Visitantes:

"Bolo Caseiro de Limão Maravilhoso" - do Açúcar União


Bolo de Limão Maravilhoso

Meu blog é lotado de receitas de bolos com limão,
este bolo,  continua sendo o melhor de todas essas receitas deste blog.

Ele é diferente pra valer das outras receitas.
Ele tem um sabor assado fresco,
 e ele tem outro sabor + outra textura no dia seguinte.
No dia seguinte é divino de comer.

Bolo oficialmente para ser preparado na Véspera.


Este bolo é deste livro de receitas antigo do Açúcar União





É fazendo e comendo que descobrimos receitas maravilhosas. Foi comendo no dia seguinte, que descobrimos o quanto este bolo é maravilhoso! Dica que o livro não conta, nós contamos para você abaixo.

O Glacê Antigo é o tchan deste Bolo:
Por ser semi-liquido, horas depois, no dia seguinte,  o bolo ganha uma mutação de textura e sabor, no balcão em temperatura ambiente, não é para levar para geladeira. O miolo absorveu toda  a umidade do glacê. O miolo do bolo ganha um sabor especial. Então nasce na superficie uma cobertura diferenciada. Tem creminho + crocentrado com casquinha... Se forma uma casquinha de açúcar ao mesmo tempo meladinha, não chega a secar pra valer, que é um espetaculo de diferente, muito gostoso de comer!







Bolo de Limão Maravilhoso
Livro Açúcar União Antigo
Bolo de 4 Limões com delicioso Glacê Antigo

Faça esse Bolo de Véspera e somente sirva no Dia Seguinte
Bolo de Limão Predileto da minha Família.

4 Limões Tahity - Tem que tirar raspas dos 4 limões , metade das raspas vai para a Massa e a outra metade cobre o bolo em cima do Glacê Antigo. Já o suco é de 1 único limão no Glacê Antigo. Vai sobrar 3 limões sem casca na geladeira, faça uma limonada depois com eles.

Massa - Bolo de Limão
(com casca ralada de limão):
  • 60 g  manteiga  sem sal - 3 colheres de sopa bem cheias - sabor deste bolo especial também vem de usar a verdadeira manteiga sem sal, caso você opte em fazer com margarina, prepare esta receita exclusivamente com margarina com 82% teor de gorduras, veja na tabela se está escrito 8,2% gorduras, não prepare essa receita com margarina com 80% e nem com margarinas com % inferior, você corre o risco da sua fornada ir parar no lixo)
  • 2 ovos jumbos (claras são em neve)
  • + 2 gemas (começar com gemada de 4 gemas na batedeira)
  • 2 xícaras ( chá ) - açúcar
  • casca ralada de 2 limões inteiros (a receita pede 1 colher de sopa de raspas, já fizemos ele muitas vezes, ele é + gostoso com a casca de 2 limões)
  • 250 ml - 1 xícara ( chá ) - leite de vaca
  • 2 xícaras ( chá ) farinha de trigo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 1 colher ( sopa ) fermento em pó para bolo
  • 1 pitada de sal ( para bater junto com as claras)


Glacê Antigo
( delicioso - receita maravilhosa , tem preparo muito diferente ):

1.a Etapa - Merengue Suspiro Cru mole ( batedeira )
  • 2 claras batidas em neve firme
  • 1 xícara ( chá ) açúcar de confeiteiro peneirado ( Glaçúcar )
  • suco de 1 limão inteiro
2. Etapa - Gemada Cremosa ( batedeira )
  • 50 g - manteiga sem sal ( 2 colheres de sopa bem cheias )
  • 1 xícara ( chá ) açúcar de confeiteiro peneirado ( Glaçúcar )
3.a Etapa - Decoração
  • polvilhar com raspinhas de casca de limão ( eu testei só se consegue cobrir toda superficie se tirar as raspas de 2 limões inteiros )


Pilotando a Cozinha com Priscila:


Raspinhas de Casca de Limão - Aconselho obter as raspas dos 4 limões agora. Um trabalho só. Por enquanto você só vai usar a metade ( raspas de 2 limões ). Guarde a sobrinha sobre um pires de café com filme plástico na geladeira. Depois do bolo descansado com o glacê, as raspinhas estão mais sequinhas, fica até mais fácil polvilhar uniforme sobre o bolo, deixando ele bonitinho.

