Visitantes:

"Pudim Gourmet de Abacaxi"

Sabor nível Ceia de Natal!

Pudim de Abacaxi do Leite Moça
Das versões Gourmets esta é absurdamente deliciosa!




Eu faço pudins diferentes, muito antes de virarem moda. Este pudim é o sucesso em todas as grandes reuniões da família, principalmente quando o desejo é impressionar.

Ja aviso, você come a roda toda sozinha, como eu.... Então eu criei um critério pessoal:
  • Pra nós em casa - Receita básica -  1 litro nasce baixinho, serviu, matou a vontade de uma sobremesa deliciosa,  acabou, acabou.
  • Pra visita, pra vender, para reuniões da família - Receita dobrada. E tem bater 1 receita por vez, separadamente e despejar dentro da forma, uma sobre a outra. Obvio consome 2 abacaxis perolas frescos. É o unico jeito nascer lindão como eu vendo.




"Sobremesa  Ceia de Natal"
Conheça a Receita

Pudim de Abacaxi do Leite Moça

Esta pudim só poderá ser preparado 

com abacaxi em calda (cozido), não poderá ser feito com abacaxi cru.

Receita Básica - com 1 Abacaxi Fruta 
Rende 1 pudim baixinho de 1,100 litro 
Decida como citei acima e abaixo, fazer receita dobrada ou não...

1.a etapa - Abacaxi em calda caseiro 
  • 1 abacaxi fruta  perola fresco maduro  
  • 1/2 copo requeijao de açúcar para 1 abacaxi
  • rende 1 abacaxi perola lindo perfeito maduro, gostoso,  rende 10 rodelas de abacaxi com 1 cm altura ( reserve 2 fatias do meio para decorar), eu uso  receita 8 rodelas, reservo 2 rodelas para decorar

2.a etapa Caramelo

fôrma de pudim ou outro formato, 
não precisa fazer receita dobrada de caramelo se for fazer pudim abacaxi receita dobrada:

  • 10 colheres (sopa bem cheias) açúcar cristal ou refinado 
  • 2 colheres (sopa) água

3.a etapa - Pudim de Abacaxi  (receita básica) 

Liquidifique / Deixe descançar por 1 hora / Retire a espuma com a Colher / Peneire / Só depois cozinhe:
  • 1 lata de leite condensado Moça
  • 1 abacaxi em calda picado (escorrido sem calda) - uso 8 rodelas de 1 cm (como citei acima)
  • 250 ml - a mesma medida da lata de leite integral de vaca
  • 3 ovos inteiros


Rendimento testado pela Priscila:
  • 1 forma de pudim de 2,5 litros com 25 cm diamentro serve 10 fatias lindas perfeitas de pudim ou 12 fatias finas - não importa se voce assou receita básica ou receita dobrada.... Reepetinho 1,100 litro receita básica ou 2,200 litro receita dobrada, continuarão rendendo só 10 fatias lindas perfeitas ou 12 fatias finas. A única diferença sera pudim baixinho, ou pudim perfeito numa altura aceitável.
  • Dá para 10 pessoas/ 12 pessoas.  - Na minha familia nunca. kkk.... Eu como este pudim sozinha todo, dobrado ou não. Meu marido também. - Com 10 pessoas /12 pessoas em casa se for só pudim eu tenho fazer 2 pudins (ambos são receita dobrada), kkk.... Isso mesmo 4 latas...
  • No restaurante come 1 fatia só de pudim, em casa, pudim tão gostoso, a gente quer no minimo um teco a +, repeteco de novo.


