Visitantes:

"Risoto Pomarola"

Tem dia que o almoço não tem feijão. Quando é assim eu já penso Arroz com Estrogonofe, ou Arroz com Penosa de Caçarola.

O Risoto Pomarola virou aquela opção simples e boa de comer. Vem com aquele molhadinho que eu procuro para o cardápio, que permite fazer um almoçinho básico tipo: Risoto Pomarola + Franquinho Grelhado de semana ou Risoto Pomarola + Franguinho Assado de final de semana, por exemplo.






Fonte: O nome original é Risoto Pop Art, uma receita publicada com foto num livro de receitas da minha cunhada Viviane Lenhago, tudo que preparei deste livro até agora, amei. Ele se chama "Boa Mesa Bons Momentos Knorr". O livro é espiral, conta que a receita é da estudante Camila de jornalismo, um arroz servido em festas.

O livro indica como Arroz para ser servido em festa. Comendo o Risoto Pomarola, a minha opinião é se trata um Arroz Simples Molhadinho, perfeito para o durante a semana, que os filhos amam comer.

Este Risoto é feito com arroz comum tipo 1 e não arroz arboreo (caro italiano de caixinha). No entanto tem um preparo tipico de Risoto, sem caldo fervente, é chaleira mesmo. O sabor vem do Vinho Branco Seco e Parmesão em peça, que faz ele ficar especial. Ele é todo salgado só com Parmesão peça.

Risoto Pomarola da Priscila ou
Risoto Pop Art da Knorr
  • 1 colher (sopa) azeite
  • 1 cebola branca micropidada
  • 1 xícara (chá) arroz cru comum (estou usando o Prato Fino - não lave, use seco)
  • 1 lata Pomarola (usei o Salsa Cebolinha da Knorr Cica)
  • a mesma medida da lata de Vinho Branco seco (250 ml)
  • 1 pitadinha de açúcar (para corrigir a acidez da Pomarola e a acidez natural do vinho)
  • chaleira de água fervente - ir pingando aos poucos (é um risoto) - vai gastar 1 xícara e 1/2 no máximo
  • parmesão em peça - filetado - é o sal desta receita (gastei 1 xícara dele filetado, entre o que foi para panela e o que foi polvilhado no prato - 120 g mais ou menos)
  • manteiga - umas 2 colheradas para emulsionar o Risoto, quando for desligar o fogo
Pilotando a Cozinha com Priscila: Leva 15 minutos para ficar pronto no máximo, mais rápido que um Risoto de arroz arboreo. Você refoga a o arroz cru com cebola no azeite. Já molha de cara com a Pomarola e Vinho Branco e despeja uma mão de Parmesão filetado. Fogo baixo, mexendo, a preparação é tipica de Risoto. Nunca abafa, nunca tampa, é mexendo o tempo todo. Vai pingando água da chaleira aos pouquinhos e + Parmesão filetado, que vai derretendo. Nunca deixe secar, sempre molhadinho. Cozinhou uns 15 minutos, numa textura bem molhadinha. Desligue a chama. Acrescente 1 colherada de manteiga. Se precisar coloque mais uma e se quiser até mais um pouco. A manteiga deixa brilhoso, engrossa o caldo também, é o que eles chamam de emulsionar o Risoto. Sirva quentinho, polvilhado de Parmesão filetado.

O cheiro deste arroz na preparação é ótimo, tem cheirinho de: Ai que fome!



Rendimento Testado pela Priscila:

  • rendeu 10 colherzonas de servir arroz da grandona super cheia
  • mal encheu um pequeno refratário oval com capacidade interna de 500 ml
  • aqui em casa é a conta para 3 adultos comerem bem aos repetecos (risoto dá mais volume servido no prato que arroz cozido comum - 3 senhoras colheradas deste Risoto é arroz pra caramba)

Polêmico - Lava-se ou não Lave-se o Arroz Prato Fino cru?

A minha irmã Cristine não tem o que convence ela. Ela usa até hoje escorredor de arroz, sempre lava o Arroz Cru, não importa se é Prato Fino, Camil Safra Especial ou Tio João.

A Ana Maria Braga já faz uns 2 anos, que publicou uma materia gravada lá na fábrica do Prato Fino, no sul do país, para provar que a gente pode preparar ele sem precisar lavar. Mostrando como ele é colhido, até o momento de fechar o saco que a gente conheçe.

Depois que eu assisti a matéria do Mais Você, me convenci de vez. De lá para cá, pelo menos o Prato Fino eu não lavo mais. Vai para a panela direto, do jeito que tirei da Lata de Arroz da despensa.





Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Eli disse…
É muito parecido com a sopa de tomate da Nigella, ela chama de sopa eu depois de fazer o considerei um arroz cremoso é simplesmente maravilhoso. Esse seu me parece muito saboroso e uma ótima opção!

www.saboresdalica.blogspot.com
Dani Oliveira disse…
Bela versão par aum risoto. Adorei!