Visitantes:

"Bolo Caseiro de Fubá com Goiabada Fatia de São João"

Festas Juninas em BH...
"Bolo de Fubá com Goiabada Fatia de  São João"
Elogiado pelo meu marido Xandão como: Coisa fina!




Fatia é o nome mineiro tradicional dado a diversos bolos simples de tabuleiros de 1.a linha, daqueles bons de comer. É comum encontrar uma Barraca de Fatia nas Festas Mineiras ( Festas Juninas e outras Festas Tradicionais do interior). Fatia é presença certa no Café Colonial das Pousadas de Minas Gerais.




"Bolo de Fubá com Goiabada Fatia de  São João"
Batedeira - Bolo de Fubá Amanteigado
  • 100 g manteiga sem sal (optando por assar com margarina, aviso que você perderá muito sabor, mas a fornada que dá certo hoje, é com margarina com teor de gordura de 82%, veja na tabela se está registrado 8,2% gorduras, as margarinas com 80% estão decepcionando demais cresce e afunda ou miolo dá defeito, e as com menor teor de gordura 70%, 72% 78% infelizmente resultam bolo assado vai para  o lixo)
  • 3 ovos (claras em neve)
  • 2 copos (requeijão) açúcar cristal
  • 1 garrafinha - 200 ml de leite de coco
  • a mesma medida da garrafinha - de leite de vaca - 200 ml
  • 2 copos (requeijão) de fubá mimoso
  • 1 copo (requeijão) farinha de trigo
  • 100 g de coco ralado (1 pacotinho)
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo
  • 400 g de goiabada em lascas (usei a comum Predileta de R$ 2,00, o correto é usar a Goiabada Cascão, 1 pedaço de 400 g custa R$ 5,99).

Pilotando a Cozinha com Priscila:


Fôrma - Apesar de levar 3 ovos só, Fatia é sempre bolão de tabuleiro. Tabuleiro é n.o 3 - Refratário é Grande. Assei na lasanheira de vidro da Marinex de 5 cm de altura, se fosse a comum grande de 3 cm de altura, tinha assado no nível da borda. Untada e polvilhada de Fubá Mimoso.

Goiabada - Peneire os ingredientes secos: fubá, farinha de trigo e fermento em pó misture. Me explicaram que é para empanar nesta mistura as lascas de goiabada. Não se preocupe que irá gastar a proporção peneirada.

Depois é só sacudir as lascas de goiabada na peneira, que o que soltar de pózinho, você devolve na mistura.

Bolo de Fubá - Bata uma gemada fofa e clarinha com açúcar cristal, margarina com sal e 3 gemas. Depois acrescente leite de coco e leite de vaca. Em seguida as colheradas de ingredientes secos + o coco ralado. Bata as 3 claras em neve e misture manualmente. Despeje a massa no refratario preparado.


Começe colocando manualmente sobre a superfície as lascas de Goiabada empanada, na borda primeiro. Assim você garante que todas os quadrados de Fatia sejam vendidos com Goiabada.

Complete a superficie inteira com a goiabada. Realmente 400 g é a conta certinha para cobrir um tabuleiro n.o 3.

Leve para assar até que enfiando no centro um garfo, palito ou fósforo este saia seco. Forno preaquecido assando a 180.o C.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga   nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados.  Na pâtisserie ja compramos fornos vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente? Dá para reproduzir o mesmo ambiente assim: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno no máximo preaqueça acesso por 15 minutos temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.  

Fatia Quentinha - Gostoso só que esfarela muito. A boa de come-la quentinha é que a goiabada é um creme mole puxento, uma delícia na tigelinha de garfo. Não dá dor de barriga. Isso é conversa de Vó Mineira para evitar aquela bagunça de bolo esfarelado dentro tabuleiro e também para ela poder cortar as Fatias direitinho depois.

Fatia Temperatura Ambiente - Assim você consegue corta os quadrados direitinho. Firme e ao mesmo tempo fofa. Dá para comer com mão de Papel de Boca ou dentro do Saquinho de Papel como é vendido nas Barracas de Fatia nas Festas.

Fonte: Esta receita é da esposa do Sr. Geraldo Martins (me esqueci agora o nome dela), o casal donos da Barraca de Fatia da Festa Junina, ela me ensinou de boca, escrevi a receita no guardanapo de papel de boca.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Fla disse…
Ai que delícia.
Super fácil de fazer, gosto de receitas assim.
Bjs
Fla
Oi!!Pri...
Adoro bolo de fubá com goiabada e um dos prediletos aqui de casa.
Igual diz mineiro.Ôooohhh!!!Trem bão!! rsrsrsrs.
Cris disse…
Oi Pri! Ah eu amo este bolo!!! Minas está no meu coração vc. sabe. Minha mãe não deixava comer bolo quente... mas quer coisa melhor que um bolinho quente ao pé do fogão de lenha? hhummmmm Bjs!
Mari disse…
Este bolinho é uma perdição mesmo.