Visitantes:

"Coxinha da Asa Creme de Catupiry" - da Palmirinha Onofre - Receita Profissional

Receita Curinga

  • Salgadinho diferente para mesa de café, ou
  • Almoço Domingueiro gostoso, para comer com a mão, deliciosamente  em quantidades absurdas...


Mesa Domingueira da Priscila com fartura, comer à vontade, servindo 19 Coxinhas da Asa Creme de Catupiy. Elas tem o tamanho de Coxas de Galinha (grandonas), baratinha para bolso, custa só 1,200 g de Coxinhas da Asa compradas.

Coxinha da Asa Creme de Catupiry
da Palmirinha Onofre







A Palmirinha Onofre quando ensinou este franguinho na televisão, falou que ao comer você vai determinar esta receita como "Mistura de Almoço" e não como salgadinho de cantina de escola ou de padaria. Depois da 1.a vez que preparar, vai virar mania na sua. Ela tinha razão!

É o simples gostoso de comer, que virou aquela mistura de freezer (congelado) de Almoço de Domingo aqui de casa. Porque não é justo servir esta gostosura durante a semana, só para a minoria da família ser previlegiada sempre. Como eu consigo reunir é todos na minha mesa só no domingo, é no domingo que sirvo esta receita.


Além de ser um Almoço Barato, ele faz daquele miniscula Coxinha da Asa, ficar com tamanho de Coxa de Galinha comum. Mesmo que você no fazendo deseje encapar ele com menos Catupiry, ele fica no mínimo com o tamanho de Coxa de Galinha. Permitindo a todos comerem um monte de Coxas "a la vonte", do jeito que todos nós gostamos.

Ainda mais aqui em casa. Eles me perguntam que carne vou servir no almoço, eles não querem saber se vai ser Lasanha, Arroz de Forno, Nhoque da vida, eles sempre querem saber qual é a Mistura do Almoço de Domingo. O turminha carnivora! De vegetarianos não tem nada...


Segredo desta Receita:
'Modelar com Catupiry Caseiro ainda Quentinho e morninho." -
Esfriou não dá certo, com Catupiry Comprado já tentei não dá certo, tem que ser o Caseiro mesmo. Melhor, faz desta receita sair bem baratinha no bolso da gente.



Coxinha da Asa Creme de Catupiry
da Palmirinha Onofre



Coxinha da Asa (cozida em água temperada):
  • Palmirinha pede - 1 kg coxinhas da asa
  • Priscila recomenda - comprar a granel para pesar um 1,200 kg - certinho 19 coxinhas da asa - que é a conta certinha do preparo desta receita - dá ultima vez comprei 2 bandejinhas pequenas de isopor de 560 g de coxinhas da asas resfriadas no açougue do Carrefour, cada tinha 8 coxinhas da asa, deitadas lado a lado
  • Escaldadas com água quente com vinagre ou suco de limão - para tirar o cheiro de pena - cozinhe do jeito que você comprou não retire a pele ainda, não faça limpeza nenhuma agora
  • caçarola comum (cozimento por 30 minutos, esqueça a panela de pressão que ela se defaz demais)
  • 1 litro de água (ou suficiente para cobrir)
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • + 1/2 colher (sobremesa rasa) de sal
Catupiry Caseiro Quentinho Bonito
Cheio de sisquinhos verdes, fazer só depois de cozinhar a coxinha da asa e limpa-la direitinho, ela modela com ele quentinho.

  • 400 g catupiry caseiro quentinho - é certinho 1 receita de catupiry da Palmirinha
  • + 1 xícara (chá) cheiro verde micropicado com muito capricho (misturado depois que desligar a chama)
Catupiry Caseiro da Palmirinha

Sabor Creme de Queijo - É o que nasce da versão Palmirinha pede 250 g de queijo Meia Cura, eu usei o Canastra Mineiro. Não tem aquele sabor de Catupiry que é aplicado de bisnaga na Pizza, é sabor Creme de Queijo, diferente, porém gostoso.

