Visitantes:

"Bolo Caseiro de Laranja com Pedaços de Laranja" da vovó Dona Selma


Bolo de Laranja com Pedaços de Laranja

Receita antiga do Caderno de Receitas da minha Família

Ate hoje a simplicidade que faz muito sucesso!








Bolo de Laranja
com Pedaços de Laranja Perfeito
( bolo de 7 laranjas - escolha laranjas doces e tire toda película - tudo para serem saborosas e não amargar)

  • 100 g de manteiga sem sal  - o sabor deste bolo vem de usar a verdadeira manteiga sem sal (caso você opte por fazer com margarina, exclusivamente prepare com margarina com 82% teor de gorduras, veja na tabela se está escrito 8,2% gorduras, não prepare com margarina com 80%, não prepare com margarina com % inferior, que você corre o risco da sua fornada ir parar no lixo)
  • 3 ovos ( jumbo, em temperatura ambiente, as claras são em neve)
  • 2 xícaras ( chá ) - açúcar refinado
  • raspinhas da casca de 1 laranja
  • 200 ml - 2/3 copo ( requeijão ) - suco de laranja puro coado ( é certinho o suco de 3 laranjas peras de casca fina )
  • 3/4 copo (requeijão - 1 copo menos 1 dedo - 200 ml) - Maizena (amido de milho)
  • 2 copos (requeijão - cheios até a boca - 250 ml) - farinha de trigo
  • 1 colher ( sopa ) fermento em pó para bolo (cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, para evitar que seu bolo assando cresça e afunde no forno, asse seu bolo exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem)
  • 4 laranjas em pedaços
  • 1 colher ( sopa ) farinha de trigo (para polvilhar sobre os cubos de laranja)


Pilotando a Cozinha com Priscila:

Laranjas - São no mínimo 7 laranjas. Primeiro extraia as raspinhas da casca de 1 laranja inteira, reserve. Extraia o suco de 3 laranjas, vai medindo até obter 200 ml, reserve. Pelo menos 4 delas corte na tabua, tirando as cascas, tirando as sementes e cortando em cubos. Esses cubos coloque sobre uma peneira. Polvilhe sobre eles 1 colher ( sopa ) farinha de trigo, sacuda. O cubos ficarão com uma capinha melada, um tipo de mal encapado. Reserve.
Fôrma – Eu aconselho assadeira, refratário ou tabuleiro n.o 2 ( qualquer recipiente que caiba pelo menos 2,5 litros de capacidade interno ). Evite a fôrma de pudim, porque os cubos ficam todos acumulados lá no fundo. O resultado dele assado em outros recipientes é melhor. Sempre untado e polvilhado de farinha de trigo.

Massa de Bolo de Laranja – Primeiro bata as 3 claras em neve, acrescente 1 colher de sopa de açúcar ( retirado das 2 xícaras ). Transfira as claras para outra tigela e guarde na geladeira ( não mucharão e nem se formará aguinha por debaixo delas ). Na mesma tigela da batedeira suja de claras recomeçe fazendo uma gemada fofa e clarinha: 100 g de margarina (82%), 3 gemas e 2 xícaras ( chá ) de açúcar. Acrescente as raspinhas de casca de laranja. Vá alternando suco de laranja com colheradas de ingredientes secos peneirados. Desligue a batedeira. Manualmente agregue as claras batidas em neve. Despeje a massa na fôrma escolhida ( untada e polvilhada ). “ Só depois da massa colocada na forma, que com os dedos coloque os cubos, despejando perto da superfície. Eles afundam sozinho, por isso não jogue de longe. Leve ao forno preaquecido. Agora os cubos estão boiando na superfície, mas não se iluda. A maioria vai parar no fundo e alguns no meio. Asse por 35 a 40 minutos.


Essa é cara do Bolo de Laranja com Pedaços de Laranja assado, antes de desenformar. Aquele bolinho simples, que só fatiando o pessoal descobre que é diferente.






