Visitantes:

"Frango ao Leite da Knorr" (parente estilo da Quenga)

Penosa de Caçarola...

Apresento um dos meus almoçinhos prediletos: Frango ao Leite.







Técnica de Preparo para quebrar a Rotina: Você já dever ter ouvido de Macarrão cozido no Leite, Lagarto cozido no Leite e outras receitas do gênero. Este é um Franguinho Cozido no Leite com Rodelas de Espiga de Milho Verde cruas.

Sabor e Textura: Apesar de servido praticamente sem caldo nenhum (tipo um Frango Abafado), este Frango ao Leite, tem sabor de Frango Ensopado daqueles gostosos feitos no capricho com sabor de Milho bem acentuado. O creminho em volta dela parece ter pedaçinhos, mas não são pedaçinhos, são floquinhos do Leite que talhou no cozimento, delicioso de comer! A rodela de Milho é muito legal comer ela no Prato com arroz. Você espeta o garfo no centro, vai dando bocadas até dar a volta. Tem um sabor de Milho temperado com Frango, aquele acompanhamento, complemento do almoço muito bom de comer!

Costuma ser meu almoço de durante a semana, mas faz bonito se quiser servir num Domingo. Eu já fazia esta receita quando moravamos no ABC Paulista em Sampa. Quando servi aqui em Minas, até me perguntaram se era Quenga. Eu nem sabia o que era uma Quenga. Descobri o que é Quenga, já comi Quenga aqui em Minas. Frango no Leite é uma versão mais simples da Quenga, que não deixa nada desejar. Muito gostosa de comer!


Quenga
- Já que citei, o que é? É um Frango abafado tradicional mineiro delicioso! Comidinha de domingo de muitos mineiros. Alguns servem ele mais para Frango Ensopado, leva Milho cru ralado no caldo, linguiça fresca e queijo canastra. No interior é preparado só com Galinha Caipira (quase 2 horas de caçarola para ficar pronta). Eu comi Quenga na casa dos outros, um dia eu preparo e posto aqui também.

" Frango ao Leite da Knorr "

Cubos de Peito marinados no Caldo de Galinha:
  • 1 kg peito de frango cru com pele e sem osso (2 peitos), cortados em casa em cubos
  • 1/2 copo de água quente
  • 2 tabletes de caldo de galinha, dissolvidos na água
Caçarola Teflonada das Grandonas:
  • 1 colher (sopa) óleo de milho ou azeite
  • grelhar os cubos de peito primeiro (retire e reserve)
  • 3 colheres (sopa cheias) manteiga (agora são 60 g)
  • 1 cebola branca, das grandonas, em purê (liquidifiquei)
  • 2 tomates picados com tudo
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes picadinha
  • todo o caldinho da marinada dos peito (que ficou na tigela)
  • 500 ml de leite integral de vaca
  • retonar os cubos de frango grelhados na caçarola
  • 1 colher (sopa cheia) molho inglês
  • 2 espigas de milho verde cruas (corte com ajuda de faca e martelo de cozinha em rodelas - cada espiga eu consigo cortar em 8 rodelas, um total de 16 rodelas)
  • 250 g de vagem (eu coloquei aquele vagem mignon, mini mineirinha daqui)
  • 1/2 xícara (chá) cebolinha verde com salsinha (parte você mistura, parte você polvilha sobre o prato pronto)
  • dispensa oregano e pimenta-do-reino (a receita não pede mesmo)


Pilotando a Cozinha com Priscila:


Esta receita tem volume no inicio, pedeuma Caçarola das grandonas no preparo. No final tudo é reduzido.

Usando caçarola teflonada de fundo bom, 1 boa colherada de azeite (pode usar azeite mesmo, 1 colherada só não gasta nada), você grelha os cubos, sem pressa, até eles ficarem assim bonitinhos. Retire tudo e reserve.




No fundo seco e sujo acrescente as 3 colheres de manteiga e refogue a cebola em purê até mudar de cor. De uma salteada no tomate, não é preciso desmanchar primeiro, ele se desmanchará de vez no cozimento de tudo. Acrescente a aguinha de caldo de galinha da marinada de peito, o leite, o molho inglêsos tomates, a pimenta-dedo-de-moça, as 16 rodelas de espigas de milho e os cubos de frango. Misture e abafe. É um cozimento bonito, todo imerso em leite. Abafe,(tampe a caçarola) cozinhe por uns 25 minutos, só de vez enquando abra e mexa. Você se preocupe só em cozinhar a espiga de milho e em reduzir o caldo para creme, que os cubinhos de peito cozinham rapidinho. Quase nos finalmentes coloque a vagem. Deixe cozinhar uns 10 minutinhos no máximo e desligue. Nesta altura ele já será um Frango com creminho grosso praticamente sem caldo. Desligue misture cheiro verde. Caldo de Galinha + Molho Inglês são o sal desta receita. O meu realmente não precisou colocar sal nenhum.



Rendimento Testado pela Priscila:

Receita inteira - 2 Peitos + 2 Espigas de Milho - Dá para servir tranquilamente almoço para 6 adultos bons de garfo. Cada um ainda pode comer de 3 ou 2 rodelas de espigas de milho como acompanhamento. Pronto enche um refratario médio da Marinex (2 litros internos de capacidade), com 3 cm de lateral de altura.

Meia Receita - 1 Peito + 1 Espiga de Milho - Eu sirvo mais no durante a semana, almoço barato e de qualidade, para 3 só (2 adultos e 1 criança, Michel, eu e Cinthya). Eu gosto desta receita que meus filhos almoçam bem, aquele almoço que sustenta, que não fica aquele ataca dispensa ou geladeira depois.


Fonte - Merecidos Créditos: Esta receita é de um pequeno livrinho espiral da Knorr que veio junto com uma caixa de 12 tabletes de caldo do supermercado, que comprei nos anos 90.


É bom variar na cozinha, um preparo cozido no leite + uma comidinha que dispensa oregano e pimenta-do-reino.




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários

Mari disse…
Querida, adorei essa receita! Achei muito gostosa para um bom almoço de domingo mesmo... =D
Frango e milho juntos, acho que minha filhota enjoadinha vai gostar.... certamente vou fazer para ela.
Beijoss!!
Cris disse…
Bom dia!!! Querida, eu estive em Minas há duas semanas... e o franguinho caipira no domingo que minha sogra faz é tudo de bom mesmo... hummmmmmmm. Sabe que eu deixo o frango marinado no leite, fica mesmo bom. Quanta coisa boa tem aqui hoje... Beijos!
Eli disse…
Eu não conhecia essa receita, mas vindo de ti minha querida eu não tenho a menor dúvida que é reamlmente uma delícia!!