Visitantes:

"Sanduíche de Forno de Sardinha" - da vovo Lavínia Beneducci Afonso


Esta delícia é da minha Sogra Dona Lavinia
Ela chama de Sanduíche de Sardinha de Forno




Este sanduíche ( lanche ) de forno é uma delícia! Receita predileta do meu marido Alexandre, toda fez que preparo para a nossa mesa de café da tarde ( brunch ) ele elogia. Aquele simples, pra lá de muito bom! Apesar da rapidez de fazer é um lanche que pode ser servido num sábado a noite sem problema, substituindo as pizzas, esfihas, coxinhas, pastéis, etc... Gosto muito desta receita porque ela é gostosa de todo jeito: quentinha, morninha e principalmente em temperatura ambiente. Se sobrar um pouquinho, é uma delícia no café da manhã. Aproveitamento total do refratário.

Foto original do Pão de Sardinha da Revista de Festas da minha sogra.


Fonte: Este lanche de forno é uma receita da minha sogra Dona Lavinia. É de uma antiga Revista de festas de aniversários com bolos, docinhos, salgadinhos, entre eles esta receita com foto, registrada com o nome “ Pão de Sardinha “.
Torta Pão de Forma de Sardinha de Forno
Sanduíche de Forno de Sardinha
Base:
o margarina – para untar o refratário
o farinha de rosca – para polvilhar o refratário
o 1 pão de fôrma, sem casca (são 2 camadas de fatias)

Eu não coloco” - Caldo de Galinha ( 1 colher de sopa – por fatia de pão – pessoalmente acho que não precisa, o recheio salada é bastante úmido e bem temperado, coloquei na 1.a vez fiz, agora não coloco mais – a receita esta aqui original do jeito que ela é ):
o 250 ml – 1 copo ( requeijão ) água fervente
o 1 tablete de caldo de galinha, esfarelado

Salada de Sardinha ( esta salada em 15 minutos, fica bastante líquida é assim mesmo, o tomate também solta água depois ):
o 1 cebola em purê (não é picada)
o 3 latas (130 g) sardinha, picada (sem espinha, sem o óleo)
o 2 tomates, dos grandes, vermelhos, com tudo picadinho
o azeitonas “ pretas “, à gosto (eu coloquei ½ copo de requeijão descaroçadas das verdes)
o 2 ovos cozidos, jumbo, picados (se forem ovos pequenos, pique 3 deles)
o cheiro verde picadinho, à gosto ( eu coloquei quase 1 maço inteiro - bastante )
o Fondor, à gosto
o sal
o pimenta-do-reino
o 1 colher ( sopa ) orégano
o 125 ml – ½ copo ( requeijão ) óleo de milho (a receita não pediu azeite – eu coloquei óleo de milho Mazola)
Recheio de Sardinha pronto.
Eu estou montando no refratario médio, a mesma quantidade de recheio ( 6 fatias de pão por camada ). O recheio dá conta para um refratario grande certinho ( 8 fatias de pão por camada - 6 inteiras e 2 fatias cortadas em tiras para completar o espaço ).
Montado antes de levado ao forno.
Sai do forno com esta cara.

Pilotando o Fogão com Priscila:


Recheio Salada – Escolha um bowl de inox de 2 litros de capacidade ( bacia de inox ) para fazer esta saladinha. Ela pronta dá + de 1 litro de recheio. Misture todos os ingredientes e tempere. O sal só coloque depois das azeitonas. Se for usar caldo na montagem, tempere com menos sal . Se não for usar só a salada na montagem corriga o sal no ponto certinho. O tomate, com a cebola em purê, + o óleo de milho, soltará bastante água na salada, dá um senhor volume.

Pão de Fôrma – Retire as rebarbas, reserve as casquinhas para fazer torradinhas de azeite.

Montagem – Dentro de um refratário untado de margarina e polvilhado de farinha de rosca faça a montagem. É simples: apenas 2 camadas de pão e 2 camadas de recheio só. Se for umedecer com caldo de galinha é só colocar 1 colher de sopa por fatia ( + nada ). A salada é colocada no sanduíche com todo o líquido que soltar dela. O líquido da salada irá temperar o sanduíche. Leve ao forno aberto, até começar a cheirar bem, a superfície ficar levemente crocante ( não seca demais ), leva uns 25 minutos a 30 minutos em forno já preaquecido ( o mesmo tempo de um gratinado ).



Rendimento testado pela Priscila:
1 sanduiche de forno família – 8 quadrados bons – refratário retangular grande transparente da Marinex com 3 litros de capacidade.




Dicas da Priscila:

Sardinha – A receita pede 500 g de sardinha de lata. Uma latinha vem com 130 g de sardinha ( aquela pequenina da Coqueiro que vem com 2 sardinhas dentro ). Eu preparei o recheio com 3 latas delas, juntando os demais ingredientes rendeu + de 1 litro de saladinha ( muito recheio, recheio bem molhado). Dá para rechear com tranqüilidade o sanduíche montado num refratário retangular Marinex transparente, dos grandes com 3 litros de capacidade.

Caldo de Galinha – Eu pessoalmente acho que não precisa, porque o recheio saladinha é naturalmente bem líquido. A receita pede 1 litro de caldo de galinha ( 1 litro de água + 1 tablete ), molhar o pão + todo o recheio com todo o liquido do recheio. É liquido demais para este sanduíche. Na foto meu lanche foi preparado com 250 ml de água fervente para 1 caldo de galinha, mesmo assim sobrou ½ xícara ( chá ) de caldo ±.
Pão Umedecido – Eu já preparei diversas receitas diferentes e acabei concordando na prática com a proporção que a boleira Isamara Amâncio disse na televisão: “ umedecer cada fatia de pão de fôrma só 1 colher sopa de calda e + nada “. Na montagem o pão parece que ainda está muito seco, merecendo ser melhor molhado. Não molhe mais, é só olhar a foto deste lanche quente no prato para ver que a textura. A fatia debaixo ficou semi seca e a fatia do meio úmida. Na foto original as fatias ficam + sequinhas ( por isso acho que pode despensar a calda neste sanduíche ). Meu Sanduíche na Foto – A receita é perfeita para 1 refratário grande, eu preparei 1 refratário médio com a mesma quantidade de recheio para 1 grande. Por isso na minha foto usei menos fatias de pão.

Pão de Fôrma – Um pão de fôrma vem com 20 ou 22 unidades. Para um refratário grande, será preciso 16 fatias inteiras + 1 fatia recortado para o canto = 17 (2 camadas). Para um refratário médio eu usei 14 fatias (12 inteiras – 6 por camada + 2 fatias recortadas para o canto).

Comentários