Visitantes:

"Catupiry Caseiro" ou "Requeijão Baldinho" do "Chef Álvaro Rodrigues"

Catupiry Caseiro
do Chef Álvaro Rodrigues

Ler as receitas do Chef Álvaro Rodrigues na Internet é ficar sem um monte de informações extras.

Ele é o tipo de professor que a gente tem que assitir o preparo dele, nem que seja colocar para gravar em DVD. Medidas, pesos, tamanhos, dicas, fornadas, detalhes importantíssimos, o Chef Álvaro Rodrigues conta tudo.

Foi numa dessas dicas que ele ensinou na televisão o Catupiry Caseiro dele. Eu não entendi até hoje porque não colocaram a receita na Internet, nem no site dele consta esta receita.

Ele ensinou esta receita no 1.o semestre de 2001, no antigo Note & Anote da Tv Record, na época apresentado pela Claudete Troiano. Ele chamou de Requeijão Baldinho, porque não podia fazer menção da marca. Para quem não sabe Catupiry é marca.

A Claudete falou assim: Você está usando o Requeijão Baldinho comprado? Ele disse que não, o Requeijão Baldinho que ele estava usando na receita era um caseiro preparo por ele mesmo e completou que voltaria outro dia no programa para ensinar a receita. A Claudete Troiano, que agradeço muito, ficou insistindo do tipo forçando a barra, para ele contar de boca mesmo. Ela conseguiu. Enquando o Chef Álvaro refogava na caçarola ele contou como se prepara o Requeijão Baldinho caseiro dele (nosso Catupiry):


Catupiry Caseiro
do Chef Álvaro Rodrigues:

(rende certinho 400 g - ou um recipiente de 500 ml de capacidade):

  • catupiry de corte (aquele tipo Requeijão mineiro de pedaço) = 60 g creme de arroz (são certinhos 3 colheradas mãezona gordas) ou 30g de fécula de batata Yoki
  • catupipry bisnaga (aquele mole de pizza) = 40 g de creme de arroz (são certinhos 2 colheradas de sopa normais) ou 20g de fécula de batata Yoki
  • 250 ml de leite integral
  • 6 g de sal ( 1 colher de chá cheia)
  • 50 g de manteiga sem sal (de verdade que dará o sabor ao nosso catupiry)
  • 50 g queijo parmesão ralado - use parmesão de peça, rale em casa e pese certinho, para o parmesão sabor não sobresssair  (não use de saquinho)
  • 50 g de mussarela ralada ou picadinha
  • 100 g de creme de leite tipo UHT grosso denso (recomendamos só qualidade 24% teor de gordura para +, obtem essa qualidade usando só parte grosso do creme de leite de lata ou no creme culinário comprado de litro das marcas: Itambé, Leco e Nestlé - não faça esta receita com 16%, não faça com 17%, não faça 18% e nem a caixinha de 20%, a textura você terá será outra, estas estão literalmente como águas brancas)

Maizena
(amido de milho) x Creme de Arroz x Fécula de Batata:
  • Creme de Arroz ou Maizena marca - pode fazer, a mesma quantidade
  • Não use imitação, similar de Maizena, baratos, ofertas, estão muito fracos, na sua panela será uma textura diferente da que foi ensinada.
  • Fécula de Batata é o melhor ingrediente para quem trabalha muito com Freezer -  amo nesta receita é até melhor. Fécula de Batata tem que ser marca, recomendo a marca Fecula de Batata Yoki, optando por ela , nas receitas, repare, será sempre metade da qtde acima indicada , é po talco + eficiente. 


Pilotando a Cozinha conforme o Preparo do Chef Álvaro:



Faça um bechamel grosso na caçarola (fecula de batata, leite, sal, manteiga, parmesão e mussarela).

Engrossou ficando bem consistente, transpira para o copo do liquidificador. Bata com creme de leite UHT por 5 minutos. Irá emulsionar dentro copo. Coloque em pote de plástico com tampa ou coloque direto dentro de um saco resistente.