Pilotando a Cozinha com Priscila: 

Abacaxi em Calda Caseiro - Vale algumas explicações.
1- Nesta receita eu prefiro cortar rodelas de abacaxi fruta cru em rodelas 1 cm de espessura, porque minha intenção é selecionar, depois de cozido 2 fatias lindas que vou usar para decorar depois. - Se você não tem essa intenção, pique o abacaxi do tamanho que voce desejar, porque será liquidificado mesmo depois.
2 -  Com miolo ou sem miolo de abacaxi? O unico local que conseguimos aproveitar o miolo é exclusivamente no cozimento da panela de pressão. Você optar cozinhar cozinhar na caçarola, descarte o miolo, porque ele continua duro depois 20/25 minutos.
3 - Panela de Pressão - Com miolo - Cozinhe 10 minutos depois de chiar - A cor deste abacaxi cozido é amarelinho.
4 - Caçarola - Sem miolo descarte - Cozinhe 20/25 minutos depois que levantar fervura. A cor deste abacaxi cozido é alaranjado.
5 - Rendimento 1 abacaxi perola perfeito, bonito, maduro, rende 10 fatias de 1 cm de abacaxi. Essa informação técnica é importante para alguns que trabalham com confeitaria.
6 - Vale a pena usar Abacaxi em Calda de Lata? A receita original é com abacaxi em calda de lata comprado, até fiz. Depois que eu mesma começei a fazer meu proprio caseiro abacaxi em calda, comendo é a mesma coisa. Sai + barato esta sobremesa fazendo você o abacaxi em calda.

Caramelo - Queime o açúcar e despeje espalhando na forma de pudim. Não pode queimar. Se queimar este gosto de queimado passa para o pudim. Queimou descarte. Não vai ao lixo, encha a panela com água e deixe de molho até o dia seguinte que dissolve. Começe de novo a calda em outra caçarola.

Pudim - Liquidifique tudo    (o abacaxi é picado, escorrido sem a calda). No liquidificador nascerá uma vitamina espumosa de abacaxi, é assim mesmo, com muita espuma.  Aguarde 1 hora batido, dentro do copo do liquidificador. Só depois de 1 hora de descanço. Após 1 hora retire com a colher a espuma. Eu peneiro direto a vitamina sobre a forma de pudim. O bagaço que ficara na peneira é minimo, só a fibra.. Cobrir este pudim liquido espumoso com papel aluminio, vedando bem as bordas (para não nascer com aquela casquinha na superficie grossinha) com 3 furinhos para sair o vapor (eu dou 1 única espetada no papel aluminio de garfo). Banho-Maria Fervente, fôrma de pudim dentro de um tabuleiro de aluminio, com um pedaço de casca de abacaxi, ou um pedaço de limão com casca ou gotinhas de vinagre ( não deixam o aluminio do tabuleiro oxidar internarmente no cozimento. Assar 1 hora no forno, quente a 180.oC. Desenformar só depois de frio, de preferencia desenforme gelado. Desenforme aquecendo o bumbum na boca do fogão para desgrudar o caramelo que secou. Servir, estupidamente gelado. Decore o pudim com abacaxi em calda (com as 2 rodelas que você reservou).

Como eu faço receita dobrada? - Vale algumas explicações
1 - Forma de pudim cabe 2,5 litros, cabe então 2,200 de pudim dentro ok, cabe receita dobrada.
2 - Receita dobrada é tudo dobrado - Vamos sim comprar  2 abacaxis, e sim picar 2 abacaxis inteiros.
3 - Liquidificador não  cabe receita dobrada - No liquidificador bate apenas 1 receita básica por vez. Por isso eu bato 1 receita, retiro, reservo a parte. Volto e bato outra receita. Ok...
4 -  Não importa onde vc reservou a 1.a receita basica, ambas tem descançar por 1 hora no minimo, antes de despejar dentro da forma caramelada. Passou  1 hora, retire a espuminha que sobrou com a colher das 2 receitas que vc bateu. Eu prefiro peneirar direto sobre a forma de pudim caramelada.
5 - Como sempre - Cobre fechadinho com papel aluminio, 3 furinhos, cozinhe em banho-maria na agua fervernte no forno por 1 hora. O forno tem ja estar bem quente. Asse assim por 1 hora a 200.o ou 180.oc

Textura Final Comendo  - Todo o preparo é para  chegar um pudim flan, zero furinhos, perfeito. -- O abacaxi fruta comprado traz algumas surpresas.... Eu já fiz com o abacaxi perola, com abacaxi hawai, com abacaxi miudo. Eu escolho abacaxis quase maduros e cozinho. 90% das vezes o miolo é liso perfeito. Levemente talhado, depende mesmo da acidez do abacaxi do voce comprou. Nesta receita  miolo com estrias de leve não é defeito, algumas pessoas descrevem como leve talhado, é uma caracteristica do abacaxi que você comprou tem uma acidez maior. Eu asso ele a anos, é delicioso sempre comendo, não importa o miolo que nasceu.

