Visitantes:

"Saltenhas com Massa Brisee"

Brunch especial...

Saltenhas
Sabores da Bolívia
(com massa brisee)

Saltenhas é na Bolivia, Empanadas é na Argentina - Todas tem a mesma cara, são pasteis assados, São preparados com massas muitos diferentes tem aqueles com massa amanteigada e também com o preparado de massa de fermento de pão amanteigadas . Recheados com carne ou frango. O que difere é a região, algumas fazem ela bem acebolada (carregado com cebolas em aneis).

Fonte: Essa Saltenha é de massa amanteigada, da Cozinha Experimental de Claudia. A Eliana Scaramal (SP) publicou esta receita recentemente no Blogue dela, o Sabores da Lica. Eu já conhecia porque faço coleção de Receitas de Claudia. No entanto, ainda não tinha assado aqui em casa. Se a Eliana assou e gostou, com certeza eu iria gostar também...

Massa Amanteigada Aprovada: Ficou uma delícia! A parte que está em contanto com o recheio fica macia. A cordinha fica lembrando um biscoitinho (petit-four).

Recheio: Passas, azeitona, zoião cozido picado e boi ralado no capricho... Coloquei por medo da rejeição dos meus filhos as passas individualmente na montagem 1 só. E não é que passei a perna no povo aqui de casa. Comeram e nem perceberam que tinha passas. Dá proxima vez vou me arriscar mais um pouquinho, vou colocar 2 passas por Saltenhas. Quem sabe um dia eles me deixam despejar 1/2 xícara delas no recheio...

Saltenhas
Cozinha Experimental de Claudia
Blogue Sabores da Lica

Massa Amanteigada - Massa Brisee:
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo  (aconteceu uma queda da qualidade da farinha de trigo nas marcas famosas vendidas no Brasil, trabalhe com farinha de trigo com no mínimo 7% proteina, ou com farinha de trigo para pastel com minimo 7% de proteina).
  • 1/4 xícara (chá) manteiga
  • sal
  • 1 gema
  • 1/4 xícata (chá) água morna

Recheio Argentino:
  • 3 colheres (sopa) manteiga
  • 1 micro fiozinho de azeite para não queimar
  • 1 + 1/4 xícara (chá) cebola picadinha (saltenha tem acebolada em rodelas que é a versão mais tradicional ou picadinha, lembrando sempre que leva bastante cebola nesta refoga)
  • 400 g de carne moída
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • + pimenta dedo-de-moça picada (eu coloquei 1 sem sementes, picada - a Eliana indica colocar menos)
  • 1/2 colher (chá) cominho em pó (especiaria que tem cor de terra, cheiro muito bom)
  • 2 colheres (chá) farinha de trigo
  • 16 azeitonas
  • 1/3 xícara (chá) de uvas passas
  • 1/4 xícara (chá) de água
  • 2 ovos cozidos

Pilotando a Cozinha com Priscila:

Recheio - Faça a refoga na manteiga de cebola, depois carne moida e o resto. Com a farinha de trigo irá engrossar, ficando um recheio cremoso. Ovos cozidos misture depois que sair do fogo e as Azeitonas eu preferi colocar na montagem, não misturei no recheio.

Massa - Faça manualmente é rapidinha. Trabalhe até obter uma bola lisa e homogenea na bacia de inox. Deixe descansar uns 15 minutos para glutem descansar e relaxar. Ficará mais fácil de abrir.

Abra a massa na bancada, em partes (eu dividi em 3 pedaços), com o rolo levemente polvilhado de farinha de trigo. Corte em rodelas a massa inteira. As rebarbas juntei tudo no final, abri de novo, até ela acabar toda.

Rendimento - Esta fornada nasceu Saltenhas de tamanho médio. Usei cortador de aro 9,5 cm - rendeu 26 Saltenhas (que a principio na montagem se pareciam ser muito pequenas, mas no final, elas relaxam e aumentam de tamanho), ficando maior que o tamanho Coquetel ( o tamanho coquetel oficial é aro 7 cm).

Recomendo - Mini saltenhas entendi comendo que não é muito indicado usando massa amanteigada, senão você come + massa que recheio. Saltenha é gostoso com muito recheio. Esse tamanho que assei é o limite, na minha opinião dessa massa na versão mini. Tem que ser mesmo Saltenha média ou Saltenha grandona (tamanho confeitaria).

Primeiro fui enchendo a pia de granito de Pasteiszinhos recheados: 1 colherada de carne moida (com zoião picado). Por medo coloquei só 1 passas e 1 a azeitona na montagem. Com a ponta dos dedos fui fechando o pastelzinho.

