Visitantes:

"Sobremesa Mousse de Coco com Babá-de-Moça" - da Ana Maria Braga Mais Você

Mousse de Coco com Babá-de-Moça

É uma receita do ano de 2001 do Mais Você, que pelo menos 1 vez por ano nasce na mesa da gente. Deliciosa!






Tem um sabor de açúcar tão levinho que já me perguntaram se era uma receita diet. Diet não é não. Trata-se de uma sobremesa perfeita!

Mousse de Coco com Babá-de-Moça
Liquidificador:
  • 1 lata de leite Moça
  • 2 caixinhas de 200 g de creme de leite tipo UHT (ou 1 lata 395 g com o soro)
  • 1 garrafinha 200 ml - leite de coco
  • 1 sachê 12 g - gelatina em pó incolor e sem sabor (hidratada em 5 colheres de sopa de água fria e previamente dissolvida por segundos no microondas.
Batedeira:
  • 5 claras (de ovo jumbo) em temperatura ambiente
  • 5 colheres (sopa) de açúcar - 40 g
  • 1 pitada de cremor de tártaro em pó (que estabiliza o crescimento conquistado) ou 1 pitada de bicarbonato de sódio (eu prefiro o cremor)
Misture manualmente:
  • frapê liquidificado de leite de coco
  • 50 g só de coco ralado seco (1/2 pacotinho)
  • o merengue de claras
Babá-de-Moça Simples:
  • 250 ml de água - 1 xícara de chá
  • 60 g de açúcar - com 1/2 xícara ou 6 colheradas de sopa
  • 5 gemas (passadas pela peneira)
  • 1 vidrinho 200 ml de leite de coco
  • 1 colher (chá) essência de baunilha

Pilotando a Cozinha com Priscila:


Liquidificador
- Hidrate a gelatina e dissolva por 30 segundos no microondas, retire e mexa até ficar liquido. Liquidifique os ingredientes, pegue colheradas do frapê de leite de coco e vá agregando na gelatina dissolver para trazer ela em temperatura ambiente, antes de jogar no copo do liquidificar (evita formar fios). Liquidifique com a gelatina e reserve.


Merengue - Bata as 5 claras em neve, acrescente o cremor de tártaro e as colheradas de açúcar.

Bowl - Incorpore manualmente. O frapê de leite de coco com coco e o merengue. Deite em refratario, tigela compoteira de pé alto ou numa fôrma untada de óleo e molhada (para desenformar depois). Leve para gelar por 3 horas no mínimo.

Baba-de-Moça - Faça isso só depois da mousse gelada já firme. Cuidado a Baba-de-Moça pode ser coulis (calda rala), doce e creme de rechear grosso tipo de confeiteiro. Para ir de uma textura para outra é só segundinhos no fogo a mais. Por isso fique esperta com este preparo. Nos queremos obter uma Calda Babá-de-Moça. Faça um calda ponto-de-fio primeiro. Para isso misture fora do fogo agua com açúcar. Limpe a lateral interna da caçarola com papel toalha para não caramelizar. Não mexa mais, deixe no fogo até apurar. Com o garfo desmanche as gemas primeiros. Passe pela peneira por 2 vezes assim. Passe pela peneira, sacudindo para cair. Você só pode raspar com colher por baixo, nunca por dentro. Ficará a pelicula, lave em água corrente e bata a peneira para os furinhos ficarem livres sem água. Peneire de novo do mesmo jeito. - Chegou em ponto de fio, abaixe a chama, despeje de uma vez as gemas e mexa vigorosamente, em seguida o leite de coco. Fique segundos só mexendo e desligue. Mais que isso já pode virar Creme de rechear super grosso. Espere amornar um pouco e então aromatize com baunilha.

Meu Conselho: Esta Mousse da Ana, já foi servida de 3 jeitos na minha casa. Dentro de uma Taça compoteira, Refratario e Desenformada. Das 3 versões a melhor, que mais valorizou esta sobremesa, foi quando eu servi ela Desenformada (fôrma de pudim). Fica mais vistosa desenformada. Com a Babá-de-moça no pé, em cima decorei com umas Cerejinhas. Taça Compoteira de pé alto é muito bacana, lindo na mesa, o problema, que os primeiros comem toda a Baba-de-Moça e os outros comem só a Mousse. O gostoso dessa receita é comer os 2 juntos.


A Ana Maria Braga serviu ela dentro de uma Taça Compoteira de boca bem larga de pé alto.

Fonte:
Foi a filha Mariana da Ana Maria Braga que descobriu a receita. Ana contou que Mariana preparou esta sobremesa e fez o maior sucesso na casa, comeram tudo antes da Ana chegar. Só ficou a noticia de uma tal mousse deliciosa. Então preparam de novo, agora para Ana poder experimentar também, acabou rapidinho. Então a Ana iria receber visita, Ana e Mariana resolveram fazer pela 3.a vez consecutiva a mesma sobremesa. Ai a Ana Maria Braga disse: A receita foi preparada 3 vezes na sequencia lá casa, de tão boa que era, uma sobremesa que eu precisa ensinar para vocês . Foi ensinada no dia 16-05-2002 no Mais Você.






Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Nysa disse…
adorei e anotei... normalmente estas receitas com leite moca sao sempre um pouco doces. se esta nao é, entao é mesmo perfeita ;-)