Visitantes:

"Pão de Milho" modelado no formato Bisnaguinha

 Que tal fazer um pão de milho caseiro, dos bons?


Pão de Milho
Você fará essa receita para sempre,
faça sempre modelagens diferentes, terá sempre cara de receita nova na mesa da sua casa.

Ingredientes 
(com ingredientes aumentam a qualidade deste receita):
  • 1 lata de milho 200 g - escorrido (essa água tem sal é açúcar, despreze)
  • 250 ml de água filtrada
  • 4 colheres de sopa de leite integral em pó (Porque leite em pó? Ele tem uma gordura em pó, age como amaciador do miolo do pão)
  • 30 g - 2 tabletes de 15 g - fermento fresco para pão biológico de geladeira
  • 3 colheres (sopa rasa) de açúcar cristal ou refinado
  • 1 ovo inteiro (use 1 ovo jumbo 60 g)
  • 3 colheres (sopa) óleo de milho ou canola
  • 1 colher (sopa rasa) lectina de soja para pão (é mel deixará seu pão + macio por maior tempo)
  • 600 g de farinha de trigo - para nascer miolo excelente, a qualidade da farinha precisa ser no mínimo  com 6% proteína + 7% vd
  • 1/2 colher (colher de sopa ) melhorador de farinha em pó para 600g de farinha de trigo  (ou deixe preparado, é + prático  1  pote de mantimentos de Mix de Farinha de Trigo para Pão, a proporção perfeita pesada é 15 g de melhorador  para 1 kg de farinha de trigo de supermercado)
  • 1 colher (sopa rasa, rasa mesmo) de sal
Acabamento:
  • 1 gema para pincelar
  • polvilhar fubá


Rendimento Testado pela Priscila
(com o custo 600g a 700g de farinha de trigo):
  • Rende 1 pão grande, com a modelagem dobra que você desejar 
  • Rende  2 pães médios, com a "modelagem dobra" que você desejar 
  • Rende 1 tabuleiro n.o 2 - retangular 29 x 22,5 cm (= 1 sulfite 4) cheio de bolinhas para modelar tipo, enche com 20 bisnaguinhas de milho 


Pão caseiro ou pão comprado
guarde embalado bem fechado, 
sem contato com ar ambiente.

Ficou assim, desembalado no ar  ambiente, 
todas as receitas endurecem + rápido, 
inclusive  as melhores receitas.

Assim, desembalado,  no ar ambiente, é só no momento de servir, degustar.


Pilotando a Cozinha com Amor 
(preparo fornearia com 2 etapas de crescimento da massa):

1 - Mix Caseiro de Farinha de Trigo para Pão: Crie 1 pote de mantimentos para fazer pães caseiros em 2019 em diante, a proporção será: 15 g de melhorador para 1 kg de farinha de trigo, misture diversas vezes, escreva no pote "Mix Farinha para Pão".


2 - Liquidifique a lata de milho escorrida (despreze a água da lata) com água filtrada nova + leite em pó, até obter um purê de milho amarelinho com o bagaço bem desmanchado.

3 - Num bowl grande, desmanche 2 tabletes de fermento para pão (total 30g) quebrado com os dedos com 3 colheres de sopa de açúcar, faça um atrito com a colher, até ativar e ficar tudo liquido.

4 - Quebre 1 ovo inteiro neste fermento e desmanche bem. Acrescente o óleo e a lectina de sopa (para pão). Adicione o purê de milho do liquidificador inteiro, sem peneirar, com a fibra do bagaço.

5 - Vá adicionando colheradas de farinha de trigo. Chegou numa textura densa para mole, de mexer com colher ainda, adicione: melhorador de farinha e o sal.

6 - Continue agregando farinha, ficou + densa pegajosa pra caramba, despeje na bancada e trabalhe com pão duro para pão, rasgando e puxando  a massa por tempo. Seque com tiquinho de farinha, ainda pegajosa, devolva na tigela bowl.

7 - 1.o Crescimento - Cubra com filme plástico, eu coloco 1 pano por cima também, deixe crescer até triplicar de volume, cheia de ar. Depende do dia 1 hora já cresceu, tem dia leva 2 horas para crescer esta etapa.

8 - Prepare a forma do pão modelo que você quer comer, untado e polvilhado de fubá ou faça como eu usei desmoldante aerosol.

9 - Crescido, despeje a massa do 1.o crescimento na bancada e trabalhe de leve com ela, com quase nada de farinha. Agora escolha o modelo de modelar de pão que você deseja comer.

10 -  Optei dessa fazer em fazer Bisnaguinhas de milho. Com pão duro, vou cortando pedaços, na mão mesmo, abra a bolinha na palma da mão na bancada e enrola cada pedacinho como mini rocambole e coloco lado a lado no tabuleiro.

11 - 2.o Crescimento - Cubra o tabuleiro com pãozinho já modelado e aguarde dobrar de volume.

12 - Cresceu, pincele com gema e polvilhe com fubá  em cima da gema pincelada , sobre todos os cantinhos.

13 - Aqueça o forno antes de colocar pão, por 15 minutos a 200.oC. Colocar o pão no forno abaixe a temperatura para 180.o C, asse por 25 minutos. Fique de olho. 
  • Modelagem Bisnaguinhas eu gosto de comer   sem casquinha, no  forno doméstico a gás que assei,  nasce + claro.
  • Modelagem Bisnaguinhas + Douradinho, no forno doméstico a gas  nascerá + cascudinho no bumbum e laterais , já no forno profissional combinado com vapor ou forno profissional de lastro, o resultado dourado sem casquinha consegue com facilidade.
Pãozinho cheio de fibra de milho é uma quitanda perfeita!
Tirei foto com manteiga.
Só aqui é delicioso.

