Visitantes:

"Torta de Maçã Espelhada na Massa de Bolachinha de Amendoim"


Deliciosa!




Tortas de Frutas Espelhadas, costumam nem sempre agradar os gregos e troianos...

Tem aqueles que criticam: Ah não é de Morango? Eu só gosto de Morango! Essa comendo, conquista.










Torta de Frutas Espelhadas da Priscila
com Massinha de Bolachinha de Amendoim

(maçã ou mix de frutas frescas)

Massa - Bolachinha de Amendoim:


  • 1 xícara (chá - 250 ml) de amendoim torrado, sem casca, " moído" (são certinho 12 colheres de sopa bem cheias do pacote de amendoim moído Pachá de supermercado)

  • 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado, sem casca, em grão

  • 1 xícara (chá) farinha de trigo

  • 1/2 xícara (chá) açúcar

  • 1 colher (sopa rasa) canela em pó

  • 1 pitadinha micro de fermento em pó para bolo (chá rasinha)

  • 100 g - manteiga sem sal

  • 1 gema

  • 3 colheres (sopa) água gelada aproximadamente
Não use o processador de alimentos. Essa massinha faça na mão. Incorpore até tudo ficar homogeneo. Faça uma bola deixe gelar uns 15 minutos embrulhada no filme plástico. Abra na palma da mão e forre uma torteira refrataria ou um torteira de aro removivel (se você preferir). Não se preocupe se esta Sobremesa ficará com casca, fina ou grossa. Aplique toda a massa dentro da fôrma que você escolheu. O pessoal vai amar comer esta Bolacha na torta. Fure a superficie com o garfo.

Leve a Massa (Bolachinha de Amendoim) para assar, em forno já preaquecido por 12 minutos, na grade do meio. A verdade que assa rápido demais. Cheirou cuidado, já tire que as pontas dela estão queimando. O correto é assar ela branquinha. Por isso asse com a luz acessa do forno. Em refratario transparente é melhor que você vai dando uma bisbolhada na cor que ela fica por baixo. Retire e aguarde esfriar.


Recheio Maravilhoso - 3 leites com Partes Iguais bem Aveludado na Batedeira
(é a versão mais gostosa do creme de confeiteiro):


  • 3 colheres (sopa) Maizena)

  • 2 gemas

  • 1 lata de Leite Moça

  • a mesma medida de leite - 250 ml só

  • 2 caixinhas de creme de leite de 200 g tipo UHT (acrescidas só na batedeira)

  • 2 colheres (sopa cheias) essência de baunilha (acrescidas só na batedeira)
 "Tres Leches Cream" - Creme Cozido - É um tipo de Creme de Confeiteiro preparo com 3 partes iguais de tipos de Leite em ml. Um Creme de Confeiteiro preparado com redução de leite de vaca principalmente que faz toda a diferença, tanto no sabor quanto na textura. - Coloque a Maizena e as 2 gemas no fundo da caçarola. Despeje a lata de Leite Moça, lave internamente a lata de leite e mais nada. Cozinhe só este pouquinho (vai dar 500 ml de líquido) até engrossar. Despeje o creme quente na batedeira. Acrescente o creme de leite e bata até amornar. Só morno para frio que você acrescenta a essência de baunilha artificial (2 colheradas boas). A essência vai aparecer muito. Continue batendo até o creme esfriar totalmente. Quanto mais bate, mais cremoso ficará. Quando desligar vai explodir umas bolhas de ar neste creme. Delicioso! Despeje sobre a Bolacha de Amendoim já assada. Leve para gelar só para formar uma película rápida na superficie.


Cobertura:


  • frutas frescas da estação (hoje eu estou usando só Maçãs)

  • geléia de brilho caseiro
Geléia de Brilho de Padaria Esta receita é do Padeiro Benjamin Abrahão ensinada no antigo Note & Anote da Ana Maria Braga.

  • 125 ml de água (1/2 copo de requeijão)

  • 1 colher (sopa cheia - tipo mãe) Maizena (amido de milho)

  • 1 colher (sopa) glucose (aquela transparente comprada em casa de boleiras)

  • 1 tira de casca de limão (sem a parte branca)

  • gotinhas de corante alimenticio (vermelho ou amarelo, hoje estou usando amarela, eu uso corante em gel)
Leve ao fogo, engrossou desligue, quando esfriar ele engrossa mais ainda, vai aplicando com pincel até cobrir toda a superficie de frutas da sua Torta. Sirva a Torta de Frutas Espelhada geladíssima!





Decoração de Torta de Maçã


Gastei 2 e 1/2 maçãs pequenas fatiadas com casca (3 maçãszinhas) para decorar um torta com 22 cm de diâmetro.
  • Aprendi com o Chef Álvaro Rodrigues, na Torta Francesa de Maçã e Damascos que ele ensinou (que já comi aqui em casa), é uma delícia também, que Torta de Maçã bonitona é aquela feita com Maçãs Pequenas com Casca.
  • Maçã grande pode fazer, só que limita a decoração, a fatia é muito larga, ocupa espaço. Como no exemplo abaixo.




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários

Téia disse…
Pri querida, amei! Eu faço uma parecida só que com pão-de-ló e o espelho é de laranja. Esta idéia da bolachinha de amendoim, foi iluminada. Você sempre explicando tudo direitinho...Bj grande.
Eli disse…
Olá passei pra contar que conheci seu blog no domingo e adorei!! Já fiz uma das inumeras receitas que salvei daqui para testar e fiquei encantada. Postei no meu blog dando claro os devidos créditos.

www.saboresdalica.blogspot.com
Ziza disse…
Priscila, essa é provavelmente uma das receitas mais bonita de torta de mação que eu já vi...
Parabéns.
Suélen disse…
Nossa, teu blog já tá nos meus favoritos. Pelo pouco que li, ele tem receitas "simples", ou seja, que eu realmente sinto que poderei fazer no meu dia a dia, diferente de alguns que nem os ingredientes consigo encontrar aqui na minha cidade, além da questão dos custos. Também gostei do estilo bem explicativo, com fotos de todos os passos. Parabéns!!!

Suélen
Ponta Grossa - PR
Vivian disse…
Pri, que coisa mais linda essa torta. E vc falando dessa massa me deixou com água na boca. Vou fazer as bolachinhas pra gente aperitivar rs. Maridex adora td que tenha amendoim. Sobre essa sua geléia de brilho, eu já fiz, mas não deu certo. Ela não ficou transparente. Adicionei corante vermelho, mas ficou leitosa, grossa, acabei nao usando. A glucose que vc diz, é o mesmo que aquele mel Karo? comprei glucose de milho em pacote de plástico vendido no supermercado. Será que nao é isso?
bj
Luciana Macêdo disse…
Pri que torta maravilhosa, eu que nem sou muito de doce fiquei com vontade de experimentar. E a bolachinha (da massa),vou fazer com certeza.
Outra coisa,são as dicas...achei ótimo. Para mim que nunca fiz cursos elas são sempre bem vindas.
Bjs!
BETO disse…
Priscila, que bom que você gosta do meu blog, eu tb visito o seu sempre, mas principalmente o de bolos, pois faço bolos tb. Vou colocar esse aqui na minha lista de blogs tb. Bjs e volte sempre.