Visitantes:

"Bolinho Batata Recheado Grelhado" - com Massa de Nhoque - receita n.o 2 (deste blog)

Era uma vez 1 kg de Batata Holandesa da fruteira:

1.o dia - de manhã - Um kg de batata se transforma numa caçarola cheia de Purê de Batata para o almoço. O sorobou vai para geladeira.
2.o dia - de manhã - Transformo o sorobou de Purê de Batata Pedra da Geladeira em Bolinho Coração Recheado modelado, junto com o preparo do almoço. Recheado com Carninha de outro sorobou fresco ou um sorobou que eu tinha congelado lá do freezer. Guardo eles modelados na geladeira.
2.o dia - de tarde - Na nossa Mesa de Café da tarde (o Brunch) o momento delicioso de comer. Bolinho Coração Recheado Grelhado com fartura.
3.o dia - Sorobou Bolinho Coração quando tem, reaparece no almoço.

E aí o de sempre: Ah mãe já acabou todo Bolinho Coração!...

É desse jeito que esse Bolinho Coração sempre nasce na minha cozinha.

Bolinho Coração Recheado Grelhado
de massa de Nhoque de Rotisserie Fresco de Saquinho






Nós sempre apreciamos aquele Nhoque que desmancha na língua, de tão delicado que era, preparado pela minha sogra Dona Lavínia. Já meu filho Michel, desde pequenino sempre curtiu Nhoque de Restaurante por Kilo, porque era mais durinho. É dose, meu filho até hoje tem um lado "eu sou do contra".

Por causa do Michel, foi que acabei me interessando por essa receita quando apareceu na televisão no inicio dos anos 90. Aprendi no antigo Note & Anote da Ana Maria Braga na Tv Record, na época que era exibido pelas manhãs, a fazer o Nhoque de Rotisserie Fresco de Saquinho. Aquele que pode ser remexido por todos com a colher que não vai se transformar em purê, perfeito para Restaurantes por Kilo. Nada mais é que uma deliciosa da massa de rissoles preparada com muita batata.

Quando a Ana Maria Braga no Note & Anote passou ser exibido a partir do meio-dia até as 17:00 hs, essa receita reapareceu com frescura:
  1. Nhoque de Rotisserie - Fresco de Saquinho, conhecido também como Nhoque de Restaurante por Kilo - aquele besuntado no óleo de milho e levinho (só remexido na colher, como se fosse macarrão acabado de ser cozido besuntado com 1 colher de manteiga, colocado em saquinhos plástico, comercializado fresco, sem ser congelado, com um prazo de validade de geladeira de 5 dias corridos só.
  2. Empadinha Assada de Massa de Nhoque de Restaurante, montada em forminha dce empada untada e enfarinhada de farinha de rosca.
  3. Falso Queijinho Frito, conhecido também como Nhoque Frito - de Massa de Nhoque de Restaurante (como aperitivo), que dispensa ser cozido, pode fritar direto depois que foi modelado, ou tirado do saquinho da geladeira.
  4. Bolinho Recheado Grelhado (sem empanar com nada, apenas modelado). Que com o tempo aqui em casa ficou com cara de Bolinho Coração.
Essa receita todo mundo precisa ter no caderno de receitas, como mais uma opção gostosa para variar no dia-a-dia.

"Bolinho Batata  Recheado Grelhado"


Nhoque de Rotisserie Pré-Cozido(fresco de saquinho besuntado no óleo):
  • 500 g de purê de batata (são 3 batatonas das grandonas cozidas e espremidas)
  • 1 ovo inteiro cru (acrescido no purê de batata quentinho, rapidamente)
  • 750 ml de leite
  • 100 g de manteiga de verdade (para colocar sabor gostoso nesta receita, pode até usar manteiga com sal, experimente o caldo para ver se vai pedir um salzinho extra antes de colocar a farinha)
  • 1 tablete de caldo de legumes (não use caldo de galinha, que lembrará sabor de coxinha, que é exatamente o que não queremos)
  • sal à gosto (puxado mais para o salgadinho, eu coloco a ponta de 1 colher de sobremesa)
  • 1 colher (café) pimenta-do-reino preta moída
  • 1 colher (café) noz moscada ralada
  • 3 copos de requeijão ( 250 ml- cheias até a boca ) de farinha de trigo
  • um fiozinho de óleo para untar a bancada, para sovar na espátula branca plástica (aquela para se trabalharchocolate) a massa quentissima ainda.


