Visitantes:

"Arroz com Panqueca" - A simplicidade que funciona!

Mineirando com Priscila








Mineirando - Paulista toma um choque com o cardápio domingueiro das familias mineiras: Arroz, Lasanha (daquelas no capricho), Feijão (tropeiro ou aquele creme de feijão de liquidificador) e Frango com Quiabo - mania de Sete Lagoas (geralmente é um tipo de frango ensopado). Gente é passar a manhã inteira refogando, trabalhando com um monte de caçarolas diferentes. Como eu sempre cozinhei em fogão de 4 bocas, eu dizia: Gente esse almoço é para fogão de 10 bocas! E não estava errada. As minhas vizinhas, mulherada mineira usa o fogão de 6 bocas na cozinha e ao mesmo tempo no quintal o fogão a lenha. Em Sete Lagoas, qualquer casa boa, tem um fogão a lenha no quintal ou na varanda na porta da cozinha, que nos domingos está acesso a pleno vapor. Se não for Lasanha tem Espaguete, nem que seja um alho e óleo. Como fala meu cunhado Warlen (mineirissimo, esposo da minha irmã Daniela): Domingo sem Arroz com Macarrão não dá!

Arroz com Macarrão juntos misturados no prato, numa única garfada, confesso que algo que ainda estou tentando me acostumar a ver, garfar na minha boca, nem pensar. Por conta de tanto ouvir a mineirada da família elogiar Arroz com Macarrão, eu criei um versão que agradou os Mineiros e Paulistas da família: Arroz com Panqueca.

Meu Arroz com Panqueca só aparece quando trupe está reunida debaixo do mesmo teto e faz sucesso! Comendo lembra macarrão com arroz, como essa minha família adora Panquecas, agradei em cheio.


Arroz com Panquecas
Mineirando com Priscila:

  • 1 receita de arroz branco "pré-cozido mineiro" (desde que passei a morar em Minas é o jeito de preparar arroz branco que mais gosto de fazer - preparado com 2 xícaras de arroz cru, terminado no ponto quentinho - só rolar esta pagina que a receita esta explica abaixo - ou faça um arroz branco simples do seu jeito mesmo)
  • 1 receita de panqueca - cortada à Juliene ( em tirinhas - 12 ou 7 panquecas em tirinhas)
  • cheiro verde picadinho (tem vez que eu coloco, tem vez que não)
Panquecas da Maizena
Minha receita predileta - se for usar o liquidificador os ingredientes liquidos primeiros - se for fazer no fouet como eu faço quando é 1 receita só, primeiros os ingredientes secos e os liquidos aos pouquinhos na sequência - dos 2 jeitos que dá certo - rendem 12 panquecas - usando a panquequeira teflonada da Tramontina:
  • 250 ml de leite (1 copo de requeijão)
  • 3 ovos inteiros, crus tipo jumbo
  • 1 colher (chá) sal
  • 1/2 copo (requeijão) farinha de trigo
  • 1/2 copo (requeijão) Maizena (amido de milho - são 6 colheradas de sopa cheias)


Rendimento Testado pela Priscila: Rende muito pelo menos uns 2,5 litros de arroz pronto. Eu coloquei dentro numa saladeira de vidro que tem capacidade interna de 3 litros. A Panqueca dá volume + 2 xícaras de arroz cru cozido, foi arroz suficiente para almoçar 9 pessoas adultas aqui em casa + frango assado com farofa + salada gostosa. Como tem panqueca no arroz branco comum, o pessoal fica repetindo esse arroz o tempo todo até ele acabar inteiro.



Pilotando a Cozinha com Priscila: Começe o preparo do Arroz Pré-Cozido Mineiro, deixou 5 minutos, desligue a chama e esqueça dele. Faça o almoço inteiro e as Panquecas. Quando você chegar momentos de servir o almoço, finalize o Arroz Pré-Cozido Mineiro, então misture nele quentinho as tirinhas de Panquecas e o cheiro verde. A Panqueca vai ficar quentinha agora. Sirva este arroz quentinho. Esta simplicidade é uma delícia!

Fazer Panquecas dá lambança na cozinha. Para minimizar a pia cheia e a bagunça extra com a casa cheia de parentes, eu faço 1 única receita de Panqueca da Maizena, no fouet, dentro do graduador de vidro de 2 litros. Rendem 12 panquecas. A primeira nunca vale, a gente come. Sobram 11 panquecas, se eu passar a chave na porta da cozinha quando estou usando a panquequeira, caso contrario menos, porque tem sempre alguém quer comer 1 massinha na hora. A verdade verdadeira que meu Arroz com Panquecas na prática sem sido preparado só com 7 panquecas em tirinhas.


Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários