Visitantes:

"Moqueca Verde com Pirão"

Moqueca de Coxão Duro acredita?




Moqueca Verde com Pirão
um clássico da comida nordestina.

Tem cheiro de moqueca, tem gosto de moqueca, delicioso!





Aconselho todas as mamães anotarem esta receita.
Tudo nesta receita é supreendente:
  1. Almoço baratinho com rendimento. Com 500 g de coxão duro só (1 bandejinha de brochetes do Carrefour, baratinho de comprar, é carne de 2.a), você serve um almoço para 6 adultos bons de garfo. Se for almoço para 2 adultos e 2 crianças vai sobrar mistura.
  2. Vem com Pirão delicioso, com gosto de moqueca, que vai ser devorado pelos filhos.
  3. O pica na tábua é pratico, o coxão duro bem cozido, desfia brincando no garfo. Pimentões tomate e resto é tudo em rodelas.
  4. A carne já vem com acompanhamentos e caldinho ( dispensa o feijão), já vem com o Pirão (que substitui um purê de batata), arroz branco com salada e mais nada.
  5. Delicioso de comer!



Muito bom: Tem cheiro de moqueca, tem gosto de moqueca, é uma delícia! Incrível, preparada com coxão duro desfiado e fica com gosto de moqueca. É uma versão melhorada do acém desfiado com pimentões da minha mãe Dona Selma. Esta carne desfiada foi elogiada pelo Alexandre. O pirão é ótimo, até o Michel gostou, tem todo o sabor da moqueca nele.





Moqueca Verde:
  • 500 g de cubos (comprar a bandejinha de isopor com o nome brochetes do Carrefour) coxão duro ( acém, músculo ou paleta )
  • 1 tablete de caldo de costela ( na receita original era caldo de carne )
  • óleo de milho
  • 1 colher ( sopa cheia) tempero verde mineiro, sem sal de geladeira (a receita original leva 3 dentes de alho )
  • 2 cebolas “ roxas “ em rodelas finas
  • 2 pimentões verdes em rodelas finas ( a receita original pede 3 pimentões verdes )
  • 25 ml – azeite de dendê ( 3 colheres de sopa – 1 garrafinha pequena da Cepera de azeite-de-dênde vem com 100 ml )
  • 3 tomates vermelhos, em rodelas finas, com tudo (a receita original pede 4 tomates)
  • 2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadinha (coloquei as 2 pimentão ficou no ponto )
  • ½ xícara ( chá ) coentro picadinho
  • ½ maço de cheiro verde inteiro, amarrado com barbante
  • 1 tablete de caldo de legumes ( esfarelado – usei caldo de tablete em pó da Sazón )
  • sal
  • 8 conchas do caldo do cozimento do coxão duro ( dá exatamente 2 copos de requeijão de caldo - 500 ml de caldo quente, colocado metade no inicio do cozimento e depois + no final do cozimento )
  • 1 garrafinha – 200 ml – leite de coco
  • cheiro verde picadinho – para polvilhar sobre a moqueca pronta


Pirão da Moqueca Verde (este pirão é delicioso, não deixe de fazer):
  • 1 copo ( requeijão cheio até a boca ) de farinha de mandioca torrada
  • 6 conchas do caldo da moqueca verde ( se puder mais caldo, pode retirar líquido o suficiente para deixar a moqueca verde molhadinha e não nadando )
  • chaleira de água fervente, para ir pingando ( será necessário + líquido)
  • sal
  • cebolinha verde, em rodelinhas à gosto


Pilotando o Fogão com Priscila:



Coxão Duro – Se for usar uma panela de pressão de 4,5 litros não estranhe, 500 g de brochetes é só um pouquinho de nada lá embaixo de carne. Por isso cubra com pouca água ( sem exageros, no máximo para você não ficar insegura meia panela de pressão, mesmo assim é muita água ). Não é preciso selar os cubos, cozinhe em pouca água com 1 tablete de caldo de costela, por 1 hora na pressão, contados depois que começou a chiar o pino Cozido, retire e desfie com faca e garfo, retirando todos os nervinhos, ele estará se desmanchando, fácil, fácil. Apesar de cozido com tablete de caldo de costela, a água dentro da panela de pressão ( o caldo ) não tem sabor de nada, está praticamente sem tempero. Reserve este caldo, usaremos no preparo da Moqueca Verde em outra caçarola para finalizar o cardápio servindo pirão.