Massa do Bolo de Limão - Bata as 2 claras em neve com 1 pitada de sal. Agregue 1 colher ( sopa ) açúcar ( retirado das 2 xícaras). Transfira as claras para outra tigela e guarde na geladeira (não mucharão e nem se formará aguinha por baixo delas). Na mesma tigela da batedeira recomeçe fazendo uma gemada fofa: 60 g de manteiga + 4 gemas + 2 xícaras de açúcar. Acrescente as raspinhas da casca de 2 limões. Alterne pingando leite e colheradas de ingredientes secos. Desligue a batedeira, manualmente incorpore as claras em neve. Leve para assar em tabuleiro n.o 2 ou refratario médio. Untado só o fundo e 1 dedo da lateral com margarina e polvilhado de farinha de trigo ( assim ele cresce no forno grudando na lateral, ficando com a superficie assada retinha ). Forno preaquecido, de preferencia forno vaporizado, 180.o C, por uns 35 a 40 minutos.

Forno Vaporizado - Bolos Manteiga nascem com miolo superior qualidade, assados em Fornos Vaporizados. Como fazer Forno Vaporizado caseiramente?: Coloque uma fôrma de bolo qualquer cheia de água fria de torneira,  no chão do seu forno (eu uso 1 fôrma  teflonada, assim não tem problema que o interior escureça, a minha já mora sempre dentro chão do meu forno).  Ligue o forno na temperatura máxima,  preaqueçendo  acesso por 15 minutos, temperatura alta. Passou 15 minutos, seu forno estará bem quente "preaquecido".   Coloque o bolo cru de limão no forno, grade do meio, fechando a porta, abaixe a temperatura para 180.oC.   Repetindo, assou aqui por 35 a 40 minutos.



Glacê Antigo com Preparo Diferente (leia bem antes de começar) - 1) Começe com o merengue (tipo suspiro). Bata as 2 claras em neve. Vá agregando colheradas de açúcar de confeiteiro, vira suspiro cru, então  agregue o suco de limão, o resultado é um creme que perdeu o volume, reserve em outra tigela. 2) Nem lavei a tigela. Na mesma tigela da batedeira suja, faça agora Gemada.  Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremosa, fofinha e bem clarinha (é muito ruim bater tão pouquinho, é assim mesmo). 3) Sem desligar a batedeira, vá agregando o suspiro cru de limão que voce bateu primeiro.  4)   Desligue, raspe a lateral da tigela, quantas vezes forem necessárias, até ficar tudo homogeneo. 5) O resultado é um glacê mole branco desandando (é assim mesmo) . Glacê Antigo desta receita  está pronto.

Dica importante: Nunca resolva cortar em quadrados o Bolo de Limão  antes de aplicar o Glacê Antigo. Já fiz isso e não ficou bom o visual. O que aconteceu de errado,  glacê ele vai escorrendo devarigando pelas fissuras para dentro. Nasce um bolo feio, mais para sujo ou melado, sem aquela casquinha melada gostosa em cima.  Acertando tudo é apenas fure com o garfo o bolo assado e coloque o glace por cima.


Polvilhar raspinhas de casca de limão só depois que o Glacê Antigo secar um pouco. Se colocar agora elas afundam no Glacê Antigo.


Finalizar - Fure o bolo de limão assado inteiro com o garfo. Aplique o glacê sobre ele. Esqueça-o, de preferencia 1 noite ou 1 dia. Só depois que formar a pelicula ( uma micro casquinha em cima ) então polvilhe as raspinhas de casca de limão, assim elas ficam na superficie decorando e não afundam no creme ( o resultado olhando é mais bonito, já testei ).

Cortar o bolo em quadrados só pode depois que ele descansar também ( 4 ou 6 horas - 1 noite por exemplo ). Aí não tem problema. Ao soltar os quadrados, ele vai escorrer de levinho dos lados, pouca coisa. Uma graça de pedaço de bolo!




Rendimento Testado pela Priscila
( já assei em tabuleiro, em refratario e assadeira redonda ):
  • 15 quadrados certinhos ( de ótimo tamanho )
  • tabuleiro n.o 2 ou assadeira redonda de 25 cm de diametro, tipo aquela torteira de aro removivel
  • refratario retangular é o médio ( com 2 litros de capacidade internos )
  • untar com margarina só o fundo e 1 dedinho de nada na lateral, polvilhar com farinha de trigo
Olha ai o Bolo de Limão Maizena (só de raspinhas, da casca de 2 limões assado em refratario médio, a cara que ele tem.


