi Pri!

Eu fiz uma bela portuguesa com muito recheio e apesar de não ter conseguido deixar a massa muito fininha ficou muito boa!!! Parabéns!!!
sandra disse…
Oi Pri, fiz sua receita ficou ótima,
que delicia!!!