Moqueca Verde – O preparo de caçarola é gostoso de fazer e simples. Primeiro refogue o alho ou tempero verde mineiro no óleo. Coloque toda a cebola roxa e o pimentão verde. Dá uma senhora cama de rodelas, vai demorar um tempinho, para tudo isso refogar e muchar e assim mesmo. Quando a cebola e o pimentão em rodelas tiverem muchado e se tornado uma cama reduzida no fundo da caçarola, comece a montagem da moqueca.
Montagem é deitar em camadas os outros ingredientes dentro da caçarola. Primeiro molhe a cama de pimentões com cebola com azeite de dendê. O TEMPO DE FOGO DESTA CAÇAROLA DEPENDERÁ DA GROSSURA DAS FATIAS DE TOMATES, SE FOREM FININHAS, POUCO TEMPO DE COZIMENTO, SE FOREM GROSSINHAS + TEMPO NO FOGO. Faça 2 camadas: metade da carne desfiada, 1 e ½ tomate em rodelas ( é o que cabe na minha caçarola e ainda levemente sobrepostas ), 1 pimenta-dedo-de-moça picadinha, um pouquinho de coentro, o amarrado de cheiro verde inteiro e o tablete de caldo de legumes esfarelado. Repita de novo: o restante da carne, as rodelas de tomate, a pimenta dedo-de-moça picada e o cheiro verde picadinho com coentro.
AGORA É O DETALHE: SE FOR PREPARAR PIRÃO TEM QUE FAZER ESTA MOQUECA COM + CALDO, SE FOR FAZER SÓ A MOQUECA É COM MENOS CALDO. PREPANDO COM PIRÃO DO MEU JEITO: Eu coloco 4 conchas de caldo de carne ( minha concha grandona, o que equivale 1 xícara de chá de caldo ), tampo a caçarola e deixe levantar fervura em chama alta. Levantou fervura cozinho 10 minutos. Então remexo tudo, para os tomates se desmancharem rápido. Coloco então + 4 conchas das minhas de caldo de carne quente. Deixo levantar fervura por 5 minutos em chama alta. Experimente o sal e faça a correção se for necessário. Neste ponto não tem gosto e nem cheiro de moqueca.
Coloco então 1 garrafinha de leite de coco. Só agora você sentirá o cheiro de moqueca, mas não tem o sabor de moqueca se você experimentar. Deixo no fogo só + 5 minutos e pronto, acabou. Agora, depois de 5 minutos cozido no leite de coco que aparece o sabor de moqueca.
Então preparo o pirão, retirando o máximo de conchas de caldo da moqueca verde, sempre acaba vindo para o pirão o pedacinho de alguma coisa é assim mesmo.

Rendimento Testado pela Priscila ( com 500 g de coxão duro ):

· Moqueca Verde - 15 colherzonas daquela de servir arroz branco bem cheias (cabe num refratário oval transparente pequeno com capacidade para 500 ml só – tem altura de 5 cm)
  • 6 pessoas - 2, 5 colherzonas bem cheias
  • 5 pessoas – 3 colherzonas bem cheias (é carne desfiada no prato com bastante fartura)
  • 4 pessoas - 3,5 colherzonas bem cheias
· Pirão da Moqueca Verde – 12 colheres das grandonas de servir arroz bem cheia (dá para 6 pessoas colocarem cada 2 colherzonas no prato)

Servir no prato 2 e 1/2 colhererzonas de Moqueca Verde no prato é uma porção exagerado comendo você vai perceber que igual a comer 2 e 1/2 bifes dos grandes.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com






Comentários