Sabor Catupiry aquele Pizza - É o casamento do Parmesão + Mussarela. A versão aplicada na Pizza nasce da proporção 50 g de Parmesão + 50 g de Mussarela . Descobrimos fazendo aqui em casa, depois da 4.a vez que essa coxinha da asa nasceu, que fazendo na proporção com 100 g de parmesão + 100 de mussarela, só lembra o sabor Catupiry da Pizza, nasce um sabor mais marcante, confesso que diferente, no entando mais gostoso de comer, experimente esta proporção que indico.
  • 4 colheres (sopa) Maizena
  • 500 ml de leite (2 copos de requeijão) - vai pingando aos poucos dissolvendo a Maizena
  • 1 colher (sopa cheia) de manteiga
  • sabor Palmirinha Onofre - 250 g de queijo meia cura (eu usei o Canastra)
  • ou o sabor Priscila - 100 g de parmesão + 100 g de mussarela
Empanado só de Farinha de Rosca (farinha de rosca + clara + farinha de rosca de novo):
  • 2 claras de ovo (não use as gemas) + 1 pitadinha de sal ( já testei - é o suficiente para empanar 19 coxinhas da asa com creme Catupiry)
  • farinha de rosca
Para Fritar: óleo novinho (cuidado  para fritar esta receita, ele escure rapido na fritura, cuidado, que não pode bobiar que catupiry estoura, ou pipoca errupções no momento de fritar)


Coxinha da Asa Creme de Catupiry Modeladas e Empanadas

Montando o congelamento em aberto no freezer. Sobre a tabua branca de carne mesmoforrada de filme plástico, fica fácil puxar, soltar a coxinha da asa pedra de gelo.



Pilotando a Cozinha com Priscila:


Coxinhas da Asa - Compre, lave dando uma escaldada com água quente com limão ou vinagre, para tirar o cheiro de pena. Coloque numa caçarola comum (esqueça panela de pressão dessa vez), cubra com água (1 litro no mínimo), acrescente 1 tablete de galinha e outro de legumes + um extra de sal. Levantou fervura, cozinhe por 30 minutos e escorra. Morninho ou frio, limpe na faquinha + tesoura de cozinha, cada coxinha, tirando toda pele cozida (fácil), deixando o pezinho do osso limpinho, limpinho. Você vai olhar, a tá, isso não vai servir de mistura para nós aqui em casa de domingo nem pensar. Não tem carne aqui, não esquente cachola, no final ela fica grande e suculenta.

Catupiry Caseiro Bonito e Quentinho + Modelando
- Caçarola teflonada. Cozinhe o catupiry caseiro (com o sabor de queijo que você escolheu). Engrossou, ele solta do fundo da caçarola, desligou, misture o cheiro verde, nasce lindo! Espera amornar só um pouquinho. Pegue uma porção deste Catupiry abra na palma da sua mão, se quiser use farinha de rosca para trabalhar (não é farinha de trigo), deite a coxinha da asa limpinha e envolva, encapando de cima para baixo, cobrindo tudo no capricho, deixando o pezinho limpo. Modele todas primeiro, deitando sobre o filme plástico é melhor, eu testei.


Empanado da Palmirinha - Farinha de rosca + clara de ovo + farinha de rosca.

Congelamento
- Apesar de levar Maizena ele não talha no freezer. Se quiser pode ficar na geladeira assim resfriado pronto, embalado sem congelar por 4 dias tranquilamente. Se resolver congelar, deite um do lado do outro e leve ao freezer por 2 horas. Virou pedra, ensaque, retire o ar.


Fritando é Assim - Esta receita pede  muito cuidado de tudo...

  1. Por causa das diversas camadas empanagem, a propria coxinha escurece rapido e suja rapido o oleo.
  2. Por escurecer rapido, esta gelado por dentro.
  3. Se deixar um tiquinho a + no calor do óleo, a massa de catupiry começa a derreter se liquifazer e primeiro, nasce umas erupções na modelagem, e depois estoura, os 2 já faz nascer aquele barulhinho de algo vazando no óleo quente.
  4. Demora um pouco para pegar a pratica de fritar esta coxinha.
  5. Caso voce fritou, está lindo, mas ainda esta meio geladinho por dentro. Desencana, vida + simples para nós todas, soluções simples,  esquente um pouco no forno ou use o microondas, só para interno ficar quentinho.



Rendimento Testado pela Priscila:
  • 19 coxinhas da asa creme de catupiry prontas
  • recomendo almoço para 5 adultos - 4 adultos comerão 4 coxinhas da asa creme e 1 comerá 3 coxinhas da asa, perfeito! Essa coxinha é uma delicia, deixar comer só 2 delas e comer e ficar na vontade ainda.
  • 1,200 g coxinhas da asa - rendeu 19 unidades
  • 1 receita de catupiry caseira - rendeu 750 ml ou 400 g certinho - rendeu certinho na conta 19 colheradas de sopa cheia.

Fonte - Merecidos Créditos: A receita é da Palmirinha Onofre, ensinada no dia 07-09-2006 (ensinada no feriado de 7 de setembro de 2006), no programa dela o Tv Culinária da Tv Gazeta.


Esta receita vai ser a sua Coxinha da Asa mania do almoço da sua família também...

Experimente!

Comentários