Visitantes:

"Sobremesa Mineiro de Botas" - Pudim de Leite Moça de Refratário de Queijo com Bananas (rústico divino de comer).

Mineirando com Priscila...




Mineiro de Botas

Pudim de Queijo de Leite Moça com Banana de Refratário

Uma delícia morninho!
Uma delícia geladinho!







Bonito ele não é. A aparência assada é rústica e feia. COMENDO, DELICIOSO!

Sobremesas com queijo é acertar em cheio aqui em casa: pudins, cheesecakes, tiramissus são o sucesso da minha geladeira.

Como falou o meu marido Alexandre: O Mineiro de Botas é um do melhores Pudins que eu já preparei aqui em casa.

A receita enche um refratário grande retangular (3 litros de capacidade), porém o tamanho engana. Em 3 adultos + 1 criança pequena devoramos o refratário inteiro. Não teve sorobou dele pra depois na geladeira. Apesar de feião é muito gostosão!



Mineiro de Botas
Montagem:
  • margarina para untar o refratario
  • tiras de banana - testei são 8 bananas nanincas maduras (de preferencia compridas cortadas ao meio ) cobrindo todo o fundo do refratário
  • 200 g a 400 g de queijo, qtde. à gosto (Canastra em pedaços ou 1 copo de requeijão cremoso de copo + mussarela à gosto - pelo menos umas 300 g)
  • 1 receita de "pudim de Leite Moça" aromatizado com baunilha
  • polvilhar açúcar por cima (cristal ou refinado - formará uma casquinha deliciosa depois de assada)
  • polvilhar canela em pó por cima (sem medo de ser feliz, polvilhar pra valer)
Pudim de Leite Moça
(bater manualmente no garfo):
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida da lata de leite de vaca - 250 ml
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa cheia) essência de baunilha

Pilotando a Cozinha com Priscila
- Com Preparo que mais gosto de comer, a versão do Mineiro de Botas com o Pudim de Leite Moça:

Unte o refratário com margarina. Vá descascando a banana que tiver em casa e aplicando no fundo. É para ser generosa com bananas. Nada de rodelas ou fatias finas para render. Em fatias em corto ao meio de comprido e deixo o lado interno para cima.

Nesta montagem coloquei 1 copo de requeijão cremoso de copo às colheradas e 300 g de mussarela peça em palitos.

Cubra com fatias de queijo. Despeje o pudim de leite Moça com baunilha todo por cima. Polvilhe açúcar cristal e canela em cima à gosto. Leve ao forno, sem cobrir com nada, por 35 a 40 minutos no forno. No forno sobe tudo, se for montado num refratário médio retangular chega até a borda. Desligue. Retire do forno, espere esfriar antes de colocar na geladeira. Estará o creme borbulhando parcialmente. Frio tudo endurece, sirva morninho ou geladinho!

Diferentes Mineiros de Botas
da Ana Maria Braga.


A Ana Maria Braga é encanada com essa sobremesa brasileira e não é a toa!
É muito gostosa de comer mesmo!...

Fonte
: Esta receita aprendi com Ana Maria Braga. Em todos os programas de televisão que ela apresentou, ela ensinou o Mineiro de Botas, cada vez de um jeito diferente. - Conheci ele no 1.o livro de receitas da Ana Maria Braga, o Cozinha Brasileira (de capa vermelha) que comprei na Livraria Saraiva na Rua Cel. Oliveira Lima em Santo André. No Note & Anote da Tv Record foi ensinado 2 vezes. No Mais Você da Globo foi ensinado + 2 vezes. O interessante é que no antigo Note & Anote a Ana Maria Braga citava todas as variações do Mineiro de Botas. Já no Mais Você, cada vez que este Pudim aparece ele é ensinado numa montagem diferente, que são as variações a que aprendi com ela nos anos 90 na Tv Record. No Mais Você ela não explicou que existem outras montagens desta sobremesa. A pessoa só descobre se navega o site do Mais Você inteiro e lê a receita para descobrir que a lista de ingrediente está diferente e a montagem também.

