Visitantes:

"Frango Assado Spargo´s do Chef Jamie Oliver" - tempero verde de limão fácil

Sabores dos Estados Unidos.
Tradicional Frango Assado da Costa Leste.

Spargo´s Roast Chiken
do Chef Jamie Oliver
com o Fiesta da Sadia



Preparei Spargo´s Roast Chiken - Frangão de Almoço de Ano Novo (dia 01-01-2009) em familia com uma receita do famoso Chef Jamie Oliver, usando o Fiesta da Sadia.

Começe tirando as raspas de 2 limões. Ele usou o Siciliano, eu estou usando 2 limões Cravos. Dá uma senhora caminha de raspas.


Tempero Spargo´s (dos EUA) - É uma salada de Cheiro Verde:
  • 2 maços de cheiro verde picados (o maço era tão pequeno que comprei que piquei 3 deles).

  • 1 cabeça de alho amassada (são 9 dentes grandes)

  • raspas das cascas de 2 limões (Sicilianos, usei o nosso Cravo brasileiro mesmo)

  • suco dos 2 limões

  • 1 boa porção de sal

  • pepper (pimenta-do-reino moida na hora)

  • 250 ml de azeite (usei 1 latinha pequena de 200 ml de azeite de verdade e completei com 50 ml de óleo de milho) - o suficiente para deixar a salada bem molhada

Como será assado por muito tempo, Jamie aconselha usar um azeite comum amarelo. Deixe o gostosão verde Extra Virgem para outras finalidades. Que o verde se ficar muito tempo aquecido, fica verde ainda, mas perde o sabor da 1.a moagem ficando com o sabor do azeite amarelo comum.

Não fui eu comprei esse Azeite, foi o Alexandre que trouxe, ele pegou com certeza por causa da marca Galo.

Azeite bom é aquele que vem indicado com menos 1 % de acidez. Os que tem o registro na embalagem de 0,55 % de acidez, esse é bom, tem vez que ele é verde também, não é um Extra Virgem original, mas é verde também. O Azeite Galo, a verdade que é considerado um meia-boca. Na lata do Galo vem registrado 1% de acidez, amarelo clarinho demais (a cor também não é boa). A marca Galo, ficou na memoria da família, porque nossas mães compraram dele a nossa infância toda, mas não é o melhor Azeite não. No Carrefour Contagem tem vez que o Galo está até mais caro que os melhores azeites, aqueles com indicação inferior a 1% bem registrada seja em vidrinho ou lata. A marca ficou como referencia na cabeça das pessoas. O correto é, não vá pelo nome da Marca ao comprar o azeite, verifique sempre a Porcentagem de Acidez na embalagem (seja vidro ou lata).

Tempero Spargo´s Pronto

Retire o termometro da Sadia. Solte a pele com a mão por dentro, até lá nos cantinhos lá embaixo. Enfie a Salada de Salsinha em tudo, começando pelos os cantos lá embaixo da perto da coxinha da asa, da sobrecoxa e coxa. Só depois vá preenchendo de salada a superficie da carne do peito debaixo da pele.

Coloque todo o tempero. Vai sobrar um meladinho de azeite na saladeira, vire de cabeça para baixo e raspe com a colher no capricho. Besunte o Fiesta da Sadia por fora todo com ele. Amarre as coxas com barbante, para não ficar aberto demais e recoloque o Termometro da Sadia.

Cubra com Papel Aluminio e leve para assar. A embalagem indica 2 horas. Não é 2 horas. Leva 3 horas para assar. O termometro levantou retire o papel aluminio. Como é azeite puro desta, ele doura rápido demais e vira casquinha por cima bem fácil, nesta receita o papel aluminio é tirado quase nos finalmentes mesmos.

Ele nasce lindão e cheiroso do forno!


Claro que o Michel (meu filho de 17 anos) bateu o olho e falou: Ah não você enfiou Verde no Frangão? Michel faz a linha White Food (a minha total imcopetência destes anos todos, que com a Cinthya, minha filhinha, não estou deixando acontecer). Logo ele disse de novo: Eu vou ter raspar todo esse verde!...

