Visitantes:

"Sobremesa Creme Belga da vovo Lavínia Beneducci" - versão antiga anos 80 com Suco de Laranja

Creme Belga na Taça
versão antiga década dos anos 80 (com suco de laranja)
Enciclopedia Almoço e Jantar - Circulo do Livro









Creme Belga de tacinha ou Creme Belga de refratario? Últimamente ando colocando em taçinhas por frescura, só para mudar a roupinha dele um pouco. Por anos servi em refratário grande, colocando as colheradas em potinhos para cada um comer.

Importante:

Belga - Hoje é preciso tomar o máximo de cuidado com esse nome. Belga é associado hoje ao sabor do chocolate + nobre puro Belgium.  Falou em Belga, qualquer pessoa ja imagina que rola um chocolate de 1.a nesta receita. Meu conselho é, venderá com o nome Belga. Você precisa vender por escrito, a descriçao correta desse seu Belga, que leva ou não leva chocolate.


Belga Antigo  dos anos 80 é um creme de confeiteiro, bem feito, não levava chocolate. Esse até melhor, ainda ganhava suco de laranja no preparo.



"Creme Belga " 
versão antiga anos 80
com Suco de Laranja


Creme Confeiteiro de Laranja com Baunilha (fofo cremoso)

1.a Etapa - Caçarola  
  • 3 gemas
  • 4 colheres (sopa cheia ) Maizena ( não use amido de milho concorrente similar, você precisara + amido e também levara o dobro do tempo para dar ponto no fogão, use exclusivamente a cara Maizena)
  • 1 lata de Leite Moça
  • 250 ml suco de laranja puro 
  • 500 ml de leite de vaca - 3 vezes a mesma medida da lata
2.a Etapa - Aveludar o creme na Batedeira
  • creme cozido ainda quente
  • 1 caixinha de 200 g - creme de leite tipo UHT - com teor mínimo de gordura a partir de 20%
  • 2 colheres ( sopa ) essência de baunilha (use da marca Fleschmann, é a baunilha + gostosa do momento, adicionar depois que bater um pouco, quando ele estiver mais amornado)
Espuma Vemelha Cremosa
  • 250 ml de água fervente
  • 1 caixinha de gelatina comum em pó sabor " morango"
  • 3 claras batidas em neve bem firmes


Pilotando a Cozinha com Priscila
: Começe fazendo um creme cozido ( na caçarola ou microondas). Despeje quente cozido na batedeira, bata com creme de leite tipo UHT de caixinha longa vida, até praticamente esfria-lo. Quando mais bater, mais aveludado ele fica. Não é para cozinhar o creme de leite junto com ele, ele é incorporado depois de cozido na batedeira. Quando estiver praticamente morninho para frio, pode adicionar " 2 colheres de sopa de essência de baunilha". Despeje este creme em refratario ou taçinhas. Leve para gelar. Agora lave a tigela da batedeira e deixe escorrer de cabeça para baixo. Começe fazendo a gelatina, dissolvendo só em 1 xícara de 250 ml de água fervente. Enquanto esfria, bata as 3 claras em neve firmes. Incorpore a gelatina de morango nas claras, obtendo uma espuma rosada. Despeje sobre o creme de baunilha aveludado. Aguarde um pouco antes de levar a geladeira, para a gelatina se separar, tipo 20 minutos. Ai leve par gelar ate  endurecer. Quando endurecer, a sobremesa ficará com 3 camadas, com 3 cores.



Rendimento Testado pela Priscila:

  • 1 refratario retangular grandão cheio até a borda Marinex transparente (com 3 litros de capacidade - aquele que medindo por fora tem 3 cm de altura na lateral), quer dizer 3 litros de sobremesa pura ( mais que 1 pote de sorvete da Kibon que tem 2 litros de sorvete).
  • ou 12 taças - colocando apenas 100 ml de creme de baunilha aveludado dentro, e completando em cima por igual com a espuma cremosa ( eu vou despejando 1 concha para começar por taça de espuma cremosa, ai eu volto e vou completando de novo) - no final das contas da uma porção individual de 200 ml a 250 ml de sobremesa por taça. Mais que 200 ml de sobremesa individual, já fica uma porção exagerada demais, já testei. A minha taça engana, ela é a Cisper Água de pé alto, com 320 ml de capacidade interna, por isso eu não posso enche-la pra valer.



Fonte: Receita da família. Sobremesa tradicional da Família Beneducci - Vovó Lavínia

tag: "Sobremesa", "Sobremesa Natal", "Reveillon", "sobremesa deliciosa", "Sobremesa família"

Comentários

Unknown disse…
oi Priscila, meu nome é Rafaela, tenho 29 anos e sou de Balneário Piçarras, Santa Catarina.
Adorei sua receita de creme belga
foi a mais simples, fácil, rápida de fazer e também a que rende mais.
Parabéns pelo seu trabalho, vc é muito talentosa mesmo.
beeijo
Priscila, eu como vc adoro trabalhos na cozinha, porém, vivo com mil trabalhos diferentes ao mesmo tempo e por isso as vezes me perco um pouco. Adorei o seu creme belga, não conhecia, não com esse nome...Uma ocasiÃO fui a uma festa de formatura e a anfitriã serviu uma sobremesa montada em um refratário que era branca e chocolate...Pois bem, a meu ver o creme branco era esse seu e tentando descobri cheguei até aqui...Se vc conhecer essa tal sobremesa me fale...Parabéns e sucesso , bjo da Pat!!!
Patricia Ventura... Oi td bem! Eu tb fiquei encanada com a sobremesa Branco e Preto, fiz uma versao aqui no blog, acessa para ver:
http://deliciasbypriscila.blogspot.com.br/2009/06/pave-de-shopping.html

beijos Priscila
Anônimo disse…
Oi priscila...amei a receita desse creme!!!fica divino!!!!
Anônimo disse…
Faz muitos anos que estava traz esta receita, quando estava con 14 para 15 anos cheguei no Brasil e comi está sobremesa e nunca mais vi na minha vida, hoje com 57 anos, vi a receita é vou fazer ela, e pretendo colocar numa taça grande, está é minha sobremesa de natal, muito obrigada e que Deus te abençoe hoje é sempre