1.a Versão - Mineiro de Botas do Mais Você do dia 18-03-2003. Nesta versão a montagem é igual a minha, com Pudim de Leite Moça + 400 g de Queijo Canastra, aplicada em palitos compridos. A Ana aconselha servir quentinho com bola de sorvete de creme. Vai ficar muito bom, mas, já aviso que puro é suficientemente delicioso!

2.a Versão - Mineiro de Botas do Mais Você do dia 19-05-2005. Nesta versão não tem Pudim de Leite Moça. A banana esta amassada com o garfo, deitado as colheradas sobre o refratário untado. A Ana aplica uma omelete crua de 4 ovos batidos no garfo com temperado com canela e açúcar e mais nada. Finalizada com mais canela. Recheado com só 200 g de Queijo Canastra.

3.a Versão - Citada pela Ana Maria Braga no antigo Note & Anote e fazer aplicar por cima uma Omete de 4 ovos temperada com canela e açúcar + 1 lata de creme de leite com soro.

4.a Versão - Também citada pela Ana Maria Braga no antigo Note & Anote é aplicar por cima um Pudim de Claras de Leite Moça com Baunilha ( só incorporar as 3 claras do pudim batidas em neve com 1 pitadinha de cremor de tártaro, para o volume das claras se sustentar enquanto é assado no forno), pode até chamar de Pudim Suflê de Leite Moça se quiser.


Queijo Canastra

Meu queijo mineiro para receitas predileto!
  1. Ele custa o mesmo preço da mussarela aqui em Minas e muitas vezes até mais barato.
  2. Existem 2 tipos de Canastra.
  3. 1.o Canastra é o vendido na geladeira dos grandes hipermercados (Extra, Carrefour, Wall Mart e Epa). Pessoalmente eu não gosto dele. Ele é praticamente um queijo meia cura, muito azedo geralmente.
  4. 2.o Canastra é o fresquinho - Gosto do Queijo Canastra vendido nos sacolões de Contagem. Ele é fresquinho, vem de Araxá, vendido em temperatura ambiente. Puro é bem salgadinho, parece um queijo Minas fresquinho que está começando a curar. O fresquinho, fresquinho é até gostoso comer puro. É o queijo ideal para o preparo de receitas salgadas e doces.
  5. O que diferencia o Queijo Canastra fresco do Queijo Meia Cura ou do Canastra de geladeira de supermercado, que no forno ao comer a receita o sal dele, não sei explicar o que acontece não é transferido para a receita. A receita se é doce continua doce. Se a receita é salgada o sal continua no ponto.
  6. O que diferencia que ao comer qualquer receita doce ou salgada com Queijo Canastra quentinho, parece uma mussarela que puxa um pouco menos. Deixando a receita em temperatura ambiente uma delícia também de comer.
  7. Se a receita esfria, fica numa textura de queijo fresco mais firme. Diferente da mussarela que quando a receita esfriar ele vira placa seca ou casquinha de queijo.
  8. Pastel de queijo frito aqui é Minas é recheado só com Queijo Canastra. Diferente de Sampa que é recheado com Mussarela. Pastel de Queijo com Queijo Canastra é o pastel mais gostoso de comer, seja puro, temperado com oregano ou nas versões pizzas ou baurus.


Experimente Mineiro de Botas,   delicioso de comer!




Site
https://www.facebook.com/bolospriscila



Comentários

Silvia disse…
Oi Priscila,sou copeira em um hotel, e preparo as sobremesas.achei seu blog a algum tempo, desde então sempre venho aqui atrás de receitas e já fiz várias delas. e vc me passa confiança nas suas explicações que eu fico com a certeza que não vai dar errado.E foi o que aconteceu com a receita de mineiro de botas. Fiquei com um pouco de medo, pois vc disse que ela era uma sobremesa feia,pensei quero testar , mas se ficar muito feia não vou poder servir. Arrisquei, fiz, a aparencia ficou igual a sua,mandei para o salão, e os elogios vierão.Fiquei feliz, feia ou não, ela é muito boa, e foi aprovada pelo gerente. Obrigada Priscila pelo carinho que posta suas receitas.E, sempre estarei aqui, pois se quero uma receita 100% confiavel é aqui que vou achar... abraços!