Falso Queijinho Frito - conhecido também como Nhoque Frito
:
  • massa quente já cozida, a bola já desprendida do fundo da panela, acrescente
  • 100 g de queijo parmesão filetado grosso, só uma mexida (parte derrete e parte não)
  • 1 colher (sobremesa) essência artificial de queijo (esse tipo de essência existe até hoje, tem até essência de cheddar e essência de manteiga, nas casas de boleira as opções em artificial multiplicou, eu sempre encontro uma essência do tipo "não é possivel", até isso eles inventaram... sempre junto da essência de baunilha)


Para comercializar o Nhoque Fresco de Rotisserie - Fresco de Saquinho:

  • 10 colheres (sopa cheias ) de óleo de milho - para essa receita inteira (misturar com a colher)
  • saquinhos - para vender porções de 500 g ou 1 kg de nhoque


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Você decide, começa o preparo de Purê de Batata novinho sem tempero, ou faça como eu, uso o sorobou daquela caçarola de 1 kg de Purê de Batata que eu fiz. O meu Purê Pedra Gelado da geladeira, já está temperado com 1 ovo, manteiga, sal, pimenta-do-reino e levou um pouquinho de leite. Eu desconsidero este tempero que ele tem, trababalhando com este Purê Pedra Gelado, do zero como se nem tivesse sido temperado. Relex total, tem vez que olhando sobrou com certeza mais que 500 g de batata cozida, tem vez que sobrou com certeza bem menos. Não importa, eu nunca peso para saber ao certo com quanto de Purê estou trabalhando, só sei que esta receita sempre dá certo.

Massa do Nhoque de Rotisserie Fresco de Saquinho
- Coloco o sorobou do meu Purê Pedra geladíssimo, dentro de outra caçarola teflonada das grandonas. Vou despejando leite aos poucos (os 750 ml) para ir desmanchando o Purê pedra gelado, em pedaços que vai ficar no final, um líquido cheio de gruminhos de Purê de Batata. Levo ao fogo. De cara ainda tudo frio, coloco 100 g de manteiga e os temperos (aquela ponta de sal, o tablete de caldo de legumes quebradinho, mais pimenta-do-reino e a noz moscada). Quando o leite ferver, a batata já se desmanchou no líquido. Então acrescente de uma vez toda a farinha de trigo, mexa com esperteza até obter uma bola cozida que se desprendeu do fundo da panela (como se fosse um brigadeiro). Deite essa bola sobre o granito untado de óleo. Com 1 ou 2 espátulas brancas (aquele de chocolate), vá sovando esta massa quentíssima. A medida que você sova, ela fica mais lisa e homogenea. Chega um ponto, que nada grudará na bancada, numa textura deliciosa de se trabalhar. Mantenha coberta com pano de prato limpinho da gaveta, para a superficie não formar casca. Massa pronta.

Nhoques Frescos de Rotisserie - Faça cordões, corte em Nhoque e coloque numa tigelona já com umas 10 colheradas de óleo e vá mexa para envolver. Sempre mexa de novo ,a medida que você jogue despeje dentro uma nova leva nhoques. A tigela encheu demais desses nhoques cozidos, coloque nos saquinhos, retire o ar com aquele aparelhinho plástico manual próprio para congelados, e amarre com um araminho encapado (aquele do pacote de pão de fôrma). Geralmente este processo de empacotar pede chegando na metade da massa. Enquanto empacota não esqueça de deixar o que sobrou de massa, coberta com pano de prato. Reserve e continua a modelar mais nhoques com o restante da massa. Prazo de validade 5 dias corridos, na geladeira. - Preparo o mesmo que o Nhoque Congelado. Despeje o pacote inteiro já na água fervente sem óleo, só com um pouquinho de sal, dá uma mexida, quanto eles subirem boiando na superfície, retire-os e sirva com o molho quentinho à gosto. Não é necessario cozinhar aos pouquinhos, pode cozinhar o pacote todo junto de uma vez só.

