Visitantes:

"Bife Acebolado de Panela com Cerveja com Carne de 2.a"

Mãe faz bife...

Bife Acebolado de Panela com Cerveja


Fica igualzinho a um Bife de Contra-filé na chapa acebolado, confesso que até mais gostoso. Leva 45 minutos para ficar pronto, mas compensa, o cheiro dele durante o preparo é daquela comidinha caseira muito gostosa. Um almoço delicioso, baratinho de fazer usando Bifes de 2.a.

Fonte: Foi apresentada com o nome Bife com Molho de Cerveja. Outra receita antiga da Cozinha Experimental de Claudia, publicada num livrinho daminha mãe, do inicio da década dos anos 80. Daquelas que você faz uma vez e pronto, você prepara para resto da sua vida, se transformando em Receita de Família.

Para quem coleciona Receitas da Cozinha Experimental de Claudia, é esta receita aqui. Reconheçeu?

Bife Acebolado de Panela com Cerveja:
  • 100 g de manteiga (1 colherada por leva de bife com 1 fiozinho de oleo)
  • fiozinho de oleo (colocar 1 fiozinho em toda leva que fizer - se puder use azeite)
  • bifes de 2.a, sem tempero, empanados na farinha de trigo (coxão-mole / chã de dentro, patinho, alcatra ou bife paris do Carrefour)
  • farinha de trigo
  • 2 tomates em rodelas - opcional (a receita original não pede, eu sempre coloco)
  • 2 dentes de alho
  • 3 cebolas em aneis (a receita original pede 4, mas 3 já dá uma senhora cama de cebolas)
  • 1 lata de 350 ml de cerveja pilsen
  • 1 tablete de caldo de carne (use também caldo de costela ou picanha, deixar o saborzinho + moderno)
  • sal
  • pimenta-do-reino preta moida (carne vermelha pede pimenta-do-reino)
  • orégano (esfregado na palma da mão)
  • chaleira de água fervente
  • cheiro verde picadinho

Pilotando a Cozinha com Priscila
(com fotos passo-a-passo):

Bifes de Coxão-Mole

Trabalhando com Tesoura de Cozinha - Todo mundo quer comer é Bifão e não Bifinhos. O bife de Coxão-Mole ou Alcatra, tem esses nervinhos, alguns mais larguinhos outros fininhos. Não vá cortando e transformando 1 Bifão do Carrefour de Coxão-Mole em 3 Bifinhos. No máximo 1 Bifão em 2 Bifes. Corte ao meio literalmente. Dê piques com tesoura de cozinha, em todos os nervinhos (finos e grossinhos) internos do bife. O nervinho, ou gordurinha da pontinha do Bife, você decide se tira ou não. Caso resolva não tirar, dê piques também com a tesoura. Os piques não permitem o Bife encolher virar uma bola concava.

Pique com tesoura no nervinho fininho, também nos nervinhos maiores.


Por ser bifes de 2.a dê uma martelada neles para amaciarem (os meus foram comprados na bandeja do Carrefour), se comprar no Açougue para evitar esta etapa peça para passar na máquina.Sem temperar, empane cada bife na farinha de trigo.

Os ingredientes principais são a Cerveja, a Cebola e o Caldo de Carne.

Em levas sele com fiozinhos de óleo e colherada de manteiga os bifes empanados sem tempero até selar, em caçarola teflonada (o ideal é usar o como bifeira a panela de pressão, porque ela é alta e não vai deixar sujar o fogão com espirros).

Ao virar o bife ele tem essa cara. Retire, reserve e repita de novo até terminar todos os bifes que serão servidos no almoço.

Ficará este fundo sujo de farinha de trigo queimada. Desligue a chama, não precisa limpar e sobre ela que você montará a receita.
Começe fazendo uma única camada de rodelas de tomate no fundo (eles protegerão os bifes).
Sobre eles metade das rodelas de cebolas, os 2 dentes de alho espremidos, o caldo de carne picadinho, o sal, pimenta-do-reino e orégano, são todos colocados nesta camada embaixo, antes dos bifes.

Na montagem nasceu 2 camadas de bifes selados sobrepostos, separados com rodelas de cebolas, sendo ultima camada coberta com rodelas de cebola também. Despeje a lata de cerveja. Complete com água fervente da chaleira, não é para cobrir, deve ficar 1 dedinho abaixo da última camada de cebolas. Tampe (abafe) e acenda o fogo em chama alta.

Apos 10 minutos, abaixe a chama ao mínimo. Ao levantar a tampa para bisbilhotar, estará assim cheio de líquido. Esse líquido todo apareceu porque sorou água da cebola e dos tomates. Tampe de novo abafando, chama minima, agora transfira para menor boca do fogão e deixe cozinhar por 30 a 35 minutos a mais. Caso com você seque o liquido rápido demais, pingue só um pouquinho de água da chaleira.

Essa é parte conquistadora da receita. O cheiro que exala nesta etapa durante todo esse cozimento abafado, perfurma a casa inteira, daquela comidinha bem gostosa caseira.

O liquido precisa secar praticamente todo.
Sirva salpicado de Cheiro Verde.

Tem 2 texturas para conquistar nesta receita:
  1. Cozinhando com 35 a 40 minutos - Nossa Predileta - Nasce um Bife Acebolado igual um Contra-Filé na chapa, com um mínima resistencia, para degustar cortando com garfo e faca.
  2. Cozinhando com 45 minutos para mais - Nasce aquele Bife Acebolado que dispensa faca, praticamente se come de garfo, que está quase desfiando.
Experimente também e bom almoço...



Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

ameixa seca disse…
Eu adoro tudo que seja acebolado! Tem super bom aspecto! Amanhã passa no meu blog que vou lá deixar algo para ti :)
Hummm quase senti o cheirinho!!!
delicia
Axly disse…
Só você mesmo, Pri!
Adoreeeeeeeeeeei esse bife^^
Com certeza vou fazer por aqui^^
Kisss!
ameixa seca disse…
Tenho um prémio para ti.
Passa no meu blog se o quiseres apanhar. Não é obrigatório ok?
Rico disse…
Esse bife acebolado já cá ia pela goela abaixo, esta tão apetitoso...yum yum...ainda por cima com a cerveja a fazer o molho.. Jinhos