Dica - Não adiantar levar este Glacê para geladeira, o glacê não endurece, eu já testei. Sem contar que é + gostoso de come-lo em temperatura ambiente mesmo. É um Bolo de Limão de balcão, de mesa, de temperatura ambiente.



Fonte: Receita do livro 200 Receitas do Açúcar União. Livro antigo da minha mãe Dona Selma, da década dos anos 70 ( pequeno, grosso, de espiral grande ). Uma receita sem foto. Conforme o livro, a receita é Dona Arlete Gazza ( que nos anos 70 morava em Piratininga - SP). Receita da página 86-A com o nome de Bolo de Limão (um bolo de limão simples maravilhoso do interior paulista).


Receitas antigas são preciosidades deliciosas,

que precisamos dividir com todos...




Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com



Comentários

Unknown disse…
querida amiga, a anos procuro esta receita, para vc ter uma ideia ate a união eu escrevi, mas como minha mae, doou o livro, eu nunca a consegui, esta noite sonhei com o bolo, e ao acordar a 1 coisa q fiz foi procrar na internet e ai esta a receita, q bom, parabens...
abs
fernanda
Maria Isabel disse…
Priscila ,olha eu estava procurando esfhirras fiz deu certo a minha rendeu 70 mine esfirras,vi este bolo de limão ficou maravilhoso Deus te abençoe por compatilhar sua recitas .beijos Maria Isabel
Anônimo disse…
Priscila, fico encantada como vc posta as receitas tudo muito bem explicado, vc é divina assim como suas receitas um grande bjo
Ana Lucia disse…
Nossa é uma delícia obrigada,adoro as receitas união bom pra você tem todos os livros,poderia colocar as receitas união pra gente seria ótimo.Peguei sua ideia de plastificar os livros e fazer um caderno só com bolo de fubá,coloca outros bolos de fubá.
KARINNY PETERSON disse…
Olá Priscila,

Tb sou sua fã. Aprecio a sua generosidade em dividir conosco suas receitas e sua experiência de maneira tão bem explicadinha. Assim cozinhar fica mais fácil.
Abs e continue assim.
Karinny
Maria Isabel disse…
Priscila agradeço a Deus por ter encontrado seu blog pois suas receitas sao maravilhosas nao so este bolo de limão que e tudo de bom mas todos os outros tudo muito bem explicado ,aquele bolo de maça e as esfirras que voce escreve quem comer nao faz outra pois elas sao maravilhosas de se comer.Deus nao escolhe os capacitados Deus capacita os escolhidos ,e voce e uma que sabe e reparte com todas nos Deus te abençoe por isso,beijos Maria Isabel.
Anônimo disse…
Hahahaha! Eu tenho esse livro também aqui em casa! É da minha vó. Nunca tinha feito essa receita, mas agora que vc disse q é boa, vou testar. :)
Anônimo disse…
Eu me lembro desse livro Nao esta comigo, esta na casa da minha mae no interior. Eu vou fazer ele com certeza... Valeu Priscila, adorei Kenia
Anônimo disse…
fiz esta receita para a ceia de ano novo, foi um sucesso!até hoje ainda estou com o sabor do bolo.Parabéns ele realmente é maravilhoso!
Edi disse…
eu só sei falar que depois que encontrei seu blog, eu tiro cada receita, que na mesa é só elogios, você é uma benção de Deus para nós
Anônimo disse…
Simplesmente delicioso,uma surpresa maravilhosa visto que tenho feito varias receitas de bolo de limão tiradas de sites da internet mas essa realmente superou todas as minhas expectivas.Gostaria de tirar uma dúvida,jogo o glacê por cima do bolo ainda quente?Obrigada.
meroSmero disse…
Parece que uma delícia, vou fazer!!!
Eu tenho esse livro da União, aliás todos , os antigos e os mais novos!!!
Obrigada!!!
Sandra
Unknown disse…
Priscila, novamente parabéns!
Esse bolo é incrível. Sua dedicação com a didática das receitas é impecável.
Grande beijo e obrigada!