Eu gosto de usar aquele saquinho de celofane de embalar pão-de-mel e doces, tem dele de todo tamanho em casas boleiras. Ele é resistente, melhor que saco de freezer simples de supermercado, quando a gente aperta ele como uma bisnaga, ele não estoura.

Faça um nó bem rente ao conteudo. A sua bisnaga de Catupiry Caseiro improvisada e eficiente está pronta.

Quando gelar estará pronto para ser utilizado como quiser. Dura 7 dias dentro da geladeira. Eu na gaveta superior de refrigeração forte da minha geladeira nova da Brastemp.

Este Catupiry é aquele perfeito para ser utilizado em congelamentos, porque ele é preparado com creme de arroz e não amido de milho.

É uma versão melhorada da antiga receita que eu já tinha, o Catupiry da minha sogra Dona Lavinia. Eu já fiz com Creme de Arroz até a caixinha acabar. Hoje eu só faço com Fécula de Batata. Eu uso ele em todas as receitas que faço aqui em casa e que vendo sob encomenda.


Comentários

Pamela Carbonaro disse…
Oi Priscila posso usar então a fecula de batata e congelar o catupiry, ou vai talhar por favor me responda meu email é
caca.carbonaro@hotmail.com ou
pamelapcarbonaro@hotmail.com
Oi Pamela, prazer falar com vc

Fecula de Batata ou Creme de Arroz não talha nunca...

Eu fiz esta receita com Amido de Milho e congelei umas Empadinhas com Catupiry, só que ficaram no meu freezer quase 1 semana, pouco tempo e nao talhou!

Para comercializar é melhor mesmo Fecula de Batata ou Creme de Arroz.

Priscila
Rhosanna disse…
Olá Priscila querida!!!

Vc existe mesmo? rsrsrs com toda essa maravilha, parece sonho, e não é a primeira vez que falo isso rsrsrs.
Requeijão simplesmente delicioso, e também sempre acompanhei Álvaro.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso!
Muita luz e harmonia

Rosana/Brasilia
Anônimo disse…
Hola Priscila, que alegria entrar no seu blog, moro em Espanha faz muitos anos, e fiquei muito feliz de achar receitas das nossas delicias do Brasil. Tava buscando receita de pao hungaro, más nao achei. Obrigada por dar-nos éstas receitas tao boas. Meu email é crispujante@hotmail.com, si vc tiver a receita do pao hungaro me envia, eu te agradeceria muito.

Beijinhos y fica com Deus.
candy disse…
tudo maravilhoso
A receita eh uma nota !!!
Fiz a mesma receita, mais com farinha de arroz jah que aqui na espanha nao encontrei a fecula de batata.
Ficou de locura !!!
Jah estou passando esta dica pra muitos amigos amantes do Catupiry aqui en Valencia Espanha.
Lembranças pra voçe e obrigado pela sua dica.
Rose disse…
Oi Priscila...
Nossa procurei uma receitinha assim facil de catupiry e naum achava...agora achei seu blog...e olha a receitinha aki....muito obrigada por postar...obrigada pelas dicas tbem...

Valeu...
bjos
Anônimo disse…
Olá,esse seu sorriso abre o apetite de qualquer um,mesmo que o prato seja: pimenta malagueta, pó de café e jiló. rsos, continue assim!BJÃO!!!
Anônimo disse…
ola fiz hje catupiry mas nao engrossei tanto sera que dara certo como eu devo usar catupiry em paes e coxinha e congelado desde ja obrigado
Fecula de Batata é + engrossante que a Maizena. A marca que oriento comprar é da Yoki.

Fecula de Batata picareta - aqui em BH se compra fecula em pacotinho a granel 500 g pela metade do preço da Yoki, fique esperta. Se usar como engrossante na caçarola, receita salgada ou recheio e não engrossar com força, usando a metade do indicado de maizena, te enganaram. Vc comprou alguma mistura branca que tem a mesma textura de talco.

Maizena nesta receita e em todas, usada como engrossante na caçarola no fogo, mexendo o tempo o todo,
é sempre o dobro da quantidade indicada

Maizena talha no freezer, por isso nao é o indicado para o Catupiry, quase sempre vai para recheio de salgadinhos no freezer.

