Visitantes:

"Torta de Banana Quente da Tia Angelita da Praia Pedra Furada Jericoacoara Ceará "

Essa quitanda merenda ensinada no Fantástico pela Gloria Maria, também pelo Mais Você da Ana Maria Braga, é ótima! Já faz anos que nasce na minha mesa, vou com certeza criar netos com ela. 

É o simples muito bom! Servida quentinha é divina! Servida em temperatura ambiente também um sucesso! Não sobra nada. 

Uma única fornada, 3 pessoas devoram sozinhas com café.

Hoje até fiz um teste na pontinha da fornada com pera fresca (coisa de francês). Amei! Nas próxima vou assar uma fornada de peras com ela.

Não é bolo, para mim não é torta também, para mim é bolo biscoito de banana. Lembra muito as merendas dos EUA, que tem muitas receitas chamadas de bars, neste estilo.

Banana fatiada ou banana em rodelinha? Depois de muitas fornadas... Nos 2 casos, esta delícia é com certeza + gostosa,  banana cortada grossinha, não importa qual é corte, rodelinha ou lâminas. Aquela necessidade de fazer um corte fininho para banana que você tem ai render, não vale a pena nesta receitaEssa receita é um doce de banana assado sobre a massa, e tem que ter uma boa camada de banana para nascer mesmo divina comendo!

No final da receita coloquei outras fotos, para comparar os diferentes visuais que esta torta de banana nasce e te ajudar a decidir,  qual visual será a sua fornada. 

O dia que voçê resolver assar esta delícia, não precisará comprar pão, nem assar pão de queijo, ela sozinha, sustenta e alimenta todos. O açúcar desta receita não interfere, não briga com o doce do cafezinho. Perfeita!


Torta de Banana Quente
da Tia Angelita
da Praia Pedra Furada Jericoacoara Ceará
  • 3 copos (requeijão) de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuíram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse a torta de banana,  exclusivamente com farinha de trigo com qualidade  mínimo 5,3% proteína + 7% vd, leia no ato de comprar a tabela  quadradinho da embalagem, dessa qualidade %  para  acima, sua fornada será ótima)
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) de açúcar (pode ser cristal se desejar)
  • 1 colher (sopa bem cheia) fermento em pó para bolo (é o fermento que fará a diferença nesta massa)
  • 3 colheres (sopa cheias - bem mãemanteiga sem sal ou com sal ( 1) Eu faço com manteiga, porque a massa ganha sabor ; 2) Sem manteiga tem gosto de massa sem sabor, caso você opte por margarina, asse este bolo exclusivamente com margarina com teor mínimo de gordura de 82%, procure se na tabela está registrado 8,2% gorduras, 3) Como assim sem sal ou com sal? já fiz ela com as 2 e ficou ótimas com as 2, então pode fazer com sal, sim, a única questão óbvia que estará consumido + sódio)
  • 2 ovos inteiros jumbos
  • bananas nanicas maduras, aplicadas em tiras em compridas ( aqui a necessidade varia - em rodelinhas precisará de 5 bananas - cortada em fatias compridas precisará de 7 bananas)
  • canela em pó - polvilhado por cima, deixando bem escurinho, sem medo de ser feliz por cima
Pilotando a cozinha com amor:
  1.  Escolha uma forma ou refratário no tamanho n.o 3 medida 29 x 22,5 cm (igual 1 sulfite ofício A4). Unte com margarina e polvilhe com farinha ou farinha de rosca, ou  use desmoldante aerosol.
  2. Incorpore todos os ingredientes com os dedos, até obter uma massa homogênea, tipo uma massa podre de fundo de torta. Furte toda a superfície com o garfo.  Deixe a massa descansar assim até gelar. Mínimo 10 minutos, o ideal é deixar + bem gelada mesmo.Se quiser pode deixar reservado na geladeira por uns 4 dias e no freezer um tempão totalmente crua.
  3. Acomode por cima as bananas no corte que você desejar. Esta torta é gostosa com "bastante banana e cortada grossinha". Usando bananas em laminas o corte ideal gostosa dela comendo depois é 1 banana cortada em 3 laminas compridas.
  4. Polvilhe canela em pó, deixando a superfície escurinha.
  5. A qualidade ótima dessa receita é levar para assar, no esquema "choque térmico", tabuleiro com massa gelada entrando num forno quente.
  6. Leve para assar por 25 minutos, na grade do meio, em forno vaporizado já preaquecido a 180.o C. Forno Vaporizado é opcional - Bolos amanteigados,  nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  
  7. Dica importante: Se assar em refratário de vidro, asse com o forno com temperatura + baixa, que vidro esquenta + e encasca, escurece o fundo desta torta + fácil. 
  8. Sirva quentinho, com café preto fresquinho.


Compare e escolha o visual que você deseja 
em rodelinhas
tem uma vantagem pós assada, 
não nasce vãos grandes só massa na cobertura
e gasta também menos bananas,
5 bananas dão conta de cobrir tudo.

ou

Agora é  comer o  repeteco,
assistindo um filme na TV
 e curtir.

"receita de torta de banana", "receita de banana", "receita com banana", "receita de confeitaria", "receita patisserie", "confeitaria brasileira", "patisserie", "patisserie made brasil", "receita de torta", "receita de quitanda", "receita de mesa de café", "receita de merenda"
#tortadebanana #banana #receitadetortadebanana #receitadebanana #receitacombanana #receitadeconfeitaria #confeitaria #receitapatisserie #patisserie #patisseriemadebrasil #receitadetorta #torta #tortadoce #receitadequitanda #quitanda #receitademerenda #merenda #mesadecafe #receitademesadecafe

Comentários

Que delicia de bolo.
òtima sugestão para acompanhar uma bela chávena de café.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/