Sabor Forte ou Fraco de Abacaxi - O sabor do abacaxi + forte ou + fraco, por incrivel que pareça também depende exclusivamente do abacaxi que você comprou.  Quando você cortar o abacaxi cru e comer cru, se ele for doce maravillhoso, seu pudim será maravilhosamente abacaxi. Se você comprou um abacaxi com gosto de nada, quase amargo, acido demais, aconselho ali no cozimento, colocar + açucar + 1 essencia de abacaxi, para corrigir o sabor do abacaxi que voce comprou. Hoje em dia, é facil abacaxi sem gosto de nada, tipo morango, azedo de tudo, sem gosto de nada puro.


Arrase com esta super delícia!
Obrigada pela visita.
Priscila Beneducci


Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  
"sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

Comentários

Perenelle disse…
Você é uma gracinha Priscila, adorei seu blog, já está em meus marcadores.
Beijão

Ana Sofia
katia disse…
estou fazendo esse pudim agora depois te conto o que acharam,adorei seus bolos sou apaixonada por confeitaria gostaria muito de saber confeitar perfeitamente assim como você,beijos,que bom que vc divide suas experiências com a gente,coloquei seu blog no meus favoritos!!!
Vanda - Caldas Novas disse…
Pri,vc é ótima!!!!! Gosto muito do seu modo de explicar,só não entende se não prestar atenção.
Coloquei seu blog nos meus favoritos,sempre estou lá olhando suas receitas,grande beijo.....
Anônimo disse…
Priscila, achei seu blog e já está nos meus favoritos. Amei. Não te deixarei mais.
Um beijo e continue postando essas delícias para nós ok?


Rita Cacique
Anônimo disse…
Olá Pri,
Suas receitas são incriveis e infaliveis...direto da Bhaia da Terra do Abacaxi-Itaberaba,a familia adorou!!!virou rotina de domingo!!!
Gina
Anônimo disse…
Oi, Pri
Adoro suas receitas, ja fiz varias.Voto sempre no seu blog. Voce e otima!!!!!Temos muita sorte por voce ser essa pessoa tao legal, tao generosa a ponto de dividir conosco as suas receitas e os segreinhos delas.Adoro seu jeito de ensinar!!!!! Muito obrigada do fundo do coração.
beijos
valeria
Fiz seu pudim de abacaxi, ficou perfeito.Obrigada pela receita.
(Fiz para ceia de natal.)
Anônimo disse…
Menina + explicado do que isso so a Priscila indo fazer ai na sua casa. Eu fiz esse Pudim eh maravilhoso! Conceiçao
Anônimo disse…
Priscila que Pudim maravilhoso... ehhh Passei aqui p te dizer q foi o sucesso do almoço do ano novo, preparei receita dobrada c 2 abacaxis ano, pretendo fazer esse ano todos os pudins diferentes que vc colocou aqui n s blog. Angelica - SP
Anônimo disse…
Pri a receita esta bem explicada.Angelica SP
Anônimo disse…
Pri boa tarde!

Amei seu blog!! Esta receita então hummmmm... vou fazer já! Na minha familia o sucesso é creme de abacaxi gelado e pudim de leite moça! Imagina...esta vai abafar kkkk.Depois te falo o resultado, obrigada por cada detalhe .Deus te abençoe ainda mais .Bjs. Ariadne.
valdete disse…
amei o seu jeitinho de explicar, as receitas são incriveis, obrigada!!!!!!
Nina disse…
Oi, Pri!
Estou começando a fazer o pudim de abacaxi...Segui direitinho suas dicas! Depois que o povo aqui de casa comer,eu te conto.
Grande abraço prá você!
nina.