Visitantes:

"Bolinho de Chuva Doce Recheado de Banana"


Essa banana nanica no meio do bolinho de chuva é o tchan.


Muito bom de comer!




O Michel meu filho que curte muito este Bolinho de Chuva.
Se vai ser Bolinho de Chuva Doce, eu vou seca nesta receita.

A receita ensinada no programa Melhor da Tarde é grande demais para nós aqui em casa, então eu costumo fazer Meia Receita. Enche certinho 1 cestinha - dá tranquilo para 4 adultos tomarem café. Eu considero esta receita um substituto do Pão Doce comprado.

Bolinho de Chuva Doce Recheado de Banana
Meia Receita da Pri
( misture a massa crua com o garfo, para fritar use 2 colheres de sobremesa, uma babá de fazer, preparo vapt-vupt ):

  • 1 ovo inteiro
  • + 1 gema
  • 125 ml - 1/2 copo ( requeijão ) - leite integral
  • 1 tampinha de essencia de baunilha
  • 5 colheres ( sopa ) açúcar ( com 5 fica no ponto, se quiser mais docinho coloque 6 colheres )
  • 1 e 1/2 copo (requeijão ) - farinha de trigo
  • 1 colher ( chá ) fermento em pó para bolo
  • recheio - 3 bananas nanicas maduras ( cortada cada banana em 10 rodelas - vai gastar só 26 delas - vai sobrar 4 rodelinhas )
Fritura Sequinha da Pri:
  • óleo novinho para fritar
  • escorredor de inox com um prato embaixo + escumadeira
  • + papel toalha- para finalizar deixando os bolinhos bem sequinhos
Polvilhar Depois de Frito ( Opcional ):
  • açúcar refinado com canela
  • ou açúcar de confeiteiro com canela

Rendimento Testado pela Priscila:
  • Meia Receita Pri - Rende 26 bolinhos chuvas ( com 1 rodela de banana por bolinho que é praticamente apenas suja na massa, pouca massa crua por bolinho) ou 18 bolinhos de chuva sem recheio ( 1 colher de sopa mal cheia de massa ).
  • Receita Inteira - Rende 52 bolinhos de chuva recheado com banana ou 36 bolinhos de chuva sem recheio ( puro ).
Pilotando o Fogão com Priscila: Começe em escolher uma tigelinha ( pode ser de inox) pequenina de 500 ml de lateral altinha, fica mais fácil manipular com as rodelas de banana depois. Misture a massa com o garfo até ficar homogenea, a textura lembra uma cola de farinha. A massa é mais compacta que do bolinho de chuva da minha mãe. Já aviso esta massa demora um pouquinho para crescer no óleo quente. Cortei 1 banana nanica por vez. Trabalhei uma banana por vez na massa, só então eu descasco a próxima ( assim ela não escurece ). Cortei 1 banana em 10 rodelas. Como a minha banana estava bem madura, trabalhei 1 rodela por vez na massa para a rodela não se desmanchar. Virei 1 rodela só por vez, no canto da tigela, diversas vezes na massa, para a massa grudar nela. Dá para pingar no óleo com 1 colher só, como a massa é pegajosa fica presa na colher, claro que com o peso ela cai no óleo, só que faz esta fritura demorar um pouquinho +. A massa gruda bem na colher. O melhor jeito é empurar com outra colher ou empurrar com o dedão para dentro do óleo. A impressão que dá que é pouca massa crua grudada na rodela de banana, que a banana será frita fora da massa direto em contato com o óleo. Não se preocupe, essa pelicula de massa crua na banana dá certo , depois de frita, fica uma bolinha perfeita, com a banana escondida direitinho dentro na massa.

Não é um bolinho individual pequeno, demora um pouquinho para fritar ( não é uma pipoca como acontece com o Bolinho de Chuva da minha mãe Dona Selma ), no final da fritura, ele cresce muito. A baunilha só tem a função de perfumar a massa crua, exalando aquele cheirinho agradavel para quem está fazendo. No comendo, a baunilha praticamente desaparece, fica tão discreto o sabor e cheirinho de baunilha, que a maioria das pessoas que comem este bolinho, nem conseguem perceber que foi adicionada no preparo.



Fonte: Esta receita é do antigo programa feminino exibido as tardes na Tv Bandeirantes. O nome era " O Melhor da Tarde ", apresentado pela jornalista Leonor ( irmã do Faustão da Globo, que fez uma cirugia de redução de estomago ). Apresentaram a receita como Bolinho Chuva, só que era um Bolinho de Chuva Doce recheado de Banana.



Dica Leite ou Água ?

Leite - Apesar do leite hoje em dia mesmo integral, ser tão aguado, ele faz o bolinho de chuva crescer menos.
Água - O bolinho de chuva sempre cresce + no momento de fritar.
Qual é o Melhor? - É bem pessoal, nos bolinhos de chuvas salgados eu prefiro comendo os que foram preparados com água. Faz você com leite e outra vez com água, e decida a textura que vc prefere + comendo.



Site
https://www.facebook.com/bolospriscila

                  

Comentários