Bolinho Grelhado Coração da Pri - Eu pego 1 colher de sopa cheia de massa cozida, apalpo na mão, levemente suja de farinha de trigo. Coloco o recheio que eu tiver disponível: Sobrinha de Carne Moída refogada, sobrinha de Peito de Frango refogado, neste caso eu estou usando Carne Louca Desfiada de Acém de Boi (que estava uma delícia de comer). Fecho o bolinho um medalhão, ou tipo hamburguer recheado. Aí eu dou aquela ajeitada no dedo, modelando este hamburguer no formato de coração. Dou uma empanada só na farinha de trigo e mais nada. Fica no prato, reservado, coberto com filme plástico, prontinho para quando eu quiser grelhar numa friturinha rasa (como se fosse um bife a milanesa).
Grelhando - É um falso grelhado, uma friturinha rasa de caçarola teflonada, só um caminha rasa de óleo de milho, bem pouquinho mesmo. Virando só uma vez com a espatula, quando o lado de baixo estiver crocante e douradinho. Deixe secando em papel toalha triplo, trocando toda a vez que for necessário. Tem uma dica, logo este rasinho de óleo seca fica uma superfície de farinha de trigo queimada, jogue fora esta farinham no lixo mesmo (não tem líquido), raspando com a colher. Passe um papel toalha duplo no fundo, só para limpar e frite a outra uma outra leva. Fritando no rasinho, um montão de levas de Bolinho Corações, só 1 vez que eu a minha panela pede para limpar de farinha queimada.




Bolinho Coração Recheado de Nhoque de Rotisserie, eu gosto de servir no Brunch aqui de casa, com café fresco + suco natural, e bolo simples (sem recheio) doce assado. De salgado, só este Bolinho com fartura na mesa. Faz o maior sucesso, fica sendo aquela falsa janta com cara de Café da Tarde gostosão.

..................................................................................................................................................

Carne Louca de Acém Desfiado

Carne Louca - Aprendi com o Chef Alex Atala no GNT (programa Mesa pra Dois) o seguinte, se vai fazer Rosbife fatiado o negocio é comprar Lagarto. Se vai fazer Carne Louca compre Músculo ou Acém. O Chef Alex fala que não tem sentido fazer Carne Louca de Lagarto desfiado. Além de ser uma carne bem mais cara, o sabor é inferior ao Músculo ou Acém desfiado. Deixe o Lagarto só para Rosbife fatiado mesmo.

Acém de Boi - Melhor proteína animal que Frango, você Sabia? - Para mim esta foi a informação do ano (2008). No Domingo Espetacular da Tv Record, apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, eles contaram que conforme uma pesquisa média publicada internacional, a Organização Mundial da Saúde está recomendando o seguinte ranque de prioridade de proteína animal para se alimentar:

1.o lugar - Peixe (principalmente sardinha e salmão)
2.o lugar - Lombo de Porco (só o pedaço nobre, completamente magro)
3.o lugar - Acém de Boi (este pedaço da carne do boi, é uma carne mais magra que o frango)
4.o lugar - Frango (qualquer pedaço)
5.o lugar - Carnes Vermelhas (qualquer tipo)

Transformando Acém em Carne de Panela em Cubos, Carne Louca Desfiada e Boi Ralado (acém moído), a carninha vermelha gostosa de comer de todo dia, agora vai para mesa com menos culpa.




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Unknown disse…
Obrigada eu, que depois de muito procurar encontrei vc que gentilmente colocou tudo explicadinho. Solidária e desprendida.
Bj
Unknown disse…
Obrigada eu, que depois de muito procurar encontrei vc que gentilmente colocou tudo explicadinho. Solidária e desprendida.
Bj
Unknown disse…
Obrigada pela dica de receitas e parabens! Fiz um nhoque que ficou mole ao esqueta-lo do almoço para a janta, virou uma papa. Pensei e agora o qie eu faço. Jogo fora? Acho um pecado jogar comida boa fora. Procurei receitas de como reaproveitar o nhoque e achei vc. Obrigada!!!