Visitantes:

"Feijão Batidinho" - "Creme de Feijão do Clodovil"

Mineirando com Priscila
Feijão Batidinho...


Acompanhamento do Arroz
Acompanhamento da Brandade de Bacalhau
ou
Caldo Sopa para Dias Frios






O Clodovil ensinou o Creme de Feijão dele diversas vezes, quando ele tinha o programa A Casa é Sua na Rede Tv de Televisão. Porque ele dizia que a mulherada por aí, as mamães por aí, não sabiam cozinhar direito. Por isso que ele insistia em ensinar a Cozinha Básica.

O Creme de Feijão do Clodovil evoliu na refoga dele, durante o programa, foi ficando + saudável, mais nutricional. O Creme de Feijão não é Sopa Creme, ele é mais grosso, a textura exata é purê mais mole.

Até aí Creme de Feijão não é novidade para nós...


Um dia segui o modus operante dele, com a refoga dele, o Creme de Feijão dele era mesmo mais gostoso do que eu imaginava! Eu sempre gostei de refogar com muitos dentes de alho, mas, foi com o Clodovil que passei escolher no Sacolão Cebola Roxa das Grandonas, exclusivamente para o Feijão da semana. O Creme de Feijão ganha um saborzinho melhorado que a gente costuma encontrar numa Sopa de Cebola Francesa. Cebola Roxa grandona se tornou a cara do Feijão. O Creme de Feijão do Clodovil se tornou o meu modus operante aqui em casa.

Creme de Feijão é o feijão com arroz predileto do meu filho Michel.



Creme de Feijão do Clodovil
Feijão Batidinho

1.a Etapa - Molho de véspera - Cozinhar no dia seguinte por 30 minutos na pressão

2 copos de feijão carioquinha cru (escolhido e lavado)
água para cobrir de molho (molho de véspera
1 colher (sopa) de vinagre (para cozinhar com esta água sem trocar)
1 folha de louro 1 pedaço do couro do bacon (aquela casca dura que a gente não usa nas receitas)

2.a Etapa - Tempero do Clodovil (a refoga demora um pouquinho porque tem muita cebola, colocar a refoga pronta direto no copo do liquidificador)

3 fatias de bacon (não precisa picar se quiser, pode colar inteira na panela)
1 pedaço pequeno de pimentão "vermelho" ( vitamina C da receita, que fará o ferro do feijão ser absorvido - o Clodovil tira a pele na faca, laminando como um bife, porque a pele é indigesta, eu refogo picado grosseiramente com pele)
4 dentes de alho (últimamenteeu tenho usado 1 colher sopa cheia de tempero mineiro verde de geladeira sem sal)
1 cebola roxa (aquela grandona) em rodelas grosseiras (isso meu, Clodovil manda escolher a maior cebola que você encontrar e tem que ser roxa, mais saborosa e mais saudavel)

3.a Etapa - Liquidificar tudo junto (rende 1,5 litro de feijão liquidificado - copo cheio)

1 colher (sopa cheia) sementes de linhaça (contém omega 3 - liquidificar a seco 1.o sozinho, para quebrar a semente de linhaça dentro do copo do liquidificador, depois você acrescenta o resto)
refoga o feijão cozido com parte do caldo
1 tomate vermelho cortado em 4
(vitamina C que fará o ferro do feijão ser absorvido)
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes
(abre ela e tira a sementes debaixo de água corrente, não precisa picar)

4.a Etapa - Voltar para dentro da Panela de Pressão e apurar (para sujar uma panela só)

colocar o sal
fazer uma redução, deixar apurar até ficar um creme grosso, praticamente um purê + mole (não é sopa)
cebolinha verde (Clodovil usa ceboulette, o visual fica bonitão, eu só encontro da comum por aqui - misturar parte no feijão e parte para polvilhar nele já servido na mesa)

O Pimentão Vermelho - é a fonte de Vitamina C que está na refoga

Sementes de Linhaça - contém Omega 3


Porque o Creme de Feijão do Clodovil é Saudável:
  1. Tempero - O tempero é refogado e praticamente apenas aquecido, porque a redução dele é rapida depois. Tempero menos tempo fervendo é mais saudavel para organismo.
  2. Pimentão Vermelho - Mesmo colocado pouquinhos é a vitamina C da refoga. O veiculo que irá fazer o ferro do feijão ser absorvido pelo organismo. Não adianta garantir que o feijão entre na boca dos filhos, se não tiver uma vitamina C fresca (via suco, via sobremesa, ou dentro da refeição), o ferro entra pela boca e sai, sem ser absorvido.
  3. Tomate - Além de conter vitamina C, também um veículo para absorver o ferro do feijão, é um anticancerigeno quando é aquecido, ele cozido libera antioxidantes. Importante principalmente como prenventivo do Cancer de Prostata. Se você tem pais com idade avançada, coloque tomate em tudo para cozinhar.
  4. Pimenta Fresca - É outro antioxidante também.
  5. Sementes de Linhaça - É rico em omega 3 e antioxidante. Só ele é melhor absorvido se for triturado ou em pó.
  6. Cebola Roxa - Além de ser mais saborosa, a cebola roxa é mais saudavel. A gente precisa esquecer um pouco da branca, e refogar mais com cebola roxa. Todos alimentos da horta escuros e coloridos, são mais saudaveis.
  7. Água do Molho do Feijão Cru com Vinagre - O feijão cru de molho libera um monte de antioxidantes nesta águinha, não troque por uma água limpa. Cozinhe nesta água. O vinagre vai tirar a parte indigesta desta águinha, o vinagre também faz minimizar a flatulência que o feijão gera (o famoso gases).

Peneirar ou Não o Creme de Feijão do Copo do Liquidificador:

O Clodovil peneira, porque as casquinhas são indigesta. Parece frescura mais não é. Na peneira é tão pouco, uma sujeirinha de nada, que você, diz só serviu para gerar mais louça para lavar. Quando passei pela operação de Redução de Estomago no 1.o ano, só Creme de Feijão eu conseguia comer, aquela sujeirinha besta mínima que fica na peneira, no meu estomago recém operado me faziam vomitar. O Creme de Feijão peneirado para mim era o único que eu conseguia me alimentar sem reação negativa. Pessoas operadas e pessoas com idade avançada, ficam com um estomago mais delicado. Hoje já não tenho mais esse problema. Hoje eu não peneiro mais. Mas quando meu Pai aparece para almoçar conosco eu peneiro sim.



Mineirando com Priscila
- Creme de Feijão é o feijão com arroz mais preparado aqui em Minas pelas mamães, não é nem o Tutu e nem o Tropeiro . Para vocês terem uma ideia, quando me mudei para Sete Lagoas (interior de Minas), todas as minhas vizinhas tinham o Liquidificador sobre o balcão com Capinhas. Liquidificador não era um eletrodomestico de armario. Um costume local que me chamou atenção. Até pensei, elas gostam mesmo de fazer vitamina. Que vitamina, que nada. A mineiras fazem é Creme de Feijão e Bolo de Liquidificador, toda a semana. Por isso, ele não vai para dentro do armario da cozinha.

O Creme de Feijão do Clodovil é uma ótima base para o Tutu. Só acrescentar 6 colheradas de farinha de milho ou de mandioca (não mais que isso), que o Tutu fica no ponto.






Site
https://www.facebook.com/bolospriscila


                  

Comentários

Eli disse…
Sabe que vou fazer esse creme de feijão aqui pro Rapha ele adora feijão batido sabe?!

www.saboresdalica.blogpost.com