Priscila
edna disse…
oi tudo bem adoro suas receitas beijosssssss edna rio de janeiro
Esta receita é Catupiry caseiro, como Catupiry é marca, na tv os chefs e culinaristas usam o nome de Requeijao baldinho, ou Requeijao bisnaga, para nao fazer a marca merchan... E agora em todo lugar, vc ja encontra o termo Requeijao em baldinho msm embalagem, o termo Requeijao em bisnaga. Todos sao esta receita, consistente grossa para pizza e outras receitas.

Aquele Requeijao de Copo geladeira simples de pao, nao é esta receita, mas ensinamos ja aqui no blog.

Obrigada pela visita

Pri
Anônimo disse…
oi , qual a quantidade de creme de arroz ? bjussss
creme de arroz 40 g -
esta na receita


é uma receita profissional,
receita profissional a balança é uso continuo, vc tem o ponto identico toda vez que for fazer.

Balança Padroniza profissionalmente a textura final pronta
.
Anônimo disse…
Amei!!parabéns e obrigada por dividi-la com a gente,bjs.
Jean disse…
Oi Priscila, encontrei o seu blog, e amei a receita de catupiry, já tinha tentado antes, mas nada se compara com essa receita, parabéns e obrigada por dividir essa receita.
leidikeli disse…
olá priscila o seu sorriso é maravilhoso por ele já dar para saber como é o seu blogger é senssasional vc acaba de ganhar mais uma fã bjus leidy
Tatiana disse…
Olá! Posso colocar bgelad por quanto tempo esse Catupiry?
Tatiana disse…
Olá! Posso colocar bgelad por quanto tempo esse Catupiry?
Anônimo disse…
Tatiana boa noite. Aqui trabalhamos com este Catupiry Caseiro sempre muito gelado, usamos muito para rechear. Beijos. Volte sempre. Obrigada pela visita.
Anônimo disse…
Oi Priscila, eu fiz esta receita duas vezes. A primeira vez deu super certo e a segunda eu fiz a parte da panela q deu super certo tbem, mas na hora de bater com o creme de leite no liquidificador aconteceu o oposto, o milho estava super grosso e lindo e após começar a bater com o creme de leite ficou fino e líquido. Tem algo q eu possa fazer pra consertar?

Bom dia anônimo 31-05-2019

1)2019
........
Em 2019 nascera super líquido terminado, diversas receitas, se comprar os ingredientes desta receita com preco médio ou barato ou da oferta.

2)Em 2019 o supermercado, hipermercados e atacarejos localizados próximos em regiões classe média e pobre que no consumo EMPOBRECERAM DEMAIS, só encontrará para comprar marcas famosas com % baixa , problematicas, e uma novidade "a manteiga problema" que a indústria soltou no mercado. Revoltante.

3) Manteiga
.............
Tem 4 marcas me irritaram demais este ano, 200g a 7,oo a 8,oo a unid estão lixo p receitas. Não tem cheiro de manteiga, não tem cor de manteiga, não tem sabor de manteiga, e ao fazer qualquer receita deixa tudo muito líquido, LIQUIFAZ demais a receita. Irritantemente pode morar na geladeira não engrossa + nunca. Converse comigo no privado digo o que não comprar.

Compra tem ser 93% manteiga minimo, tem cheiro de manteigà, tem sabor manteiga, tem cor manteiga, famoso sabor vaca, testa geladeira, se endurecer na geladeira depois que mexer com garfo é boa para este catupiry, está carissima custa 1/3 a metade + cara só 200g. Só no bairro classe mé dia alta, rica, Ceasa e food service encontrei. Caro lá também.

4) Creme de Leite
....................
O maior vilão dessa receita é o creme de leite compra citei, fez com o 17% e o 20% essa receita vira requeijão de copo líquido (tipo), comprou 80% água tingida de branca com cmc espessantes com 17%, misturou foi água branca tingida de creme de leite.

