Visitantes:

"Torta de Espinafre com Linguiça"

Ricota + Espinafre com Calabresa...
Deliciosa!

Torta de Espinafre com Linguiça


Receitas com Espinafre são poucas que eu gosto. Postada no Blog Cafezinho das Cinco, da Luciana Macedo (Brasília), já passa confiança. Todas as receitas dela que já fiz foram aprovadas pela minha família. Essa não foi diferente.

Nem disse do que se tratava, para evitar discriminações, servi sem marketing, do tipo "descubram na bocada"! A reação do meu marido foi imediata, exclamou ao come-la foi: "Que maravilha!"

Torta de Espinafre com Linguiça
150 g ricota - 1 gomo calabresa defumada - 1 maço espinafre
6 ovos - 30 ml de vinho branco seco
Massa Brisee Amanteigada com Vinho Branco - da Luciana Macedo:
  • 330 g de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de sal ( a Luciana colocou açúcar, eu coloquei sal)
  • 150 g - de margarina (usei a Doriana sem sal)
  • 12 g - fermento em pó para bolo (é uma colher de sopa cheia mesmo)
  • 3 gemas
  • 30 ml - de vinho branco seco (faz nascer crocante, como poucas que já comi - é pouquinho)

Recheio de Espinafre com Linguiça (aprovadíssimo):

Refoga:
  • 15 ml de azeite (para dar uma ajudadinha na calabresa)
  • 1 gomo de calabresa defumada picada (eu cortei em rodelas e depois a Juliene)
  • 2 dentes de alho
  • 500 g de folhas de espinafre (Só as folhas com caules finos, é o canto do  maço do espinafre confiavél tudo dá certo sem amargar. -  Caule grosso do espinafre é mesmo polêmico, eu sempre aproveito, ensaco e congelo. Em algumas receitas o caule grosso do espinafre amarga o prato + rápido depois de terminado.  Em farofa eu gosto muito do talo grosso do espinafre, farofa é faz agora e come agora, que nem dá tempo para amargar a coisa pra valer, pelo menos para meu gosto pessoal.)
Liquidificador - Creme de Ricota:
  • 100 ml de leite
  • 2 ovos inteiros (eu peguei a gema de um da Luciana)
  • 4 claras (dá uma molhadinha no pincel antes de colocar tudo no liquidificador)
  • 150 g de ricota (ou queijo branco - usei ricota)
  • pimenta-do-reino preta
  • sal


Acabamento:
  • pincel para impermeabilizar - eu só molhei ele naquelas 4 claras lá em cima
  • 1 gema (que tirei de 1 ovo da receita da Luciana)


Pilotando a Cozinha com Priscila (com fotos passo-a-passo):

1 - Incorpore os ingredientes da massa manualmente até obter uma massa macia lisinha. Deixe gelar por 10 minutos embulhada. O glutem descansa e abre no rolo numa facilidade gostosa. Metade para base e metade para cobertura. Abri entre 2 plásticos. Forre uma torteira e fure com o garfo.

2 - Para impermeabilizar eu molhei o pincel de silicone naquelas 4 claras que vai no recheio no liquidificador. É só um verniz de clara crua e mais nada. Reserve na geladeira.

3 - Faça uma refoguinha vapt-vupt: Começe com azeite e calabresa defumada, selou um pouquinho, coloque o alho e depois o espinafre até muchar. Espere esfriar para colocar na torta. Esfria rapidissimo.

4 - Liquidifique o Creme de Ricota e despeje por cima.

Estilo lindo da Luciana - Ela cobriu a torta com treliça cestaria de massa crua.

Estilo as pressas da Priscila - Deitei uma tampa e resolvi fazer uma decoração simples de Galette de Rois. O plástico ajudou a transferir retinho.

5 - Com o dedão vá pressionando a borda, prendendo massa de baixo com massa de cima. Depois com o próprio dedo retire a sobra, limpando a borda.

6 - Galette de Rois é assim: Pincele com gema e desenhe sobre a gema, raspando com uma colherinha. Eu resolvi polvilhar parmesão e depois desenhar.

7 - Com a sobrinha da massa invente a bobeirinha que quiser. A falta de tempo não deixou tempo para criatividade. O meu povo já estavam chegando para comer e ela ainda não tinha entrado no forno.


8 - Forno preaquecido, baixo a 160.o para ir assando mais devagarinho, na grade do meio. Até dourar, coisa de 25 minutos.

Esta torta é um espetaculo, saindo fumaça dá para servir ela sem desmoronar o recheio.


Aprovadissima!

Torta de Linguiça com Espinafre


Fonte: Blog Cafezinho das Cinco, escrito por Luciana Macedo de Brasília.


Luciana parabéns!
  1. A garfada + gostosa era que tinha pedaçinho de Espinafre. Fiquei com medo e coloquei só as folhas de 1 maço de espinafre na sua receita. Dá próxima vez que sua receita nascer aqui em casa, será preparada com caule + folhas picadas, com certeza.
  2. A massa é perfeita, crocante, no ponto. Daquelas boas de abrir e de comer também.
  3. Comendo ela até imaginei uma versão com Brócolis.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Parabens pras duas!

bjsssssss
Luciana Macêdo disse…
Priscila obrigado pelo carinho. Fiquei muito contente por ter feito a torta, e ainda mais por tersido aprovada pela família.
Ver as receitas do Cafezinho sendo preparadas por você é sempre uma satisfação.
Beijinhos!!!