Visitantes:

"Pão de Batata de Tabuleiro"

Eleito aqui em casa como um dos melhores Pães de Batata que já preparei...


Pão de Batata de Tabuleiro

Alexandre (meu marido) e o Michel (filhão) chegaram em casa toparam com uma mesa simples de café da tarde quase vazia: Pão de Batata de Refratario (quentinho saido do forno) + Suco de Abacaxi caseiro e Café Fresco quentinho.

Achei que seria uma mesa de Brunch meia boca... Que nada, fez o maior sucesso, esse Pão é uma delícia! Comemos todos aos repetecos. Pode servir com visita em casa que arrasa!

Uma mistura de Pão de Batata, ao mesmo tempo Pão Fofissimo, recheado com Queijo puxando que nem Pastel, um tipo de Falso Catupiry... Delicioso! De comer de garfo de tão macio que é.

Pão de Batata de Tabuleiro

Pão de Batata: 50 g de fermento fresco para pão, 1 colher (chá) de açúcar, 250 ml de leite morno, 2 copos de requeijão de purê de batata (da umas 5 batatas médias), 1 colher sobremesa de sal (vai + sal que açúcar), 125 ml de óleo de milho, 3 ovos inteiros (usei 2 ovos inteiros + 1 clara só) e 4 xícaras de chá de farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil,  faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)

1.o Recheio: 200 g de margarina ou manteiga

2.o Recheio de Patê Cru de Queijo: 1 lata de 395 g de creme de leite com o soro (usei 2 caixinhas de 200 g), , 50 g de parmesão e 50 de queijo prato (usei mussarela), pimenta-do-reino e oregano.

Pincelar: 1 gema

Pilotando a Cozinha com Priscila (fotos passo-a-passo - cresce só 1 vez):

1 - Prepare a massa de Pão de Batata, é uma textura molenga, que pede ainda muita farinha, mas não coloque diz a receita original. Não espere crescer, já passe para montagem. Se crescer agora ai não tem jeito você terá que agregar farinha. Espalhe farinha de trigo sobre a superficie da pia de granito e abra um retangulo de massa, do comprimento do refratario que você resolver assar. Usei um refratario médio.

2 - Recheio 1 - Aberta, besunte toda a superfície com margarina ou manteiga com faquinha.

3 - Recheio 2 - O Paté de Queijo é só misturar a parte tudo cru mesmo.
4 - Espalhe sobre a camada de margarina.

5 - Polvilhe oregano.

6 - Enrole como rocambole. É bem mole, mas dá para enrolar.

7 - Com faca larga corte medalhões de massa, e com a propria faca acomode dentro do refratario ou tabuleiro (gosto de refratario que já fica bonito do forno a mesa). Com é uma massa molenga com patê fica assim meio desajeitada.

8 - Ela cresce muito rápido, mesmo enquanto você preenche o refratario. Cubra com pano e agora deixe dobrar de volume. Foi rápido dessa vez, nem levou 30 minutos.

9 - Pincele com gema, o patê saiu para fora um pouco por causa do crescimento. No final é um pincelado melecado de queijo.

10 - Asse em forno já preaquecido, por 20 a 25 minutos. (no máximo) A massa é puro ar, assa muito rápido, menos que um gratinado comum. Sirva quentinho! Uma mistura de Pão de Batata, ao mesmo tempo Pão Cremoso, Fofissimo, recheado com Queijo puxando que nem Pastel, um tipo de Falso Catupiry... Delicioso!

Fonte: É uma receita da leitora publicada num antigo encarte da Cozinha Experimental de Claudia, receita que foi testada e fotografada na cozinha de Claudia para ser publicada. Mais uma receita aprovadíssima aqui em casa, que vou assar também para o resto da minha vida.

Comentários

Nossa!! Priscila.Que Demais!!Aqui em casa, adoramos tudo que tem batata...
Bom Domingo!!
Beijos.
Laurinha disse…
Adorei a sugestão, vou anotar.

Lembra o 'brioche de batata' que publiquei...

Ah, re requeijão (caseiro), me lembrei de dizer: pq vc não faz a ricota em casa, ao invés da de compra? o requeijão fica até mais gostoso! sempre fiz o da laka...

Beijinhos
Eli disse…
Amiga eu amei com todas as minhas forças e desejos esse pão!!


www.saboresdalica.blogspot.com