Visitantes:

"Pão-de-Ló de Leite Quente da vovó Dona Selma"


Receita antiga veio  Livros Espirais Receitas do Açúcar União,
que minhas tias e mãe (a vovó Dona Selma),
assavam quando eu era criança... moçinha.
Fui criada tomando café com este pão-de-ló.


Pão-de-ló de Leite Quente - Foi um nome batismo usado por décadas
Pão-de-lò Escaldado - É o atual  o nome de batismo, coisa da moda atual,  pegou  + força recentemente nos fóruns do facebook, chamar este tipo de receita de Escaldado.
Ambos são a mesma coisa. Existem mil receitas desses tipos.

O que difere leite quente / escaldado das outras receitas? 
1 - Comendo puro - É a principal diferença, todo bolo leite quente ou escaldo, puro é + gostoso de comer.  Despejar líquido quente com gordura tipo leite integral quente escaldando a nuvem de ovos, faz nascer assado + gostoso comer puro sempre.
2 - Sempre foi um ótimo recurso para dissolver  o chocolate das receitas de bolos de chocolate.

Esta receita não indico para bolos festas.
Esta receita tem proporção ingredientes, nasce indicado  para tomar cafézinho mesmo.





  • Leite quente escalda tudo a massa crua, cria naturalmente um cheiro e um sabor único das receitas de leite quente, faz nascer assado tem sabor natural (sabor de nada como batizo) muito bom, muito bom mesmo de comer.
  • É naturalmente miolo fofo + umido (obvio, assamos por 30 minutos aqui, passou disso ira ressecar com certeza, cada pessoa tem conhecer o forno que usa)
  • Não é bolo para ser fatiado, não se presta para isso,  que ele desmancha fácil, pedaço pequeno você fatia tipo pão doce com geléia, é bolo para mesa de café

Mão para bolo? Essa frase é verdadeira.
Todas as mulheres da minha família já assaram este bolo. Todas criam seus filhos com este bolo. O melhor pão-de-ló de leite quente é o feito pelas mãos da minha irmã Cristine, ja fiquei do lado dela, a mesma coisa que eu faço, o dela é uma coisa de louco, parece até outro bolo... Tem uma única  pessoa da  minha família, tudo que ela assa vai quase tudo para lixo kkk.... Mão para bolo existe mesmo!









Pão-de-Ló de Leite Quente da Vovó Selma:
  • 3 ovos inteiros ( tamanho jumbo,  os meus pesados crus com casca tem 60 g cada, comprados no ceasa, em temperatura ambiente ) - siga o truque de tirar cheiro das gemas da água leia o preparo
  • 2 copos ( requeijão ) açúcar refinado ( esse recado é para as mineiras que fazem tudo com o cristal)
  • 1 copo ( requeijão cheio até a boca ) leite quente fervente - 250 ml
  • 2 copos ( requeijão ) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher ( sopa ) fermento em pó para bolo
Fôrma:
  • tabuleiro n.o 3 ou refratario grande retangular Marinex transparente (com 3 litros de capacidade internos)
  • Se for servir a mesa puro, prefira assar em refratario, assim nasce do forno já dentro do serviço de mesa bonito.
  • Unte o fundo e 1 dedo só da lateral com margarina. A lateral toda ficará praticamente seca. Polvilhe farinha de trigo. Assim o pão-de-ló cresce grudando na lateral e termina assado com o miolo retinho, retinho ( nada de barriga alta ).
Pilotando a Batedeira com Priscila:

1 - Separe as gemas das claras.
2 - Truque simples =  Numa tigelinha a parte  coloque as 3 gemas e coloque 1 colher de sopa de agua. Misture agua com gemas e aguarde 10 minutos. É uma bobeira, resolve muito o problema de cheiro de gemas. Tem uma explicação técnica para isso, eu não sei explicar.
3 - Pão-de-Ló prático. Bata as 3 claras em em neve firme.
4 - Acrescente colheradas de açucar aos poucos (2 xícaras de chá)
5 - Depois as 3 gemas desmanchadas na água.
7 - Alterne leite quente  (250 ml) com colheradas de farinha de trigo (2 xícaras de chá), eu faço com batedeira ligada, rapidamente.
8 - Finalize com fermento em pó para bolo.
9 - Forno preaquecido, a 180.o C. Meu forno 30 minutos é suficiente. Cada um deve conhecer seu forno.


Nasce do forno assim ( massa com 3 ovos ) com 2,5 cm de altura assados, quase na borda ( esse refratario tem só 3 cm de altura ).
É um bolo baixinho? Se tratando que será servido fatiado e para mesa de café, é perfeito. Pedaço  nasce suculento e fofo.



Geléia de Morango da Priscila
( a minha geleia não é um mel, é adoçado no ponto, do tipo faz agora e acaba hoje mesmo na mesa):
  • 1 caixa de morango fruta - 250 g ( picado em 2 ou 3- é um pouquinho mesmo uma única caixinha )
  • 3 colheres ( sopa ) açúcar refinado ( se tiver muito azedo o morango eu coloco 4 )
  • 1/2 limão espremido ( quando a geléia sair do fogo )
Pilotando o Fogão com Priscila: Esta geléia ferve e cresce muito, use uma caçarola pequena de lateral alta. Lave os morangos e já vai picando direto dentro da caçarola. Misture 3 colheres de sopa de açúcar neles e leve ao fogo. Em 5 minutos ele se encheu de água. Abaixe a chama um pouco e mantenha no fogo até reduzir a metade e desligue. Se você achar que está pedaçuda demais neste ponto ainda, não tem problema, dê uma leve espremida no garfo e mais nada. Esprema o suco de limão fora do fogo. Vai estar muito líquida. Esqueça, espere esfriar que ela engrossa sozinha consideralmente.

Fonte: Receita da minha mãe Dona Selma. Ela aprendeu a fazer este bolo nos anos 70 ,  lá na casa da minha Tia Jenair (esposa do Tio Walter irmão do meu pai) de Bauru. É uma receita dos livros antigos espirrais do açúcar União.


ESTA RECEITA NÃO RECOMENDO
PARA FAZER BOLO DE ANIVERSÁRIO

ESTE É PÃO-DE-LÓ PARA MESA DE CAFÉZINHO






Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários