Visitantes:

"Sorvetão Clássico" ou "Spumoni"







Sorvetão ou Spumoni? Os 2 nomes estão corretos, os dois são a mesma sobremesa. Esta receita é muito antiga. Nos cadernos de receitas antigos o nome dele era Spumoni, dos anos 90 para cá que começou a estória de chama-lo de Sorvetão.
  • Sorvetão Paulista - com 2 caldas - Caramelo + Calda de Chocolate
  • Sorvetão Mineiro - com 3 caldas - Caramelo + Doce de Leite pastoso + Calda de Chocolate ( sem açúcar)
  • Sorvetão estilo Dona Selma (minha Mamy ) - servido com Castanha de Caju (tudo quanto é sorvete, para minha mãe tem que ter castanha de caju no pratinho, inclusive sobre fatias do Sorvetão).
  • Sorvetão estilo Priscila - servido com Farofa de Sorvete de Ovomaltine (esta farofa leva cheren de castanha de caju, receitinha da Luzinete Veiga, para mim é a versão Mamy mais gostosa ainda de comer, polvilhada sobre uma fatia de Sorvetão no pratinho, faz dessa sobremesa algo muito especial).
Já preparei 3 receitas diferentes deste Sorvetão, só muda a proporção de um ou outro ingrediente. O Sorvetão da Jamile (da mãe da Jamile - que era amiga da minha irmã Cristine), que foi o Sorvetão que Dona Selma ( minha mãe) e eu preparamos por anos, quando ainda morava na casa dela. Depois passe a usar a receita do Spumoni da Cecília Biju ensinada no Note & Anote da Ana Maria Braga e recentemente testei a receita do Sorvetão do Mais Você da Ana Maria Braga. Das 3 versões o sabor é o mesmo, a cobertura e aplicação é a mesma, tudo igualzinho, todos sem nenhum cristal de gelo no miolo.

O miolo mais gostoso e perfeito de comer congelado é a receita do Spumoni da Cecília Biju que foi ensinada no antigo Note & Anote da Ana Maria Braga, preparo com 5 ovos. A receita do Spumoni da Cecília o miolo fica mais cremoso com o mesmo sabor, tem mais claras em neve e enche até a boca da fôrma, rendendo um enorme Sorvetão desenformado.

A atual receita do Mais Você só muda a quantidade de ovos, preparo com 3 ovos. Não chega a encher uma fôrma de pudim, fica um pouco mais baixinha, é sorvete de miolo mais compactado, um miolo mais firme. Não deixa de ser uma delicia de comer. Só que da Cecília Biju com 5 claras em neve, é realmente o miolo mais gostoso nesta versão de sobremesa sorvete.

Sorvetão ou Spumoni
(Spumoni receita da Cecília Biju - com 5 Ovos - Note & Anote - da Ana Maria Braga):


Creme ( cozido e frio )
  • 5 gemas
  • 3 colheres ( sopa cheia ) de Maizena (amido de milho)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 500 ml - 2 vezes a mesma medida da lata - leite de vaca
Batedeira - Merengue de Pavê (aquelas claras em neve com creme de leite grosso)
  • 5 claras batidas em neve firmes
  • 2 colheres ( sopa ) essência de baunilha
  • 1 lata ( 390 g ) de creme de leite tradicional geladissimo sem o soro (levar para gelar e não congelar que talha, faça 2 furos em baixo da lata, deixe escorrer todo o soro, só então abra a lata, acrescente manualmente o creme grosso nas claras em neve)

Caldas na Fôrma de Pudim

Caramelo
(1.a camada na fôrma de pudim)

  • 10 colheres ( sopa cheias ) açúcar cristal ou refinado (queimar sozinho puro)
  • 1 colher ( sopa ) de água ( cuidado espirra quentissimo )
Calda de Chocolate (só misturar cru - 2.a camada liquida, aplicada sobre o caramelo)
  • 5 colheres ( sopa ) chocolate em pó soluvel (ou Nescau - com Nescau esta calda fica mais clarinha)
  • 5 colheres ( sopa ) açúcar ( se for usar Nescau não precisa )
  • 5 colheres ( sopa ) água
Sugestão do Sorvetão Estilo Sete Lagoas (  ganha uma 3.a camada )
  • doce de leite pastoso (aplicado sobre caramelo com as costas da colher, em cima do doce de leite a calda de chocolate sem açúcar)

Farofa para Sorvete - Caseira de Ovomaltine
(receita da Luzinete Veiga, ensinada no antigo Note & Anote da Ana Maria Braga - prazo de validade 2 meses na geladeira - despeje tudo dentro de um potinho de vidro bem fechado, só balançar bem, que ele mistura tudo - não dura nem 15 dias, a aqui em casa, a família devora esta farofa rapidinho):
  • 1 copo ( requeijão cheio até a boca ) Leite em Ninho em Pó (não use outra marca, este que é o gostoso saboroso )
  • 1/2 copo ( requeijão) Ovomatine (tradicional ou Ovomaltine Chocolate)
  • 1 copo ( requeijão ) farinha de Cheren de Castanha de Caju (eu já faço diferente, bato no mixer só 1/2 copo de cheren para virar farinha a outra metade eu deixo na textura de cheren granuladinho mesmo)

Pilotando na Cozinha com Priscila:

Preparando a Fôrma de Pudim - Prepare o caramelo de açúca queimado e espalhe internamente dentro da fôrma. Se for fazer ao estilo delicioso do Sorvetão de Sete Lagoas, suje o caramelo duro já seco na fôrma com colheradas de Doce de Leite Pastoso, com quanto você quiser ( o pessoal em Sete Lagoas, capricha ). Em cima do Doce de Leite, molhe com a Calda de Chocolate que é totalmente rala e liquida. Reserve a fôrma.

Massa do Sorvetão - Faça um creme cozido na caçarola. Retire da chama, coloque o filme plastico rente ao creme na superficie dentro da caçarola, para não formar pelicula na superficie e aguarde esfriar. Bata as 5 claras em neve, acrescente 2 colheres ( sopa ) de baunilha. Desligue a batedeira e manualmente acrescente o creme de leite grosso de lata geladíssimo sem o soro. Só depois manualmente incorpore o creme cozido já frio. Despeje na fôrma melada com 2 camadas ( caramelo + chocolate se for ao estilo Paulista ) ou com 3 camadas ( caramelo + doce de leite + chocolate ao estilo mineiro de Sete Lagoas ). Leve para congelar.

Desenformar - Esquente o bumbum do Sorvetão na boca do fogão, para descolar o caramelo que grudou e congelou. Desenforme sobre um prato bonito. Sirva imediatamente. Delicioso!



Mais Você até a  Ana Maria Braga
vira e mexe vem com Sorvetão no programa dela de novo

No site do Mais Você tem 2 receitas praticamente iguais deste Sorvetão ( um com nome Sorvetão outro com o nome Pudim Sorvete).
Sorvetão - ensinado no dia 16-11-2001, ensinado pela Meire Martinez, preparado com 4 ovos ( 4 claras em neve ).
Pudim Sorvete - ensinado no Mais Você no dia 13-09-2004 ( só de 3 ovos - 3 claras em neve ), da Raquel Mendes de Vinconde de Mauá do RJ.



Site
https://www.facebook.com/bolospriscila


", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"


Comentários

Unknown disse…
Muito obrigada pela receita...á muito tempo estava à procura dessa receita que comi à uns 15 anos a trás....estou testando ela agora😍