Visitantes:

"Pão de Queijo do Chef Daniel Bork (Tv Band)" - Receita Profissional

Amo pão de queijo. Apareceu uma receita com proporção nova para mim, testo.
Comendo esta receita é mais gostosa de comer que o famoso Pão de Queijo Congelado. 
Leva 300 g de queijo canastra, gostei de comer  pão de queijo com essa quantidade de queijo.





Pão de Queijo 
do Receita Minuto do Chef Daniel Bork
1.a Etapa - Escaldar na Tigela da Batedeira
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de água
  • 250 ml de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 500 g de polvilho " doce"
2.a Etapa - Batedeira
  • 300 g de Queijo Minas (eu usei o Queijo Canastra fresco- o Canastra pediu uma correçãozinha de sal extra na massa, ao experimentar ela ainda crua e pronta)
  • 5 ovos grandes (adicionar 1 por vez)

Rendimento Testado pela Priscila (surpreendente):
  • rendeu 112 bolinhas pães de queijo (modelados com 1 colher de sopa cheia de massa crua)
  • só para comparar com os comprados - 1 pacote de 422 g do congelados do supermercado veio com 27 bolinhas de pães de queijo só (com 2 cm de diametro e 1 dedo de altura só)
  • esta receita do Chef Daniel equivale a 4 pacotes do Pão de Queijo da marca Forno de Minas comprado (com uma sobrinha extra ainda).
Pilotando a Cozinha com Priscila: Eu fiz como o Chef Daniel Bork preparou. Na tigela da planetaria ele colocou o Polvilho Doce. Num fervedor ele colocou oleo, água, leite e sal. Ferveu ele escaldou o polvilho e mexeu com a colher. Acrescentou o queijo e mexeu de novo. Abaixou a planetaria usando a Pá Triangular (não é pá de bolo e nem pá de pão). Foi aumentando a velocidade aos pouquinhos. Colocou 1 ovo por vez, 5 ovos no total. A massa é um pouco mais melequenta compara a outras que já preparei. Ficou toda melequenta grudada na pá do batedor. Leve para gelar um pouquinho. Mesmo com a massa geladinha, ainda é uma massa meio melequenta, até o Chef Daniel explicou isso também. O segredo de enrolar esta massa é bolear ela rapidinho na mão. Enrolando rapidinho não gruda na mão. Confesso que na minha mão grudou muito pouquinho, um pouquinho que não extressa nada e não estraga o formato, confesso. Se for congelar, congele em aberto primeiro, depois ensaque as bolinhas pedras de pão de queijo e retire o ar. Asse em forno preaquecido , por 25 minutos.

Dúvida de sempre... Unta ou não unta o tabuleiro de pão de queijo para assar? Dizem os especialistas... 1) O segredo de não untar o tabuleiro de pão queijo, assando a seco, é alta quantidade queijo, tipo 400 g de queijo na receita, óleo natural desta grande quantidade queijo não gruda, se gruda é tipo quase insignificante, uma empurrada com espatula é suficiente para soltar, seu tabuleiro de pão de queijo sai limpinho . 2)Tem receita de pão de queijo e alguns pães de queijos comprados congelados que levam uma 2.o tipo gordura na receita (além do óleo), estes também não precisa untar o tabuleiro.  3)Use como regra, para essa receita e para futuras receitas de pães de queijo: A receita levará menos 400 g de queijo, a receita não leva gordura, UNTE SEMPRE COM ÓLEO OU DESMOLDANTE pincel ou aerosol, ou asse sobre papel alumínio, ou asse sobre o papel manteiga, ou asse sobre siplat ou asse sobre teflon plástico.  



Fonte: Receita do Chef Daniel Bork, lá do Receita Minuto (Bem Família da Tv Bandeirantes), ensinada no mês de novembro de 2006.

Dicas:

  • Polvilho Azedo - Ele garante o crescimento. Quando só leva Polvilho Azedo, o Pão de Queijo nasce oco, recheado de vento.
  • Polvilho Doce - Ele garante o miolo macio. Quando só leva Polvilho Doce, é um Pão de Queijo de miolo todo preenchido, ele cresce também, só que cresce um pouquinho.
  • Polvilho Doce + Polvilho Azedo na mesma Receita - São considerados pelos Chefs brasileiros as melhores receitas de Pães de Queijo. O Azedo dá o tamanho e o Doce garante o miolo macio de massa de queijo.
Mineirando com Priscila: Mineiro gosta de fazer e assar Pão de Queijo em Casa, é uma tradição forte por aqui, preparar receitas caseiras de Pão de Queijo.


Obrigada pela visita.
Volte sempre.
Priscila Beneducci





Convido você conhecer a receita de pão de queijo que estou apaixonada:


Comentários

flavia ines disse…
Parabéns pelo seu Blog, é muito legal!!!!
Unknown disse…
Olá Priscila!!
Gostei muito do seu blog,tem cada receita de dar água na boca...humm..
Fiz essa receita do pão de queijo, apenas diminui os ovos.O queijo, como aqui não tem o de Minas..rsrs..improvisei com um do mercado japonês(estou no Japão), que parece mussarela. Mas, ficou muito bom!!
Minha filha amou!!Com o polvilho doce, realmente o pãozinho cresce.
Obrigada e parabéns!!
Beijos.
Bia disse…
Priscila adoro pão de queijo claro mineira sempre faço e congelo.Queria saber se esse pão de queijo esfarinha,todas receitas que testo esfarinha,ainda não encontrei a receita perfeita,olha que testo todas que acho,você acha essa a melhor receita?É preciso untar as mãos?Obrigada.
Bia disse…
Priscila aguardo resposta obrigada quero muito fazer.
Bia

maioria dos paes de queijo massa crua, se enrola com mao molhada na água, igual a fazer kibe.

Não precisa de oleo.

Priscila
Bia disse…
Ficou delicioso,obrigada.
Carla disse…
Ficou delicioso adorei,amo pão de queijo.
Ana disse…
Fiz e amei como mineira sempre faço e congelo no meu freezer não pode faltar pão de queijo,faço toda semana.Priscila recebi essa semana um livro lindo da amafil espiral tem 50 receitas e tem cada pão de queijo,corre pra pedir é só mandar 10 códigos de barra de qualquer produto amafil,no site tem o endereço,peça você como eu vai amar.
Anônimo disse…
Amei ficou delicioso,também recebi o livro da Amafil.
Conceição disse…
Oi Pricila fiz esta receita ontem, mas a minha massa ficou tão mole que nem deixando na geladeira de um dia pro outro deu pra enrolar,eu fiz tudo conforme a medida, (só os ovos que pus 3) com a ajuda de uma colher coloquei na forma e assei, ficaram saborosos, mas achei um pouco oleosos (fica um pouco de óleo na mão ao comer)Será que é porque eu não fiz na batedeira?beijosss
Oi Conceiçao prazer falar com vc.

Eu faço muito este pao de queijo e da certinho, a receita da Band.

Meu ovo é dos grandes jumbo 60 g sempre.

Realmente nao sei o que aconteceu com sua massa.

A receita é muito boa tenta de novo.

Priscila