Site - Tabela de Preços

https://www.facebook.com/bolospriscila



Instagram @Priscila.Beneducci
                   
31 2564-5124  - 31  9 9689-2342 whatsapp
contato@bolospriscila.com.br     bolospriscila@hotmail.com

Comentários

Unknown disse…
Oi Priscila,
Desde que descobri o seu blog pelo Top Blog, tenho entrado aqui quase todos os dias.
Eu amo bolo de laraja (na realidade eu amo bolo, nas suas mais variadas formas) e resolvi reproduzir a sua receita.
Delícia....
Mas, gosto de dar os meus toques e na segunda vez, dei uma incrementada, pois uma das melhores combinações do mundo é chocolate e laranja.
Assim, quando terminei de bater a massa, acrescentei uma xícara de gotas de chocolate e segui a receita como você sugere.
Quando o bolo já estava assado, joguei um copo de suco de laranja (dos de requeijão) adoçado com 1 colher de sopa de açúcar bem cheia, desliguei o forno e deixei lá até esfriar.
Ficou divino, molhadinho do jeito que eu gosto e a mistura dos pedaços de laranja com o chocolate, huuuuuuuuuummmmmm!!!!
Vai virar clássico, lá em casa.
um beijo. Renata
Kellynha disse…
Priscila,

Adorei seu blog, tem muitas coisas interessantes, assim como o seu marido o meu ama bolo de laranja, e o seu me pareceu cair do céu, eu segui sua receita passa-a-passo, mas ficou horrível, foi para o lixo, a laranja ficou azeda demais(pera) a massa ficou pesada, o que será que fi de errado?
Abraços,
Kelly
visita disse…
Oi, Priscila. Peguei emprestado essa receita para colocar no meu blog. coloquei como fonte o seu link.
Um abraço
visita disse…
Oi, Priscila. Primeiramente quero agradecer essa receita maravilhosa do bolo de laranja. Desculpe se demorei para responder. Li sua mensagem e direcionei para outro email e nao consegui achar. Você é muito educada e atenciosa. Seu blog é ótimo. Depois que vi que mora pertinho daqui, nao é outro estado. Qdo vier em BH terei um imenso prazer de recebê-la em minha casa. Depois vou te passar umas receitas clássicas minha. Aquelas que faço pq é boa e dá certo e faz sucesso.
Se vc quiser que eu publique mais no meu blog, me escreva.
Um grande abraço.
Lili
Nilvia disse…
Priscila, antes de mais nada, adorei seu blog! Serei assídua! Adoro cozinhar e ontem eu estava planejando fazer um bolo de laranja diferente, quando encontrei sua receita adorável. Mas antes de executá-la, queria tirar uma dúvida. Sempre tive a impressão que a maisena deixa a massa mais densa e pesada e pensei em fazer com só farinha de trigo, mas como sem antes falar com a dona da receita?! Qual vantagem vc acha que tem adicionar a maisena? E o que aconteceria se eu a tirasse da receita? Obrigada pela atenção! Abraços. Nilvia
Unknown disse…
nossa PRISCIla!!! entrei no seu blog sem querer por um erro de digitação,mas não quero mais sair rssssss adorei vi que vc tem paixão mesmo pela culinária como eu também (pena que não possa me esbaldar nessas delicias,por motivos de saúde ,mas adoro fazer receitas para agradar as visitas!) vc está de parabéns porque além de receitas maravilhosas que vc nos passa explica tudo tão direitinho de um jeito que nunca vi ninguem fazer! parabéns e muito obrigada por todas as dicas ,agora vou ser que nem um carrapato grudada no seu blog rssss bjs.
Unknown disse…
cila que delicia esse bolo! Fez o maior sucesso na familia. Acharam até que tinha ABACAXI. Ficou fofissimo...Obrigada, v. é demais!
Fiz tbem o bolo de limão. Deu certissimo e muito elogiado por todos que experimentaram .Abraços, Suely
Camila disse…
Fiz a receita e foi um sucesso lá em casa! Muito boa! Bjos!