Creme de leite com 25% 26% a 38% encontramos litro e de vez enqdo 200g acho, caro sempre. Nunca acho preço bom. Tudo caro.

5) Vilão das conversas comigo no privado é estão usando AMIDO COMPRA MARCA
................

Freezer tem ser fecula de batata MARCA Yoki, 200g hoje custa 11,oo a 12,oo a embalagem virou saco amarelo aliminizoado.

Amido ficará uma vida não vai engrossar o ponto correto, será creminho. Amido é outro problema 2019.



7) Igual já fomos diversas vezes sacanegados na metragem da compra papel higiênicos, fomos sacanegados também 2019 no creme de leite,manteiga e amido.

Fazendo o brasileiro classe média e pobre tem só ingredientes marcas para faxer que LIQUIFAZEM as receitas.

8) Procon já recebeu reclamações, nao resolveu ainda, estao ai essas marcas para comprar, estou sempre denunciando.

Falar de marcas 2019 problemas, poderei te falar no momento só no privado.

9) Viu o preço do catupiry marca 2019, custa 6 vezes + cara que outras opções na geladeira para comprar. A concorrência se adequou aos ingredientes problemas e soltaram requeijão para pizza lembra muito molho bechamel grosso de pizza, não é gostoso, é só coisa branca grossa.

Tipo catupiry caseiro é esta receita com a compra 2019 cara. Mesmo comprando tudo o + caro, é $ + em conta que marca original.

10) Esse que você fez, liquifez, aproveite em outras receitas
10.1 use como base com ovos para assar quiches salgadas.
10.2 use como líquido p massas tortas salgadas de liquidicador.
10.3 use como líquido p engrossar na caçarola um recheio de frango p torta ou pastel assado.
Da para aproveitar.

11) 2019 Não è a receita antiga está errada.
É a compra feita 2019 está com problema.
Eu, como você,
descobrimos,
os que marcas famosas soltaram ingredientes fracos, q
ue estragam as nossas receitas antigas prediletas .

12) Quem eu desejo voltar até agora não voltou, foi a ❤farinha 8% proteína + 8% vd ao povo brasileiro como sempre foi de 2015 por 1 século. Só encontramos ela carissima nos lugares que citei. Com ela nem precisa talento para bolo, pao e macarrão , tudo nasce 10 em 10 vezes perfeito

Volte sempre. 💋💋

Anônimo disse…
Oi Priscila,

Desculpe esqueci de escrever meu nome no comentário anterior. Sou a Karen, consegui “consertar” o catupiry. Usei 13g de fécula de batata, pq era só o que eu tinha e acrescentei um pouco de leite. O suficiente pra dissolver a fécula, foi bem pouco mesmo. Levei a panela com o restante do catupiry novamente. Deixei pouco mais de 15 minutos, pq eu não tinha mais fécula pra acrescentar e decidi esperar um pouco até um pouco do líquido da receita evaporar e eu perceber q além de mais grosso o catupiry tbem reduzido em quantidade. Assim eu teria mais certeza q iria dar certo, em fogo médio para baixo. Após fazer isso coloquei em um pote de vidro, esperei esfriar e levei a geladeira, ficou super consistente igual ao catupiry mesmo. Mas se eu tivesse mais fécula de batata, teria sido mais rápido. Acredito q o problema foi mesmo o creme de leite, apesar de ser 24%. Antes de acrescenta-lo, a mistura estava bem consistente e grossa, logo depois ficou fina e não voltou a ficar grossa. Tenho q impressão q se eu tivesse só misturado delicadamente ao invés de bater no liquidificador talvez teria dado certo, colocando creme de leite aos poucos. Mas enfim, ainda bem q consegui consertar. Um abraço e obrigado pelo retorno
Anônimo disse…
Receita perfeita!!! Moro fora da Brasil e não encontro para comprar, fiquei muito feliz com essa receita! Obrigada
Estou aqui no Pinterest e achei seu Blog. Que legal! Ammmmoooo as receitas do Chef Álvaro Rodrigues e pra eu achar essas receitas foi um tesouro. Obrigada!