Requeijão, geleia, doce de leite, Nutella...
A família devora este pãozinho em doses absurdas.

Ele na chapa (frigideira teflonada) sem prensar 
de manteiga ou requeijão é magnífico!


Dicas:

1 - Lectina de soja para pães e Melhorador de Farinha,  algumas lojas de chocolates ou atacarejos,  vendem esses produtos vendidos em quantidade pequena. A  lectina é  glucose escura com cor de mel,  fracionada em quantidade pequena, eu encontro em 2 embalagens diferentes para comprar:  garrafinha pequena de suco de laranja ou potinho plástico comum.  O melhorador quando encontro fracionado em quantidade pequena, a embalagem é  sachê, depende da marca é sache tipo saco plástico pequeno  ou sachê de papel . É + comum encontrar lá no atacadista food servicelitrão de lectina e caixa box pequena de melhorador (é senhora quantidade de melhorador), lá no corredor do fermento para pão seco granulado. São 2 ingredientes que recomendo ter,de agora em diante 2019 a dona de casa na despensa, que ama fazer um pãozinho caseiro, porque a farinha brasileira marcas famosas caíram demais de qualidade. Esses 2 ingredientes fazem tremenda diferença, para fazer todas as receitas fermentadas de forno, inclusive pizzas e  salgados assados festinha.

2 - Quanto tempo fica macio? Eu na maioria das vezes faço com farinha de supermercado comum.  Com lectina de soja e melhorador  a qualidade é superior simNão consigo testar essa validade na minha casa.  Pão de milho faz sucesso aqui! Por conta desse sucesso dura no máximo 2 dias o povo (3 pessoas só agora) da minha casa devora tudo rápido. Esta fornada devoramos em 3 levas: 1 café da tarde, 1 café da manha + 1 café da tarde. Tem vez nem chega ao 2.o café da tarde, acabou, se eu deixar liberado, alguém comeu ele durante o dia.

2 - Quero fazer desta receita a versão longa validade para venda. A farinha de supermercado, não importa a marca, não importa  a % proteína + %v d que você comprou,  todas as marcas famosas em 2019 no Brasil são infelizmente fracas para o serviço fornearia de longa validade, só contém com ferro e + nada. A bisnaguinha profissional de longa validade é feita com 1 farinha profissional contém, depende da marca contém 6 a 8 aditivos já misturados nela. A + elogiada dos fóruns de padeiros no facebook que leio é a farinha de trigo profissional comprada de caixa grande de papelão, lá no atacadista food service, da marca Admix contém uma lista de  aditivos misturados neste pó de farinha, para produção fornearia  de  longa validade. Essa marca nunca esta em oferta, é um dos preços + caros do atacadista food service. É ela que dá  fazer desta receita para vender, em pacotes de bisnaguinhas fechados com longa validade.


3 - Spray anti mofo. Esse produto anda fazendo muito sucesso para microempreendedor que produz pães em casas. Spray anti mofo sabor neutro, ou com sabores, exemplo: spray anti mofo sabor panetone. Pulveriza sobre o pão assado e frio de leve antes de embalar.


4 - Reforço do Óbvio novamente: Não importa a farinha que usou, com ou sem aditivos, com ou sem spray anti mofo para pães. Pães comprados ou pães caseiros, frios, precisam ficar embalados sem contato com ar ambiente. No ar em temperatura ambiente ele ressecará + rápido, será pão velho ou pão duro  + rápido.


Nota: Deseja fazer substituições? Deseja fazer esta receita sem isso ou aquilo? Vai fazer este pão  com 1 farinha com proteína + fraca? Será uma aventura sua, nascerá uma  nova receita de pão de milho na sua cozinha. Desejando fazer este pãozinho de milho, igualzinho, siga ao pé da letra,  sem mudar nada,  a lista de compras e o preparo.

Obrigada pela visita!
Volte sempre.

Priscila Beneducci



https://linktr.ee/bolospriscilabeneducci




receita de pao caseiro, receita de pão de milho, receita de quitanda, receita quitanda mineira, receita cozinha brasileira, receita de milho, receita de pão caseiro, receita boulanger, bread, receita, recipe, blog de receitas, site de receitas, Chef Priscila Beneducci, 

#paocaseiro #pãocaseiro #receitapaocaseiro #receitapãocaseiro #paodemilho #pãodemilho #receitapãodemilho #receitaboulanger #bread #receita #recipe #blog #site #blogdereceitas #sitedereceitas #chefpriscilabeneducci #priscilabeneducci #quintanda #receitadequitanda #quitandamineira


Comentários

Lais disse…
Bom dia Priscila, feliz ano novo pra você e sua família!
Na sua casa, no seu dia a dia, qual farinha você usa?
Se puder responder, ficarei feliz.
Beijos
Oi Lais Felipe, obrigada! Esse da foto com farinha da minha casa mesmo, normal de 1 kg, : farinha de trigo RENATA, embalagem de papel. -- Quando você for comprar de 1 kg, ou sacao de 5 kgs, não compre confiando na marca, só compre checando a % proteína + % vd. Compro todo o mês, e faz tempo, todo mês aindo me surpreendo, como flutua a % para menos. Marca agora não é + garantia.
Lais disse…
É, sempre comprei Renata ou dona benta r serva especial, mas a tabela está mais baixa mesmo, e dá pra perceber que a qualidade caiu.
Muito obrigada pela atenção!