A princípio pensei: Vai ser dificil fazer a cordinha, esta massa é seca! Depois encher a pia, começei a fazer a cordinha lá no 1.o pastelzinho. Amei a massa a partir desse ponto. Enquanto eu montava os outros, a massa relaxou de vez. Talvez seja por causa do contato com recheio que é cremoso.

Com a massa relaxada, eu puxei um pouco para frente o fechadinho que fiz, que aumentou, facilitando modelar a cordinha.

Cordinha: Vá fazendo dobradinhas e apertando até dar a volta na meia-lua.

Saltenha modelada pronta.


Esta certo dos 2 jeitos, assar Saltenha deitada ou Saltenha em pé. A vantagem de ser em pé, que numa única fornada você consegue assar a receita inteira. Em pé ocupa menos espaço. A Eliana falou para pincelar com gema. Tem receita que pede para pincelar outras não. Como eu via foto dela, tentei assar a minha leva sem pincelar. O resultado sem pincelar ficou bom também.

Forno 20 minutos, já preaquecido. Dourou as pontinhas pode tirar. Esta fornada ficou perfeita.

Como citei a Cordinha lembrará um biscoitinho tipo petit-four, já a massa que está em contato com recheio não é seca, é macia.

Como disse meu marido Alexandre: Aprovadíssimo!


Rendimento Testado pela Priscila:

  • 26 Saltenhas (montadas com aro 9,5 cm e recheadas com 1/2 colher de sobremesa de carne moida com ovo picado, na montagem coloquei passas e 1 azeitona, azeitona sem caroço é quem + ocupa o espaço interno).
  • Refoguei 400 g de carne moida, daria para rechear do dobro de Saltenhas (56 delas com certeza).
  • Mesa do Brunch: tinha bolo, pão de fôrma, requeijão cheddar, manteiga, suco de limão e café fresquinho + as Saltenhas, estava uma boa mesa. Comeram só as Saltenhas e bolo. No final para 4 pessoas as 26 foram a conta. Parece 6,5 Saltenhas é muito por pessoa. Você descobrirá no comendo que não. São levinhas, não pesa. São mais levinhas de comer que Pastel Frito de Carne...
  • Conselho Final: Se tiver que servir uma mesa de Brunch com mais de 4 pessoas, pode preparar no mínimo 1 e 1/2 receita de massa com certeza.



Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 vivo whatsapp
contato@bolospriscila.com.br 
bolospriscila@hotmail.com


Comentários

Unknown disse…
hehehehe
Cliente Vip aprovando pq está bom da conta rs
Amiga, zoíão, fiquei aqui pensando até cair a ficha hahahaha
adorei!
bjs
Marcia disse…
Pri
que delicia, alias a Lica faz tudo de bom e as suas ficaram magnificas.
Beijo, bom fim de semana
Emília disse…
Eu estou para fazer uma empanada criolla, e a receita da massa é bem parecida com essa da saltenhas!
Ficaram lindas!
Beijinhos
Nani disse…
O Pri porque você não me chamou pra eu comer umas, rs
Ficaram com uma carinha ótima!
Beijos
Que delícia...adoro! No Uruguai, chamam-se empanadas... costumo fazer sempre aqui em casa...

bjssssssssssss
ameixa seca disse…
Adoro empanada mas nunca fiz em casa. A minha preferida é com atum e muita cebola também :)
Luana disse…
Olá Priscila. Só ontem vi o comentário que deixou no meu blog. É que como vc pode ter percebido, eu fiquei muito ocupada e acabei deixando aquele blog de lado. Muito obrigada pelas suas palavras. Para quem está começando é muito bom ter palavras de incentivo de pessoas que já alcançaram o sucesso. Seu é muito bom, dá para ver pelos comentários que ele é bastante reconhecido. Estou montando um outro blog, mais profissional, para divulgar meu trabalho. Dá uma passada lá: a-chocolarteira.blogspot.com. Obrigada novamente pelo carinho e muito sucesso!
Xana Bértolo disse…
Excelente aspecto essas saltenhas :)... Não conhecia...
bjinhus
Adorei esta receita, a minha ficha não caiu :( o que é Zoião????
Anônimo disse…
Boa noite! tentei fazer a receita da saltenha, mas a massa ficou grudenta. Vc pode explicar pq?
Obrigado
Alex
Anônimo disse…
Ola Priscila,
Gostei muito das suas receitas! Estou querendo aprender a fazer salteñas. Me desculpe, nao sei enrolar salteñas, mas pelo pouco que conheço, não gostei da apresentação das suas saltenãs, mas , com certeza, devem ser gostosas!
Abraço,
Ana.