Não se preocupe, o Michel deu a 1.a garfada, e exclamou: Olha dessa vez passa, está uma delícia! Mas não fica inventando Verde em tudo!...



A receita do Chef Jamie Oliver é otima! A verdade que custou no final das contas o mesmo preço de uma Vinha D´Alhos preparado com Vinho bom ou Champanhe. Que azeite mesmo o Galo, não estava nada barato em dezembro de 2008.

Esta receita eu recomendo!
Fonte:
  • Receita do Chef Jamie Oliver - Aprendi a receita numa reprise exibida no dia 21-01-2008 do programa "Truques de Oliver" (Oliver´s Twister), episódio "Fornecedores", no canal GNT da Globo.


  • Episódio "Fornecedores" - Jamie vai ao mercado londrino Borough e convidade 5 feirantes (fornecedores amigos dele) para jantar na casa dele as 20:00 horas. O jantar foi um Churrasco no Forno de casa. Jamie preparou um Arrosto Misto, Potato Cake e uma Salada de Folhas Verdes com Panachê (vagens, cenouras e ervilhas). A sobremesa era um Lemon Pudding, que ganhou Molho Inglês (comprado de supermercado mesmo) e Morangos frescos picados para completar o visual do pudim. Tudo termina com aquela musica do programa: lá ra la.... Jantar informal, sem frescura nenhuma, beberam Cerveja pequena de garrafinha bebida direto no gargalo sem copos.


  • Arrosto Misto - É um tradicional assado italiano. Onde se assa num único tabuleiro 3 carnes diferentes ao mesmo tempo (geralmente e 1 ave, 1 suino e 1 bovino). Cada tipo de carne é temperada e marinada com o tempero que melhor combina com ela. A diferença que irá formar um baita caldo de gordura do fundo do tabuleiro vindos de 3 tipos de animais diferentes. Essa gordura está cheia de sabor, então você assa, regando todas as carnes com esse mix de gordura. Que faz do Arrosto Misto um dos assados mais prediletos do mundo. Jamie assou 2 Penosas, 1 Frango com tempero Spargo e 1 Pato que ganhou o mesmo tempero da Costela de Boi. Tinha ainda + 2 carnes, cada uma com um temepro diferente, uma Costela de Boi e um Paleta Suina com uma boa camada de Couro em cima, que Jamie queria fazer nascer Carne com Torresmo em cima (a cara da comida mineira por aqui). Carne de Porco com Torresmos junto que também é muito apreciado em Londres.



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Mari disse…
Pri lindona, um 2009 maravilhoso para você e toda sua família, querida!!!
Menina, essa ave fiesta está um espetáculo, como tudo o que você faz... quantas coisas deliciosas você postou na minha ausência, estou a babar e salivar feito doida aqui!!!
Amadinha, que você continue sendo essa pessoa querida e talentosa que tivemos o prazer de conhecer via blog... =D
Um beijo grande,

Mari
ameixa seca disse…
Eu desconhecia o azeite em lata. Aqui só vi em garrafa. Mas a lata é bonitinha :) Não uso gallo!
O frangão ficou com um óptimo aspecto e o verde é coisa que não me incomoda nunca :)
Arteira disse…
nossa que deliciaaaaaaaaaaaaa
Esse frango dá um trabalho impressionante, mas a julgar pelo seu relato do resultado e pela imagem, deve ter ficado uma delícia!!!

Mas que belo frango para comememorar o novo ano!!!

Um feliz 2009!!!:)
Mari disse…
Pri, que delícia de receita. Aqui, temos que combinar nosso encontro, heim moça! Beijos.
Nysa disse…
vê-se como o franguino ficou bem tostado e assim tens uma outra maneira de o temperar. ;-) it's a jamie :-)
Sarah disse…
Oi Priscila!
Conheci seu blog agora e não pude deixar de comentar, pois adorei!!!
Principalmente pelo fato de ser mineirinha que nem eu! rs
Bjos e uma linda semana pra vc!
edinha disse…
Este franguinho deve ter ficado uma autentica delícia.
Beijinho
Luciana Macêdo disse…
Só de mudar o tempero a ave ganhou novo visual e sabor incrível, não é mesmo? Fácil de fazer e tem sucesso garantido.
Bjs!